Morre o músico Florian Schneider, lenda da música eletrônica

Por - 07/05/20 às 08:49

Reprodução/YouTube

A gravadora Sony informou na quarta-feira (6) a morte de Florian Schneider, aos 73 anos. Ele ajudou a fundar o grupo alemão Kraftwerk, pioneiro da música eletrônica.

O músico de 73 anos tinha câncer e, segundo  jornal britânico The Guardian, morreu há uma semana, embora a informação só tenha sido revelada agora.

Schneider formou o Kraftwerk com Ralf Hutter em 1970. O grupo e projeto multimídia usava dispositivos caseiros e personalizados para criar batidas eletrônicas.

Inspiração para David Bowie

As experimentações da banda alemã inspiraram várias gerações de músicos de diferentes gêneros, incluindo o rock e o rap. David Bowie era um dos artistas que reconheciam a influência do Kraftwerk. O disco Heroes, lançado em 1977, destaca a faixa instrumental V-2 Schneider, em homenagem ao músico.

Schneider tocou vários instrumentos e lançou 10 álbuns de estúdio com o grupo, incluindo o aclamado Autobahn, de 1974. Ele deixou o Kraftwerk em 2008, depois de quatro décadas. Em 2014, o grupo ganhou um Grammy pelo conjunto da obra.

Famosos lamentam

Muitos artistas prestaram homenagem ao co-fundador dos Kraftwerk, através das redes sociais, entre elas outro pioneiro da música eletrônica, o francês Jean-Michel Jarre.

"Meu querido Florian, o Tour de France (tema dos Kraftwerk inspirado pela prova de ciclismo) nunca mais será o mesmo", escreveu.

Nick Rhodes, dos Duran Duran, lamentou a morte de Schneider e lembrou a primeira vez que ouviu o álbum Autobahn.

"Fiquei espantado por soar radicalmente diferente de tudo o que passava na rádio", escreveu.

Geoff Barrow, dos Portishead, também lamentou.

"Eles mudaram a música pra sempre. Descanse em paz"

"Mais um de meus heróis vai embora", disse Thomas Dolby

Nigel Godrich, produtor dos Radiohead, e Kid Congo Powers, ex-Bad Seeds, também homenagearam Florian Schneider.

---

Tags: