Natal: Como resistir à tentação das rabanadas? Veja receitas de famosos!
Por Flavia Cirino - 23/12/22 às 10:00 - Última Atualização: 22 dezembro 2022
Pra muita gente, Natal, além de todo o simbolismo religioso, os abraços, presentes e propósitos para o novo ano é sinônimo de “comilança”. Além dos tradicionais peru, leitão, arroz com lentilha, com passas, com isso, ou aquilo, a data é sinônimo de um item mais do que clássico, que “briga” de igual pra igual com o bacalhau: a rabanada.
Criada para evitar o desperdício e reaproveitar pães amanhecidos, alimento sagrado por representar o corpo de Cristo para os católicos, a origem da rabanada é atribuída à Portugal. Mas em todo o mundo é possível encontrar variações da iguaria, como o “eggy bread” na Inglaterra, a “french toast” nos EUA e o “pain perdu” na França.
Aqui no Brasil, o Nordeste é a região campeã do consumo. No Sudeste, quase todas as casa do Rio de Janeiro têm o cheirinho da canela no ar, de tanta rabanada que se consome.
Embora exista muita gente que não conheça, sequer tenha ouvido falar na guloseima – sim, existe e Jade Picon, por exemplo, contou à OFuxico que não sabia o que era – a guloseima é o doce mais consumido nessa época, ficado “atrás” do pudim de leite condensado, pavê de chocolate e torta alemã.
Leia +: Veja como foi o Natal de 2021 de alguns famosos
Palmirinha Onofre que o diga! A cozinheira e apresentadora de 91 anos conta que, nessa época, todos pedem suas receitas da iguaria. Ela aprendeu a fazer o doce ainda na infância, com a mãe e ainda hoje é pedido obrigatório até de seus bisnetos.
A rabanada da vó Palmirinha tem um diferencial: em vez de fazer a receita com leite condensado, sua mãe usava leite e açúcar: “Minha mãe batia o leite com açúcar até virar um creme. Fazíamos a rabanada com vinho também. Fica uma delícia”, contou.
RABANADA DA VÓ PALMIRINHA
Ingredientes
5 pães franceses amanhecidos
1 lata de leite condensado
4 ovos
1 xícara de vinho do Porto
2 xícaras de açúcar
1 colher (chá) de açúcar de baunilha
½ colher (sopa) de canela
Modo de Preparo
1 – Apare as extremidades dos pãezinhos e corte-os em fatias com cerca de 2 cm de espessura. Reserve.
2 – Na tigela da batedeira, coloque o leite condensado, os ovos e o vinho do Porto. Bata em velocidade alta por 3 minutos até ficar bem homogêneo.
3 – Despeje a mistura obtida numa vasilha e coloque, de pouco em pouco, as fatias de pão de molho até amolecerem levemente. Deixe-as escorrer em uma peneira.
4 – Em seguida, aqueça o óleo numa frigideira e, em fogo baixo, frite as rabanadas, dourando-as dos dois lados. Retire do fogo e escorra em papel-toalha.
5 – Polvilhe as rabanadas com uma mistura de açúcar, açúcar de baunilha e canela misturados previamente.
RABANADA O ANO INTEIRO
De tão apaixonado pelo doce, o ator e empresário Carlos Simões criou a Casa da Rabanada (@casadarabanada). Como o nome sugere, uma loja totalmente dedicada à guloseima, ou seja, dá pra ser feliz comendo rabanada não apenas em dezembro!
Leia +: Relembre a linda campanha de Natal que Gloria Menezes estrelou em 2021
Entre os clientes estão Toni Garrido, Monique Curi, Andreia Veiga, Rita Guedes, Ricardo Macchi, Bruno Padilha e Jorge Sá.
Carlos, que atuou em produções como “Dom” (Amazon), “Quanto Mais Vida Melhor”, “A Regra do Jogo”, “Porto dos Milagres”, entre outros, resolveu investir em rabanada gourmet. E vende como água, principalmente a de sabor doce de leite.
Para este ano, a estimativa é das melhores: “A previsão é de 30 mil unidades~, o que significa 3 mil pães, 1.627 litros de leite, 2.700 ovos, 1.740 litros de óleo de algodão, 360 kg de doce de leite e 180 kg de nutella”, descreveu ele à reportagem de OFuxico.
E completa: “eu e minha sócia, Isabelle Graniso, entendemos que a rabanada é um produto que pode ser consumido o ano inteiro e em diversas ocasiões, seja no café da manhã, tarde, sobremesas, eventos, coquetéis, acompanhadas de café, vinhos e até mesmo cervejas mais encorpadas”, diz ele, que vende a iguaria a partir de R$ 12.90, com opções da tradicional, doce de leite, goiabada com catupiry e nutella.
RABANADA É PARA OS FORTES!
Esqueça isso de que a rabanada é gordice. Ok, até é, mas se privar desse sabor por causa da vida fitness? Nem mesmo Dwayne “The Rock” Johnson! O ator marombadíssimo já mostrou pra quem quisesse ver a sua paixão por rabanada.
Em seu perfil no Instagram, o bonitão compartilhou uma foto com um prato gigante repleto da iguaria. Ele contou que “foi o presente de Natal que ele se permitiu”.
“Sim, esse lanchinho foi pra dentro às 23:45 de ontem. Oito pedaços de rabanada. Sentado no sofá como uma versão grande, marrom e tatuada do Jabba enquanto assista ‘O Despertar da Força’ mais uma vez”, escreveu o ator na legenda do registro.
Depois o ator se justificou: “Foi o meu presente de Natal para mim mesmo. Todos devem se lembrar da regra de ouro durante as festas de fim de ano, não se enganem, divirta-se!”. Junto com a legenda ele incluiu as hashtags #AForçaÉIntensa, #MinhasRabanadasTambémSãoIntensas e #PapaiDwayne.
SOBROU PANETONE? FAÇA RABANADA!
Outro apaixonado por rabanada é Cid Moreira. O jornalista e a mulher, Fátima, costumam fazer a iguaria com panetone. A receita leva ovos, mel, creme de leite, uva-passa que são misturados. Fatias de panetone são molhadas nessa mistura, antes de serem fritas com óleo de coco. Na hora de servir, finalize com achocolatado e canela.
Além do Natal, rabanada de panetone é uma pode ser preparado para a ceia de Réveillon e até mesmo no dia a dia.
RABANADA DO CID MOREIRA
Ingredientes
1 panetone de mais ou menos 400 gramas
1 xícara de creme de leite
4 ovos
Meia xícara de mel
1 xícara de óleo de coco
1 xícara de uvas-passas
Achocolatado a gosto
Canela a gosto
Modo de Preparo
1 – Corte o panetone em fatias grossas.
2 – Em uma vasilha, quebre 4 ovos e bata com um garfo
3 – Acrescente 1 xícara de creme de leite e continue batendo.
4 – Adicione meia xícara de mel e volte a bater.
5 – Acrescente uma xícara de uva passa e misture.
6 – Pegue as fatias de panetone e mergulhe na mistura de ovos. Retire rapidamente para não encharcar.
7 – Em uma frigideira, esquente uma xícara de óleo de coco e frite as rabanadas até ficarem douradas.
8 – Retire do fogo e finalize com achocolatado e canela em pó a gosto.
9 – Sirva em seguida.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino