Negritudes Globo: Gilberto Gil emociona em celebração histórica

Por - 16/05/2025 - 08:21

Gilberto Gil dança e canta no Festival Negritudes GloboGilberto Gil dança e canta no Festival Negritudes Globo - Foto: Globo/ Manoella Mello

O Festival Negritudes Globo 2025 transformou o Galpão da Cidadania, na Gamboa, na Região Portuária do Rio. Assim sendo, o evento se tornou o epicentro de celebração da cultura negra na quinta-feira, 15 de maio.

Sob comando de Thiago Oliveira, o evento atraiu cerca de duas mil pessoas para um dia repleto de música, debates e homenagens.

“É uma honra enorme estar à frente de um evento tão potente e necessário”, declarou Thiago. O apresentador do ´É de Casa’, destacando a importância do festival como espaço de representatividade e construção de futuro.

Grandes nomes e momentos marcantes

A programação contou com apresentações de artistas renomados como Alcione, Mumuzinho, MV Bill, Neguinho da Beija-Flor e Teresa Cristina. Painéis de discussão abordaram temas como fé, autoestima, carreira e amor, com participações de personalidades como Tony Tornado, Duda Santos, Isabel Fillardis, Erika Januza, entre outros.

O Palco Ubuntu ofereceu oficinas de tranças, penteados e turbantes, batalhas de rimas e apresentações culturais, incluindo a comissão de frente da Estação Primeira de Mangueira. Mentorias voltadas à liderança social também fizeram parte da programação.

Encerramento emocionante com Gilberto Gil

O ponto alto do Festival Negritudes Globo foi a mesa “Tempo Rei, Tempo Gil”, onde Gilberto Gil foi entrevistado por Maju Coutinho e Teresa Cristina. Na conversa, o baiano destacou o prazer de cantar com diferentes gerações.

“Sinto esse gosto profundo por essa capacidade que a música tem de se reproduzir de geração em geração”, ressaltou ele.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!        

Teresa Cristina expressou sua admiração por Gil, inclusive lembrando de uma live durante a pandemia. Na ocasião, ela ficou emocionada ao cantar com o artista. “O Gil é um gigante”, afirmou a cantora. A entrevista encerrou com a dupla interpretando “Uma estrela” e “Aquele abraço”, emocionando o público presente.

O Festival Negritudes Globo 2025 reafirmou seu compromisso com a valorização das narrativas negras no audiovisual, promovendo encontros significativos e celebrando a riqueza da cultura afro-brasileira.

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino