Nélida Piñon deixa acervo pessoal para o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro

Por - 20/06/22

Nélida Piñon deixa acervo pessoal para o Instituto Cervantes do Rio de JaneiroReprodução/Instagram@ nelidapinonoficial

Nélida Piñon, uma das maiores escritoras brasileiras contemporâneas, acaba de doar todo seu acervo pessoal para o Instituto Cervantes do Rio de Janeiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, desta segunda-feira, 20 de junho.

Leia+: Antônio Abujamra discute com Nélida Pinõn, no Provocações

De acordo com a publicação, a instituição ganhará uma biblioteca com o nome da escritora que passa a contar com os 7 mil volumes deixados por Nélida. São livros sobre temas variados, como balé, história da Idade Média, Machado de Assis, literatura clássica, religião, clássicos franceses e ingleses, ópera e biografias.

Muitos deles têm dedicatórias de amigos escritores como Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e Lygia Fagundes Telles, entre os brasileiros. Alguns volumes ainda dispõe de anotações da autora que tem uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e acaba de completar 85 anos.

Ainda de acordo com a publicação, foi criado um projeto para o tratamento documental e catalográfico, com apoio da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro (Redarte/RJ), que deve levar cerca de dois anos para ser implementado. Uma equipe de bibliotecários especialistas no tratamento de acervos pessoais vai trabalhar com esse material para que ele possa ser acessado mundialmente por meio da Rede de Bibliotecas do Cervantes. 

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---