Neta de Janete Clair e Dias Gomes estréia como novelista, na Record

Por - 24/05/06 às 18:50

Reprodução / Fotomontagem

Pelo sobrenome, não dá para negar o parentesco: Renata Dias Gomes é neta do célebre casal de novelistas Dias Gomes e Janete Clair que, por muitos anos, escreveram histórias de sucesso para canais já extintos e, principalmente, a Globo.

Aos 22 anos, a herdeira dos autores integra a equipe de colaboradores da autora Margareth Boury, que prepara para a Record um projeto que fala do universo jovem, intitulado E Aí? – mais uma tentativa da emissora paulista de se aproximar do formato de atrações da Globo, competindo com Malhação.

A emissora ainda não definiu a data de iniciar a produção, mas está buscando o fundamental para uma novela funcionar: uma boa história.

Renata brinca que a carreira que está começando a trilhar está no sangue. E, apesar de não ter tido muito contato com a obra de sua avó, que morreu meses antes dela nascer, acredita que não teria chegado onde está sem esse empurrão hereditário.

“Sou compulsiva por novelas. Até a minha filha Maiara, de dois anos, nascer, acompanhava todas, desde as exibidas no Vale a Pena Ver de Novo".

"Mas, demorei a tomar contato com a obra da minha avó, que só veio para a gente (os filhos Denise, Guilherme e Alfredo Dias Gomes, seu pai) depois que o meu avô morreu, em 1999. O contato se intensificou, por causa do documentário que pretendo fazer sobre ela”, conta a jovem, garantindo que Janete Clair não deixou novelas escritas com temática sobre jovens.

OFuxico contribui para início do encontro de Renata e autor da Record

Renata passou a integrar o time de E Aí?, que conta também com Cláudio Simões e Ana Maria Jansen, no mês de abril. E OFuxico tem sua parcela de contribuição.

Foi no site que ela leu uma matéria de Tiago Santiago, autor de Prova de Amor, dizendo que gostaria de conhecer a parte do acervo de sua avó, que pertence aos herdeiros e não à Globo, emissora onde Janete Clair brilhou por vários anos como a rainha do horário nobre.

“Fiquei com essa informação na cabeça e, quando fui fazer uma maratona de roteiros da Associação de Roteiristas, que o Tiago era um dos professores, falei com ele sobre a matéria e a vontade que tinha, desde pequena, de ser escritora de novela".

"Ele me disse que só voltará a escrever uma nova trama em 2007, mas pediu que eu lhe enviasse algum material. Mandei um texto, que na verdade era um roteiro de cinema, em que os personagens condutores da história são jovens. Mas, não sabia que a Record e a Margareth estavam em negociação sobre esse projeto que agora estou contratada”.

A neta de Janete e Dias Gomes, que é formada em Cinema, só teve retorno de Tiago bastante tempo depois.

“Ele encaminhou para a Margareth, que me quis na sua equipe. Por enquanto, como E Aí? só deve começar a ser produzida depois da Copa do Mundo, eu e Ana Maria, que chegamos por último, ainda estamos tendo pouco trabalho. Ainda está tudo muito calmo".

"Fazemos reuniões com a autora principal e o Cláudio Simões, que nos falam sobre os rumos da história e  nos pedem para escrever o capítulo inteiro, porque estão com tempo de supervisionar e mudar o que for necessário. Mas, acredito que, quando estrear, nós colaboradoras vamos receber deles as idéias para desenvolver esse ou aquele gancho. É assim que funciona, quando um autor trabalha em equipe”. 

Detalhes do projeto em segredo

Renata não conta nada além do que vem sendo publicado sobre o projeto, que vai inaugurar o terceiro horário de novelas da Record e, certamente, para competir com Malhação. Diz apenas que a vida dos personagens de E Aí? terá como pano de fundo uma faculdade.

“Fui universitária, já passei por essa história. E como tenho apenas 22 anos, acredito que escrever sobre um universo que foi ou é muito próximo ao meu, só me trará facilidades. Obviamente existem diferenças, até porque hoje eu sou mãe”.

Roteiro apresentado a Tiago

A colaboradora de E Aí? conta que o roteiro que havia preparado inicialmente, com a idéia de transformá-lo em um filme, e que acabou apresentando a Tiago Santiago, embora não tenha sido escolhido por enquanto, conta a história de três tribos, apresentando uma personagem, de nome Mariana, que transita por todas elas.

Renata sintetiza a história que escreveu da seguinte maneira:

“A primeira tribo é formada por jovens que freqüentam raves, moldam o comportamento dentro dos padrões internacionais, enfim, gostam da cultura estrangeira. Mas, é apenas um relato, nada de críticas. A personagem Mariana, depois de sair de uma dessas festas em que rolou sexo, droga e música eletrônica, acorda na casa de um cara, sem saber como isso aconteceu".

"A segunda tribo mostra os pais de Mariana, que foram guerrilheiros e hoje são caretas e, por isso, morrem de medo que a filha se envolva com política. E a terceira é uma galera que gosta de MPB, da cultura nacional, dessa mistura da raça e de religiões que tanto caracterizam a nossa sociedade". 

"A Mariana se apaixona por um garoto dessa tribo. Mas, esses meus personagens não têm nada a ver com a novela que vou ajudar a escrever para a Record”, deixa escapar Renata.        
      

---


×