Órfãos da Terra: Thelma Guedes e Duca Rachid contam a história da nova novela

Por - 01/04/19 às 08:10

Divulgação/Órfãos da Terra/TV Globo/Paulo Belote

Thelma Guedes e Duca Rachid são as autoras de Órfãos da Terra, novela que chega à Globo, na faixa das 18h, na terça-feira (2).

Saiba mais sobre elas!

Paulista, nascida em Mogi das Cruzes, São Paulo, Duca Rachid estreou na TV Globo como colaboradora de Walcyr Carrasco, em O Cravo e a Rosa (2000) e A Padroeira (2001). Em 2005, assinou a temporada de Sítio do Picapau Amarelo, ao lado de Julio Fischer e Alessandro Marson. Iniciou a bem-sucedida parceria com Thelma Guedes, em 2006, com a novela das seis, O Profeta. As duas assinaram juntas, na sequência, as novelas Cama de Gato (2008), Cordel Encantado (2011) e Joia Rara (2013), vencedora do Emmy Internacional de Melhor Telenovela. Em 2016, Duca supervisionou Manuela Dias na minissérie Ligações Perigosas. 

Antes de formar dupla com Duca, a carioca Thelma Guedes lançou seu primeiro livro de contos, Cidadela Ardente, em 1997, e, ao mesmo tempo, fez a Oficina de Autores da Globo. Foi roteirista do programa Angel Mix (1999) e trabalhou como colaboradora na novela Vila Madalena (1999), de Walther Negrão, logo após A Turma do Didi. Em 2002, iniciou uma parceira longa com Walcyr Carrasco, de quem foi colaborada em O Sítio do Picapau Amarelo, Esperança (2002), Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea (2005). 

Elas contam como surgiu a inspiração para construir a história de Órfãos da Terra

“Houve um período em que, a todo momento, chegava uma notícia, uma imagem, uma reportagem nova sobre o conflito no Oriente Médio, e isso nos tocou bastante. Eu sou filha de nordestinos – meus pais vieram para o Sudeste para fugir da seca do Nordeste. Eles também se sentiam como refugiados. Estamos fazendo uma novela amorosa, humana. É um novelão, com vilão, tramas se desenrolando, e, nesse contexto, tem a questão do refúgio”, disse Thelma.. 

“A gente ficou muito sensibilizada com as histórias que vinham não só da Síria, como da África. Também pelo fato de sermos descendentes de imigrantes. Meu avô era libanês. Minha avó veio de Portugal. Minha família é metade árabe, metade portuguesa. Ao pesquisar sobre esse assunto, tivemos contato com histórias de pessoas de vários lugares, ouvimos relatos impactantes, e isso foi nos comovendo muito. A gente foi pensando em como contar essa história do ponto de vista do folhetim, da influência cultural e da história de superação dessas pessoas, que é muito bonita. Órfãos da Terra é uma novela com uma grande trama de amor e que se desenrola nesse contexto, que é bem atual”, pontuou Duca. 

---

Tags: