Quando a tevê ajuda a resolver problemas

Por - 03/04/06 às 18:00

Reprodução

Engana-se quem pensa que a febre dos reality shows limita-se a formatos mais populares, como Big Brother, No Limite e semelhantes.

Além dos já tradicionais programas em estilo confinamento, outros formatos começam a ganhar mais espaço em programas de variedades, onde o telecpectador tem oportunidades de resolver todo tipo de “problema” de seu cotidiano. Assim acontece com As Patrícias, do Domingo Legal (SBT), onde duas especialistas em moda atacam de personal stilist de pessoas normais, geralmente sem condições de bancar o serviço com seus próprios bolsos.

Também é o caso de Lata-Velha, do Caldeirão do Huck (Globo), onde pessoas apaixonadas por seus carros conseguem uma reforma geral com direito à pintura e acessórios personalizados. Ainda de olho no filão automobilístico, mas com apelo mais popular, Bati meu carro, e agora?, do Domingo Legal, foi lançado com a proposta de resolver o problema de quem não tem seguro ou dinheiro para consertar um automóvel, depois de uma trombada.  

Enfim, os sonhos e aspirações sempre falam mais alto, até na hora de ligar a tevê e escolher o que assistir. Prova disso é o sucesso de quadros como De Volta pra Minha Terra e Sonho Legal, também do Domingo Legal.  

O primeiro resolve o drama de pessoas que deixaram sua terra natal, na ilusão de ganhar a vida na cidade grande, e nunca mais conseguiram dinheiro para voltar; o segundo banca uma reforma da casa dos participantes, com direito à mobília nova.

Já numa praia mais de entretenimento, o Domingão do Faustão lançou Dança dos Famosos, onde globais mostram suas habilidades como dançarinos. De olho no formato, Silvio Santos viajou para o exterior e comprou o formato de  Dancing With the Stars, criado pela tevê britânica BBC.

Enfim, a moral dessa história parece ser uma só: cada vez mais a televisão entra na casa das pessoas, como uma luz no fim do túnel. Divertimentos à parte, todos querem apelar para os poderosos da mídia, na tentativa de realizar seus sonhos ou necessidades. E, num país como o Brasil, certamente as atrações com propostas de ajudar gente que precisa estarão na frente da diversão pura e simples.

Funilaria e pintura

De olho em um público mais específico, programas como Caldeirão do Huck resolveram apostar em novos filões. Luciano Huck aposta na paixão pelos carros e, seguindo a trilha de formatos importados, lançou o quadro Lata-Velha, que conserta e personaliza os possantes de seus donos.

Na verdade, o veículo, nesse caso, entra como moeda de consignação, pois o participante precisa vencer algum desafio para ter seu carro de volta, totalmente reformado e personalizado. E o quadro de Huck foi inspirado em outro reality,  Pimp My Ride, comandado pelo rapper Xzibit, na MTV.

Outros programas focados em carros e afins são: Rides, no qual o participante ganha de presente uma visita às fábricas de automóveis, onde pode conhecer carros de famosos; já o American Chopper tem como alvo os amantes de motos incrementadas, e mostra na telinha os bastidores da oficina de motos mais descolada dos Estados Unidos.

O Quadro Lata-Velha, do Caldeirão do Luciano Huck, foi inspirado em atrações como Pimp My Ride. O candidato, que participa do quadro e recebe seu carro todo restaurado e transformado, deverá cumprir uma tarefa, geralmente um mico, determinada pela produção do programa.

Bati meu carro, e agora? foi lançado no último dia 2,  pelo Domingo Legal, programa apresentado por Gugu Liberato no SBT. Neste quadro, a proposta é dar uma ajuda às pessoas que bateram seus carros e agora se vêem perdidas, sem saber como reparar o prejuízo e consertar o carro.

Reformando tudo

Formatos mais sofisticados, populares somente na tevê a cabo, prometem solucionar problemas mais domésticos. Conheça alguns:

Extreme Makeover Home Edition/ Reconstrução Total (People&Arts)
Um dos dez programas mais assistidos da televisão norte-americana, ganhador do Prêmio Emmy (o Oscar do mercado televisivo), como melhor reality show da tevê.

Extreme Makeover: Reconstrução Total é um programa de tevê que remodela casas de uma forma radical, muitas vezes partindo da demolição de suas estruturas anteriores, para alegria de seus moradores.

As famílias eleitas para essa “transformação” chegam ao programa, em sua maioria por meio de familiares ou vizinhos, que as indicam por acharem que elas merecem ganhar esse presente.

O programa foi inspirado no bem-sucedido Extreme Makeover, sobre  transformação de rostos e corpos, que iniciou a era dos reality shows protagonizados por cirurgiões plásticos. Mas, o que há de mais memorável em Extreme Makeover: Reconstrução Total é a transformação concreta da vida das pessoas tocadas pela varinha mágica dos designers.

Esquadrão da Moda (People & Arts)

Elas transformam as roupas e a aparência física de pessoas comuns, dando-lhes um toque mais chique e glamouroso. Woodall e Constantine são especialistas no assunto, e não limitam seu trabalho a pessoas com padrões físicos invejáveis. Gordinhos, baixinhos, magricelas também têm vez nesse programa.

O Aprendiz (People & Arts e Record)
O grande prêmio é uma colocação em alguma grande empresa. A série foi criada por Mark Burnett, o mesmo que bolou Survivor. Nela, 16 jovens disputam entre si, para conseguir uma ótima colocação em uma empresa de prestígio. No Brasil, entrará na segunda temporada.

O Grande Perdedor /The Biggest Loser:
Um grupo de gordinhos disputa quem consegue perder mais peso. No Brasil, foi transmitido pelo SBT.

Um grupo de gordinhos disputa quem consegue perder mais peso. No Brasil, foi transmitido pelo SBT.

 

Todos os e-mails do Domingo Legal:

Super Game RBD   – supergamerbd@ofuxico.com.br
 
Gata da Internet – gatadainternet@ofuxico.com.br

Produção do programa: domingolegal@ofuxico.com.br

Bati meu carro, e agora? – batimeucarro@ofuxico.com.br

Atenção: Não envie mensagens duplicadas para todos os e-mails, pois isso fará com que seu endereço seja bloqueado.

 

 

Gugu conserta carro, depois de trombada

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.