R. Kelly é condenado a 30 anos de prisão por crimes sexuais

Por - 30/06/22

R. Kelly encostado na parede, de camisa socialR. Kelly não conseguiu provar inocência - Foto: Gabinete do Xerife do Condado de Cook/Divulgação

Robert Sylvester Kelly, o cantor R. Kelly foi condenado na quarta-feira, 29 de junho, a 30 anos de prisão. Ele é acusado de liderar por décadas uma rede tráfico e abuso sexual, inclusive usando a fama para fazer vítimas com fins sexuais. O júri formado por cinco mulheres e sete homens o considerou culpado. A defesa do músico pediu que a pena não ultrapasse 17 anos.

O artista já havia sido considerado culpado em setembro do ano passado por crimes de extorsão e tráfico sexual. Ao determinar, agora, a pena, a juíza Ann Donnelly afirmou que o cantor de 55 anos mostrou “indiferença ao sofrimento humano”.

De acordo com a acusação, R. Kelly comandava um esquema ilegal envolvendo empresários, seguranças e outras pessoas que recrutavam mulheres e meninas para ele fazer sexo e produzir pornografia.

Para os promotores, a equipe do artista de 55 anos o apoiava ou fingia que não via os comportamentos criminosos do músico. Em documento, a promotoria afirmou que os atos do cantor eram insolentes, manipuladores, controladores e coercitivos.

“Uma longa pena de prisão impedirá outros – ricos, famosos e com excesso de poder, com aquele concedido pelo seu status – de cometer este tipo de crime”, escreveram os promotores.

Uma mulher que usou o pseudônimo Addie relatou no tribunal que foi estuprada por R. Kelly nos bastidores de um show em Miami após ela e uma amiga serem abordardadas por dois homens “que pareciam seguranças” e as convidaram para visitar o camarim.

REI DO R&B

Nos anos 2000, R. Kelly chegou a ser considerado como o Rei do R&B. Em sua carreira, ele vendeu 75 milhões de discos após o sucesso de hits como “I Believe I Can Fly” e “Ignition”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino