Rafael Cardoso passa por cirurgia cardíaca para implantar desfibrilador
Por Redação - 03/06/21 às 15:45
Rafael Cardoso precisou ser submetido a uma cirurgia de colocação de desfibrilador cardíaco nesta quinta-feira (3). O ator, que sofre de miocardiopatia hipertrófica congênita, apresentou uma fibrose no músculo cardíaco que dava a possibilidade de morte súbita, um dos riscos da doença.
A influencer Mariana Bridi, esposa de Rafael Cardoso, contou sobre a cirurgia nas redes sociais.
"Rafa passou por uma cirurgia para implantar um desfibrilador cardíaco. Ele tem uma miocardiopatia hipertrófica congênita, com a qual conviveu até agora sem problemas. No último mês descobriu que essa condição levou a uma fibrose no músculo cardíaco que o colocou no grupo de risco de morte súbita. É isso que o desfibrilador evita”, explicou.
“Agradeço ao Dr. Fabrício Braga, que o diagnosticou, e ao cirurgião Dr. Eduardo Saad e equipe, que hoje implantaram o desfibrilador, e à equipe do Hospital Copa Star pelo cuidado e carinho. A cirurgia foi rápida, ele está se sentindo muito bem e amanhã mesmo já voltamos para casa!", disse Mariana, agradecendo à equipe médica.
Rafael Cardoso também não deixou de falar do assunto nas redes sociais e tranquilizou os fãs e seguidores.
"Amigos, passei hoje por uma cirurgia para implantar um desfibrilador cardíaco. Tenho uma miocardiopatia hipertrófica congênita, com a qual convivi até agora sem problemas. No último mês descobri que essa condição levou a uma fibrose no músculo cardíaco que me põe no grupo de risco de morte súbita. É isso que o desfibrilador evita. Agradeço ao Dr. Fabrício Braga, que me diagnosticou, e ao cirurgião Dr. Eduardo Saad e equipe, que hoje implantaram o desfibrilador, e à equipe do Hospital Copa Star pelo cuidado e carinho. A cirurgia foi rápida, estou me sentindo muito bem e amanhã mesmo já volto para casa", escreveu.
A doença
A cardiomiopatia hipertrófica é um tipo comum de doença cardíaca de origem genética. Ela se caracteriza pelo engrossamento do músculo do coração (miocárdio), fazendo com que seja mais difícil para o coração bombear o sangue.
Muitas vezes a cardiomiopatia hipertrófica não é diagnosticada, uma vez que muitas pessoas apresentam poucos ou nenhum sintoma. Felizmente, a maior parte das pessoas com a doença vivem normalmente, não ocasionando problemas significativos.
Fatores de risco
A cardiomiopatia hipertrófica é uma condição passada geneticamente pelos pais. Estima-se que 50% dos filhos de pessoas com a doença também a desenvolvam. Então, parentes próximos (pais, filhos e irmãos) de pessoas diagnosticadas com cardiomiopatia hipertrófica devem procurar um cardiologista para checar a possibilidade de também ter a doença.
Sintomas
Os sintomas de cardiomiopatia hipertrófica podem incluir: Respiração curta durante a prática de exercícios; dores no peito; desmaios; fadiga; sensação de batimento cardíaco acelerado e sopro, que o médico detectará quando auscultar o batimento cardíaco.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.