Regina Duarte comemora 50 anos de carreira com peça, exposição e filme

Por - 25/06/12 às 18:35

Divulgação/TV Globo

Aos 65 anos, Regina Duarte deu início às comemorações dos seus 50 anos de carreira. Nesta quinta-feira (28), ela estreia a peça Raimunda Raimunda, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, ela disse que o espetáculo é “um resumo da minha trajetória artística”, marcada por seus personagens clássicos como a determinada Maria do Carmo, de Rainha da Sucata, a viúva Porcina, de Roque Santeiro, a histérica Clô Hayalla, de O Astro.

Eleita Namoradinha do Brasil devido ao  sucesso da novela Minha Doce Namorada, de 1971, a atriz carregou esse título durante anos até mudar radicalmente sua imagem em 1979, como seriado Malu Mulher, no qual interpretava uma desquitada. Ao jornal, ela comentou essa mudança de curso em sua carreira. “Foi uma grande sacada do Boni (o então vice-presidente de coordenação estratégica da Globo, José Bonifácio Sobrinho) e do (diretor) Daniel Filho, que observaram triplicar o número de desquites no Brasil naquela época. Surgia uma nova mulher”, analisou.

As comemorações vão prosseguir em agosto, com uma exposição de fotos e imagens no Centro Cultural Correios, também no Rio, e o lançamento de um livro biográfico. Tanto a peça como a exposição chegam a São Paulo no segundo semestre. A mostra ficará no Liceu de Artes e Ofícios.

A atriz começou sua vida artística, na fase amadora, aos 14 anos, quando interpretou o Palhaço de O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Profissionalmente, sua carreira iniciou em 1965, tanto na TV Excelsior, na novela A Deusa Vencida, de Ivani Ribeiro, como no teatro, na montagem de A Megera Domada, de Shakespeare, sob direção de Antunes Filho.

“Nunca planejei nada, mas sempre agarrei tudo furiosamente”, confessou Regina ao jornal.

Recém-separada, a atriz também falou que vai estar no cinema. Ela acabou de filmar, em sete dias, o longa de baixo orçamento de Rafael Primot com o título sugestivo Gata Velha Ainda Mia.

---