Relembre a polêmica briga entre Zé Celso e Silvio Santos
Por Luigi Civalli - 06/07/23 às 14:30
Uma longa batalha de mais de 40 anos. É assim que podemos dizer que foi a batalha judicial entre o falecido ator, diretor e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, que tinha 86 anos, e o apresentador e dono do SBT, Silvio Santos, de 92 anos.
A disputa girava em torno do terreno onde o Teatro Oficina está localizado, na cidade de São Paulo. O teatro foi fundado em 1958, e oficialmente tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) no ano de 1981.
A briga judicial entre eles era que, do lado de Zé Celso, o diretor e dramaturgo queria dar continuidade no projeto de Lina Bo Bardi, e queria construir um parque cultural público ao redor do teatro.
Já do lado de Silvio Santos, o empresário é dono do terreno nas proximidades do teatro, localizado no bairro do Bixiga, e tinha planos de construir um edifício para o Grupo Silvio Santos na área.
Por conta do imbróglio, Zé Celso levou o caso à Justiça, argumentando que o empreendimento prejudicaria o Teatro Oficina e, desde os anos 80, a disputa está na Justiça sem um veredicto.
Há oito anos, em agosto de 2017, quase houve um acordo. Silvio Santos, José Celso Martinez, o então prefeito de São Paulo na época, João Dória, e o vereador Eduardo Suplicy tentaram encontrar o consenso. Porém, o Teatro Oficina divulgou imagens do encontro e o dono do SBT se irritou, preferindo resolver tudo na Justiça e sem intermédio de terceiros.
Desde o encontro, Silvio Santos conseguiu reverter a decisão do Condephaat sobre a proibição de construir no terreno, e o imbróglio seguiu em disputa na Justiça.
PRESENTE DE GREGO
No dia em que se casou com Marcelo Drummond, no dia 6 de junho deste ano, eles receberam um Ipê de presente de Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, que ele plantaria no terreno ao lado do teatro. Porém, o local é alvo de uma disputa judicial desde os anos 80 entre Zé Celso e Silvio Santos e o dono do SBT até mandou uma intimação para o dramaturgo no dia do casamento.
De acordo com informações da coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, a empresa Residencial Bela Vista, do qual o Grupo Silvio Santos é proprietário, entrou com um pedido de liminar para impedir qualquer tipo de ação no terreno e determinou uma multa de R$ 200 mil no caso do descumprimento.
Zé Celso contou que não se surpreendeu com o ocorrido e lamentou a falta de generosidade de Silvio Santos nesta situação.
“É a vida como ela é. Vivemos no capitalismo. É muito mais fácil fazer o que eles fizeram do que ter uma atitude de grandeza e generosidade e doar o terreno”.
Vale ressaltar que, ironicamente ou não, Silvio Santos foi convidado para o casamento.
No início da tarde desta quinta-feira, 6 de julho, o SBT emitiu comunicado a respeito da morte de Zé Celso. A emissora lamentou o ocorrido.
SBT LAMENTA
“O SBT expressa profundo pesar pelo falecimento de José Celso Martinez, sem dúvida, um dos mais importantes nomes da dramaturgia brasileira. Martinez deixou uma marca ímpar no teatro nacional. Neste momento de tristeza, a emissora deseja transmitir suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos do diretor”, diz.
Zé Celso morreu após ser internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, com queimaduras em 53% do corpo, causadas por um incêndio em seu apartamento no bairro do Paraíso, Zona Sul da capital paulista, causado por uma falha no aquecedor da residência.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais