Relembre quais novelas bombaram às 19h nos anos 90!

Por - 03/02/19 às 08:00

Nelson Di Rago/TV Globo

A novela Verão 90 já chegou com tudo nas telinhas da Globo no horário das 19h. Trazendo uma temática que nos remete a nostalgia, já que mostra vários lugares, utensílios, automóveis e muito mais coisas da época.

Porém, o OFuxico resolveu ir além e quis mostrar a vocês, quais as tramas, que neste mesmo horário das 19h, fizeram muito sucesso nos anos 90, tema da atual novela.

Confira!

Vamp (1991/92)

Vamp

Vamp contava a história de Armação dos Anjos, cidade fictícia localizada no litoral do Rio de Janeiro e que tinha vampiros entre os seus habitantes.

Personagens marcantes como Vladimir Polanski (Ney Latorraca) e a cantora Natasha (Cláudia Ohana) são lembrados até o hoje pelo público, tanto que a produção já foi reprisada inúmeras vezes e virou musical no teatro.

Deus nos Acuda (1992/93)

Deus Nos Acuda

A novela, escrita por Silvio de Abreu, contou com Glória Menezes, Francisco Cuoco, Dercy Gonçalves, Jorge Dória, Paula Manga, Edson Celulari, Cláudia Raia e Marieta Severo nos papéis principais da história.

Tratava-se de uma trama que satirizava a corrupção no Brasil. O país era protegido por uma anja nada convencional, interpretada por nada menos que Dercy Gonçalves

O Mapa da Mina (1993)

O Mapa da Mina

Em O Mapa da Mina, uma quadrilha rouba dez milhões de dólares em diamantes. Um dos ladrões, Rodolfo, interpretado por Mauro Mendonça, toma o rumo da Argentina. Já Ivo, interpretado por Paulo José, vai para São Paulo, escondendo o produto do roubo, só que é preso.

Oito anos depois, ao sair da cadeia, é atropelado e morre, mas, antes disso, ainda tem tempo de dizer ao filho, Rodrigo (Cássio Gabus Mendes), que ele tinha mandado fazer um mapa nas costas de uma menina, Elisa (Carla Marins), que mostrasse a localização dos diamantes, tendo até tido o cuidado de mandar fotografar a garota.

Porém, a tarefa não seria nada fácil, já que Elisa era noviça e estava prestes a fazer os votos perpétuos.

A Viagem (1994)

A Viagem

A Viagem contou a história de Alexandra (Guilherme Fontes), irmão de Diná (Christiane Torloni) que se mata na cadeia e decide voltar para se vingar de quem ele acredita ter lhe prejudicado.

A trama espírita caiu nas graças do público, que se rendeu ao tema e que acompanhava com grande expectativa quais seriam os próximos passos do vilão.

Quatro por Quatro (1994/95)

Quatro por Quatro

Com ritmo dinâmico e texto descontraído, a trama apresentava conflitos amorosos repletos de separações, reconciliações e tramoias. Quatro carros dirigidos por mulheres descontroladas se chocam no caótico trânsito do Rio de Janeiro. Assim se dá o encontro entre a dondoca Abigail (Betty Lago), a dona de casa Auxiliadora (Elizabeth Savala), a tímida secretária Tatiana (Cristiana Oliveira) e a manicure Babalu (Letícia Spiller). Elas acabam presas na mesma cela e bastam alguns minutos para que descubram que, naquele mesmo dia, todas haviam perdido o homem amado. Uma por todas, todas por uma, elas decidem se unir em um projeto de vingança contra seus algozes, desejando a eles a mesma dor que sentiam. Os alvos são Gustavo (Marcos Paulo), Alcebíades (Tato Gabus Mendes), Fortunato (Diogo Vilela) e Raí (Marcello Novaes), par de cada uma, respectivamente.

A trama também ficou bastante na memória do público, pois formou tirou o casal Babalu e Raí da ficção para a vida real, já que Marcello Novaes e Letícia Spiller chegaram a se casar após a trama.

Cara e Coroa (1995/96)

Cara e Coroa

A trama central da novela tem início com o inusitado encontro das sósias Fernanda e Vivi (ambas interpretadas por Christiane Torloni), que se conhecem em uma prisão.  

Dividindo a mesma cela, Fernanda e Vivi se assustam com sua semelhança física, mas a convivência das duas é curta. Um dia antes de ser liberada, Fernanda sofre um derrame. Segundo os médicos, sua recuperação será lenta ou até impossível.

Com isso, Vivi acaba sendo usada pela família de Fernanda, que só pensa em ganhar dinheiro. Mas ela acaba sofrendo muito por ter que estar na pele de alguém que nada se parece com seu jeito de ser.

Salsa e Merengue (1996/97)

Salsa e Merengue

Bárbara (Rosamaria Murtinho) dá luz a um filho morto, mas não chega a saber da notícia, tendo seu filho trocado pelo seu marido, Guilherme (Walmor Chagas) por um bebê que acabou de nascer de uma mãe muito pobre, que não tem condições de criar o filho.

Trinta anos depois, Eugênio (Marcello Antony) sofre de uma contaminação por mercúrio, desenvolvendo leucemia e precisando de um transplante de medula urgente. Mas o transplante só pode ser feito por um parente consanguíneo. Sabendo que o filho corria risco de vida, Guilherme decide contar a verdade à Barbara e, depois de tudo esclarecido, eles começam a busca por Anabel (Arlete Salles), a mãe verdadeira de Eugênio.

Zazá (1997/98)

Zazá

Mesclando fatos históricos e fantasia, Lauro César Muniz concebeu Marisa Dumont (Fernanda Montenegro), a Zazá, uma milionária excêntrica, extrovertida e com grande poder de liderança. A trama tem início no verão de 1994, em Paris, na França. Zazá sobrevoa a Torre Eiffel em uma réplica perfeita do 14 Bis, avião inventado por Santos Dumont, pai da aviação e de Zazá.

Em um de seus vôos, Zazá vê nuvens em formato de anjos e tem uma ideia: encontrar um anjo da guarda para proteger cada um de seus filhos. É a forma de ajudar sua ninhada, composta de sete herdeiros, cujas iniciais formam a escala musical – Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. 

No meio dos problemas familiares, Zazá se esforça ao longo de toda a trama para provar sua sanidade mental e fazer com que seu projeto do avião atômico, o BR-15, saia do papel.

Corpo Dourado (1998)

Corpo Dourado

A trama acompanha histórias vividas por jovens durante as férias de verão. Uma das pessoas é Selena (Cristiana Oliveira), uma jovem romântica vaqueira que, apesar dos seus sonhos, é uma mulher forte e bruta.

Ela é disputada por dois jovens, o fazendeiro Jorginho (Gerson Brenner) e pelo jovem empresário Arturzinho (Marcos Winter), mas é por Chico (Humberto Martins), que é delegado da fictícia cidade de Marimbá, na Praia dos Amores, onde se passa a história, que ela se apaixona.

Meu Bem Querer (1998/99)

Meu Bem Querer

Autor destacava, com doses de romance, humor e fantasia, os pitorescos personagens da fictícia São Tomás de Trás, uma cidadezinha no Ceará. A cidade foi fundada depois que o vilarejo original, São Tomás da Beira, sucumbiu a um maremoto. Os sobreviventes da catástrofe construíram outra cidade, desta vez, bem longe das águas, atrás das imensas dunas de areia da região. A espinha dorsal da trama é o conflito amoroso envolvendo quatro jovens que se conhecem desde crianças.

Antônio Mourão (Murilo Benício), um órfão criado pelo padre Ovídio (Cláudio Corrêa e Castro), Rebeca (Alessandra Negrini), uma das filhas do seu padrinho, o pastor protestante Bilac (Mauro Mendonça), Lívia (Flávia Alessandra), a filha mais nova do pastor Bilac e Juliano (Leonardo Brício), um pupilo preparado por Bilac desde criança para dar continuidade ao seu trabalho na igreja e à sua família.

Andando nas Nuvens (1999)

Marco Nanini

Comédia romântica ambientada no Rio de Janeiro, Andando nas Nuvens conta as aventuras de Otávio Montana (Marco Nanini), um homem sem memória que luta para redescobrir o passado ao mesmo tempo em que tem de aprender a viver no presente.

Tags: ,

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.