Renata Capucci detalha sintomas do Parkinson: “Enrijecimento nos dedos”

Por - 28/06/22 às 15:40

Renata Capucci detalha sintomas do Parkinson: "Enrijecimento nos dedos"Reprodução/Instagram@renatacapucciofficial

Renata Capucci revelou durante o podcast “Isso É Fantástico” que vive com Parkinson há quatro anos. Nesta terça-feira, 28 de junho, a jornalista de 49 anos concedeu um depoimento exclusivo ao jornal O Globo em que detalha mais sobre a doença e os sintomas que vem sentindo desde que recebeu o diagnóstico. Confira os principais trechos.

Leia+: Internado há três meses, Chiquinho Scarpa está sem comer e nem beber

Reprodução/Instagram@renatacapucciofficial

“Meus sintomas começaram muito leves. Um enrijecimento nos dedos do pé e, quando andava, as pessoas me diziam que eu estava mancando, mas depois entendi que na verdade a minha perna esquerda fazia movimentos mais lentos do que a direita e dava a percepção de que eu estava mancando”, contou.

“Algo interessante na minha doença é isso: os sintomas são apenas no lado esquerdo. Comecei a tratar com fisioterapia e osteopatia, acreditei que poderia ser um encurtamento da perna, ou algo assim, nada muito grave. Em outubro de 2021, surgiu a oportunidade de fazer o “PopStar na Globo”, programa em que eu cantava ao vivo. Foi um momento maravilhoso, divertido e desafiador na minha vida. Antes do sexto programa, estava em casa assistindo televisão com meu marido, quando meu braço se levantou rígido involuntariamente. Mostrei ao meu marido e ele depois me confidenciou imaginar que seria algo até pior, mais grave”, acrescentou.

Reprodução/Instagram@renatacapucciofficial

“Após o sexto programa, ele me levou até um hospital onde tinha emergência neurológica para fazer um exame clínico com um neurologista. O médico pediu para eu fazer uma ressonância magnética da cabeça e das divisões da coluna vertebral — cervical, torácica, lombar, sacral e coccígea — só para descartar qualquer outro tipo de doença. Quando saí da ressonância a médica disse: “você está com a doença de Parkinson”. Ali o mundo caiu na minha cabeça”, escreveu.

“Demorei para absorver o que aquilo significava. Chorava muito no começo, fiquei extremamente abalada. Claro, tive o apoio da minha família e foi essencial para o meu fortalecimento. No início pouquíssimas pessoas ficaram sabendo, apenas as muito próximas e de extrema confiança. Porque você fica muito confusa. Eu pensei que morreria, não veria meus filhos se casando. Ficaria inválida”. continuou.

“As pessoas me perguntam o que eu estou fazendo? Que remédio estou tomando? Mas a verdade é que existe um protocolo de tratamento diferente para cada pessoa, porque o Parkinson é diferente para cada paciente. O tipo e os sintomas que eu apresento, são diferentes daqueles que o outro terá”, disse.

“Eu também faço uso de canabidiol, foi prescrito pela minha médica, pois ajuda na insônia que é uma das características da doença de Parkinson. Eu durmo como um passarinho. Realmente me relaxa bastante. Me ajuda a dormir. Eu sempre dormi igual uma pedra, mas ele me ajuda ainda mais a dormir. Eu sempre fui a favor de tudo que pode ajudar, e sabemos que o canabidiol é usado em diversos tipos de doença. Desde tratamento de câncer, de esclerose múltipla, autismo, convulsões, epilepsia. As pessoas não têm informação sobre o que é, e acha que é apenas maconha”, revelou.

Reprodução/Instagram@renatacapucciofficial

E concluiu. “Minto, uma coisa mudou: a urgência de vida. A certeza de que as coisas acontecem independentemente de você querer ou achar que pode controlar. Você não sabe como vai estar daqui um mês, seis meses, um ano. E essa é a maior verdade, a gente não controla absolutamente nada na vida da gente. Eu encaro isso de frente, com resiliência e muita força. Tenho certeza de que essa é a única maneira de ter uma qualidade de vida melhor. A uma alternativa é sentar e chorar e, com certeza, essa não é uma opção para mim. Já perdi três filhos, tenho duas filhas lindas, tenho um emprego que eu amo, adoro ser repórter, adoro trabalhar no Fantástico. Só tenho que agradecer a minha vida.  Amo minha família, meu marido, minhas filhas, tenho pai e mãe vivos. Tenho muita coisa boa para celebrar. Não estou aqui para ficar olhando para trás e reclamar. Já fiz isso, já chorei o suficiente”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.