Renato Aragão é internado às pressas

Por - 07/12/22 às 17:48

Renato Aragao sorrindoDivulgação/TV Globo

(Atualizada às 18h24)

Renato Aragão está internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. O humorista de 87 anos sofreu um AIT (Acidente Isquêmico Transitório). A notícia foi confirmada pela esposa de Renato, Lilian, ao portal UOL.

“Ele teve um AIT (Acidente isquêmico transitório). Esta sob vigilância neurológica. Está bem e monitorado com muito amor e carinho”, informou Lilian Aragão.

Lilian contou ainda que Renato responde bem ao tratamento e não precisou ir para a UTI.

ACIDENTE ISQUÊMICO

O ataque isquêmico Transitório (AIT) ocorre quando uma artéria cerebral entope ou se rompe e há um déficit neurológico decorrente dessa isquemia (entupimento) ou hemorragia. A grande diferença entre o AIT e o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é que o tempo de estabilização e reversão do déficit neurológico é de até 24 horas. O AIT é considerado um dos principais fatores de risco para o AVC.

As causas mais comuns do AIT são a presença de coágulos de sangue que bloqueiam temporariamente o fluxo sanguíneo para o cérebro. Este coágulo pode ser decorrente de alguns motivos: danos arteriais decorrentes de colesterol alto (aterosclerose), pressão arterial elevada, e a formação de coágulos no coração, decorrentes de infarto recente ou anomalias cardíacas, que viajam através da corrente sanguínea para o cérebro.

O ataque isquêmico transitório acontece de repente e dura de 2 a 30 minutos. Os sintomas dependem do tempo em que o cérebro deixa de receber sangue e oxigênio e podem ser: perda de sensibilidade no braço, perna ou outra parte do corpo, enjoo, fala enrolada, dificuldade de expressão, incontinência urinária, desequilíbrio, síncope, paralisia nos membros inferiores e superiores e visão dupla.

O ataque isquêmico transitório tem cura e o tratamento depende da causa. Os tratamentos mais comuns são através de medicações anticoagulantes e antiplaquetárias, através da endarterectomia, cirurgia que retira os depósitos de gordura (placas ateroscleróticas) das artérias; e a angioplastia, que consiste na implantação de um stent ou um balão para desobstruir a artéria afetada. O paciente que sofreu um AIT deve ficar em constante observação médica, já que este é um dos principais fatores de risco para o AVC

As informações sobre o AIT são do site da Rede D´Or de hospital.

ANITTA TAMBÉM ESTÁ HOSPITALIZADA

Anitta teve que cancelar seus compromissos esta semana, inclusive a apresentação na Farofa da Gkay nesta quarta-feira, 7 de dezembro, após ser repentinamente internada em um hospital em São Paulo.

Nas redes sociais, Anitta publicou vídeo, nos Stories para contar o que aconteceu.

“Eu dei entrada no hospital ontem, já sabia que não teria como sair assim, pulando… Eu ia ter que escolher entre cancelar a Farofa ou cancelar o Carnatal. E conversando com minha equipe, com todo mundo e com ela [Gkay] também, a gente entendeu que onde menos traria prejuízo seria a Farofa, por ser um evento particular, uma festa”, revelou Anitta.

Anitta contou que precisou voltar a ficar em observação por conta do vírus Epstein-Barr, que pode causar esclerose múltipla. “A maioria da população tem esse vírus, que fica adormecido, mas que ele às vezes ele fica ativo e pode causar um monte de coisa”, disse.

Anitta chegou a receber outro diagnóstico médico durante uma viagem, mas ignorou: “Eu não dei ouvidos. Quando eu voltei, comecei toda essa questão de médicos e hospital. Muito difícil, cada hora eu tava com uma coisa, um nódulo no pulmão, muitas coisas acontecendo, pâncreas, então eu dei uma sumida das redes sociais”, contou.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.


×