Saiba tudo sobre a nova novela da Globo, Sangue Bom – Figurino

Por - 01/04/12 às 17:42

Divulgação/TV Globo

Figurino

Urbano e moderno, o figurino tem um ar jovial. Para montar o guarda-roupa do elenco de Sangue Bom, a equipe mergulhou fundo nesse conceito jovem e moderno e fez uma ampla pesquisa, com cara de revista, como a própria figurinista nomeia. 

Para a elaboração desse conceito, a figurinista Helena Gastal e a sua equipe fizeram uma imersão no mundo da publicidade, dos programas de moda, e das it girls e blogueiras conhecidas no país. No caso da Amora (Sophie Charlotte), foi abordada a sua paixão por sapatos, o que estará explícito em diversas cenas, tornando o sapato mais do que um objeto, quase um personagem.

Totalmente inverso ao glamour de Amora, Bento terá um figurino mais suave, já que não se preocupa com o visual. O personagem aparecerá mais de calça jeans e camiseta, com roupas mais básicas, características que tornam seu visual despojado.

Além disso, os tons do figurino de Bento serão mais neutros, puxando para o azul, verde, cinza escuro, em contraste com o da personagem Giane (Isabelle Drummond). O figurino dela utilizará cores mais vibrantes e a personagem aparecerá muitas vezes dividindo cena com ele.

 

Para manter as roupas da high-society paulistana chiques, o colorido foi bem equilibrado e distribuído. “A Amora, por exemplo, usa basicamente preto com branco, nude, cinza e marfim. Às vezes, a personagem colocará um vermelho ou dourado”, esclarece.

Já Bárbara Ellen (Giulia Gam) abusará de tudo. Seu figurino é fora dos padrões, podendo ser consideradoover, termo em inglês muito usado no mundo da moda quando se veste peças inadequadas. Segundo Helena, as roupas refletem o resquício do seu deslumbre com o estrelismo, já que se trata de uma atriz decadente, que não se convenceu de que o tempo passou.

Caracterização

O glamour e as particularidades de São Paulo também permearam o conceito da caracterização dos personagens de Sangue Bom. “São Paulo é considerada a capital de moda do país. Tivemos que levar isso em consideração”, explica Nubia Maisa, responsável pela caracterização. O realismo é outra característica marcante.

A Amora (Sophie Charlotte), a it girl da novela, é um exemplo da elegância e do charme abordado na trama. Amora tem estilo próprio, mas estará sempre elegante e bem vestida, pois é preocupada com a aparência, diferente de Malu (Fernanda Vasconcellos).

Já Giane (Isabelle Drummond) não tem vaidade alguma. Com jeito muito moleca, a personagem ganhou um ar despojado, com cabelo curtinho, que muitas vezes aparecerá preso com um elástico. “Mas, mesmo para parecer sem nada, usamos corretivo e uma boa base”, conta Fernando Torquatto.

A mesma inversão de vaidade acontece com os protagonistas masculinos de Sangue Bom. Maurício (Jayme Matarazzo) tem o cabelo mais ajeitado e se preocupa mais com o visual. A barba está sempre feita. O extremo disso é Fabinho (Humberto Carrão), o bad boy da novela. Justamente a fim de incrementar o jeito revoltado do rapaz, Nubia escolheu deixar o cabelo maior e a barba bem serrada.

Já Bento é um trabalhador sem vaidade e tem uma beleza natural. “Por isso deixamos o cabelo dele um pouco comprido e a barba curtinha para dar essa ideia de que ele não tem vaidade e se preocupa com o trabalho”, explica.

Algumas personagens merecem destaque pela graça e a liberdade de brincar na hora de compor as caracterizações. Exemplo disso são Damaris (Marisa Orth) e Bárbara Ellen (Giulia Gam). “A Bárbara é uma atriz falida que sempre quer chamar atenção. Nela usamos apliques, perucas, cílios postiços, além de brincar com a maquiagem”, diverte-se. E a brincadeira continuou com a personagem de Marisa Orth. “Pudemos ousar ainda mais com a Damaris, pois ela não tem bom senso e educação alguma. Está sempre inadequada e espalhafatosa”, conclui Nubia.

 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.