Saiba tudo sobre a novela A Regra do Jogo, da Globo – Curiosidades

Por - 27/08/15 às 12:37

Divulgação/TV Globo

Curiosidades

*A ideia do personagem Romero Rômulo nasceu da mãe do autor, que sempre disse que ele precisava escrever a história de um santo. Ela era muito católica, morreu há pouco tempo e ele quis realizar esse desejo. “Fiz um santo, mas um santo torto. Afinal, ele é alguém que gosta da ideia de ser bom”.

*A trilha sonora  terá  Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Elvis Presley, Fafá de Belém, Do Passinho, Ana Carolina…

*Há dois anos se estuda o desenvolvimento de um método novo de gravar novela, com a colaboração de diferentes áreas da Globo. A ideia é que o público não ficasse mais de “fora”, que a dramaturgia se aproximasse dos realities shows na forma de captar as imagens e chegar ao telespectador. Tudo para que o público sinta que aquilo que está sendo visto pode ser real.  Foi então criada a “Caixa Cênica”, que são os cenários 360 graus, com a boca de cena fechada e uma logística que permite gravar uma novela na velocidade em que ela acontece. 

*A “Caixa Cênica” é uma inédita opção. Cenários fechados e adaptados para permitir que câmeras sejam integradas a eles. São mais câmeras em ação, posicionadas em diferentes e inusitados pontos do set. Há câmeras atrás de espelhos, colunas, janelas. Outras são escondidas, nem mesmo o ator em cena sabe onde está. Há ainda duas robôs, instaladas em pontos estratégicos, operadas por um profissional que fica fora do cenário. Claro, essa maneira nova de gravar não dispensa o profissional, que também está dentro do estúdio.

*Após meses de treinamentos e testes, oito profissionais que atuam como operadores de câmera; colocaram em prática o "Movi", uma junção entre equipamento e know-how que, resumidamente, dá mais liberdade e estabilidade aos profissionais.  

*Depois de pronta, a Caixa Cênica traz como resultado uma redução considerável no tempo de gravação e uma organicidade especial que faz a diferença no final das contas. Isso tudo com um tipo de iluminação especial, que lança mão de grandes quimeras espalhadas pelos cenários. Além de um cabeamento feito para ser integrado ao set. A edição das cenas acontece quase em tempo real, a exemplo do formato usado em Fórmula 1. O diretor escolhe o que tem de melhor para ajudar a contar a história. É um processo ágil e inovador.

*Haverá uma websérie especial para apresentar o que há de mais interessante acontecendo nos morros cariocas. Moda, estilo, esportes, dança, turismo, gastronomia, balada, arquitetura, empreendedorismo, família e amor são os temas que norteiam os episódios e retratam um lado pouco abordado das vidas nas comunidades do Rio de Janeiro. Será exibida no GShow.

*Complementando a experiência de interatividade que marca os conteúdos do portal, a ferramenta ‘Juízo Final’ proporciona ao público a oportunidade de julgar o caráter dos personagens a partir de suas ações ao longo da novela. O ambiente online traz um termômetro com a opinião dos internautas sobre as atitudes questionáveis dos personagens do folhetim.

*A atriz Fernanda Souza, que interpreta Mel, também conta com uma ação especial no portal. Na websérie “Mel, a figurante profissional”, ela mostra o universo dos figurantes da vida real. A atriz vai invadir o mundo dos figurantes de outras novelas e programas da TV Globo. 

---