Saiba tudo sobre a novela Além do Tempo, da Globo – Figurino

Por - 09/07/15 às 15:24

Divulgação/TV Globo

Figurino e Caracterização

Uma produção de época, ambientada no fim do século XIX, mas que não se restringe a uma década específica nem está atrelada a acontecimentos históricos específicos. Por conta disso, a equipe de figurino teve mais liberdade de criação.

Saiba tudo sobre a novela Além do Tempo, da Globo - Figurino

“Está sendo maravilhoso porque a gente está tendo a oportunidade de fazer uma época romântica sem ser datada. Você fecha o olho e imagina uma história de amor de época. Não chega a ser lúdico, mas a gente está trabalhando com os arquétipos românticos: o príncipe, a menina pobre que se apaixona pelo príncipe, a menina rica e má, a viúva perversa”, explica a figurinista Natalia Duran.

As principais referências para os figurinos da novela vieram de pinturas antigas e filmes. Produções como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, baseadas em obras da escritora inglesa Jane Austen (1775-1817), serviram como fonte de inspiração para as roupas da Lívia, protagonista da trama. Cores claras e tecidos orgânicos como o linho refletem a simplicidade e a leveza da personagem. Felipe, grande amor de Lívia, tem o figurino inspirado nos príncipes europeus, com muitos tons de azul e vermelho. Melissa, a moça que vem da cidade grande e noiva de Felipe, usa peças de vanguarda, assim como a Condessa Vitória. O guarda-roupa poderoso da personagem é baseado nas criações do estilista inglês Charles Frederick Worth (1825-1895), considerado o pai da alta-costura.

Para a novela, cerca de duas mil peças foram desenvolvidas e produzidas na fábrica de figurinos do Projac em menos de três meses. Anáguas, corseletes, saias e vestidos consumiram a maior parte dos 5,5 mil metros de tecido já utilizados – cada vestido exige entre cinco e seis metros de tecido e leva até uma semana para ficar pronto.

“Estamos usando veludos, sedas, mas também não abrimos mão dos sintéticos que respondem muito bem e que fotografam como se fossem tecidos de época”, revela Natalia Duran.

Relógios, pulseiras e outros acessórios foram garimpados pela equipe em brechós e feiras de antiguidade em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Os sapatos foram criados e fabricados especialmente para a novela.

“Atualmente muitos sapatos são parecidos com os daquela época, por incrível que pareça. Dá pra gente mesclar coisas que a gente está fazendo com coisas que a gente está conseguindo comprar prontas”, finaliza a figurinista. 

Valéria Toth, responsável pela caracterização da novela, revela que fez uma cuidadosa pesquisa, sempre visando preservar a naturalidade da época e do universo vivido por cada personagem.

“Novelas que retratam épocas são extremamente ricas em detalhes. Visitei museus e admirei quadros que representavam a sociedade e especialmente as senhoras da época, além de pesquisar em livros e em alguns filmes clássicos”, diz a caracterizadora.

A caracterização da Condessa Vitória chama a atenção, principalmente nas cenas de flashback. Irene Ravache é a única atriz da novela que interpretará a mesma personagem 20 anos atrás. Para rejuvenescer a Condessa, a equipe de caracterização usou uma peruca de cabelos longos e ruivos, além de maquiagem especial. Duas décadas depois, a personagem tem cabelos grisalhos e ostenta penteados dignos de uma mulher da nobreza. Para facilitar o trabalho, são usadas duas perucas: uma para os coques e outra longa e grisalha para as cenas em que a Condessa aparece com os cabelos soltos dentro do quarto ou do escritório. A maquiagem é leve, de acordo com a época.

Outra caracterização que merece destaque é a do Conde Felipe. Valéria conta que quis criar um visual aristocrático, inspirado nos nobres de filmes de época. Os cabelos são sempre impecavelmente penteados, e a barba é longa e bem definida.  

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