Saiba tudo sobre a novela Império, da Globo – Figurino

Por - 17/07/14 às 16:02

Divulgação/TV Globo

Para montar o figurino de Império, Helena Gastal garimpou brechós do eixo Rio – São Paulo para conseguir peças dos anos 80 e até roupas mais luxuosas. Misturando o que foi garimpado com outras roupas do acervo da Globo, ela chegou ao conjunto de boa parte do figurino da década de 80, especialmente para as personagens de Cora (Marjorie Estiano), Eliane (Vanessa Giácomo) e Maria Marta (Adriana Birolli).

"Para a Eliane usamos muito jeans, jaqueta, cintura alta e para Maria Marta roupas de alfaiataria, com muita ombreira e amplitude", explica.

Para a atualidade, Helena adaptou os estilos das personagens da década de 80. A Maria Marta, vivida por Lilia Cabral, continua usando cortes de alfaiataria, vestidos geométricos, e joias mais tradicionais. Já a designer Maria Clara, papel de Andreia Horta, usa joias mais contemporâneas, roupas de cortes impecáveis e materiais diferentes.

Já o Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) tem uma característica muito peculiar, sugerido pelo autor Aguinaldo Silva. O personagem só se veste de preto. A mudança de visual acontece depois do encontro com Maria Marta.
 
O núcleo mais popular da novela, o de Santa Teresa, é simples, mas com muita personalidade. O visual de Cristina (Leandra leal) foi quase todo comprado nas ruas do centro do Rio de Janeiro, no Saara, popular centro comercial.
 

O texto detalhista de Aguinaldo Silva sobre cada personagem foi o ponto de partida para a equipe de caracterização idealizar como seria a aparência dos personagens. Sem deixar de lado as tendências atuais de estilos e tons, a supervisora Valeria Toth criou visuais que vão desde elegantes e refinados, até os mais simples e básicos.
 

Durante dois meses, a equipe buscou referências estéticas para cada papel.
Para a personagem de Lilia Cabral (Maria Marta), Valéria estudou o perfil e os traços físicos da atriz.

"O cabelo será mais curto, moderno e com um tom castanho marrom. Já a maquiagem, será sofisticada e leve, realçando a cor dos olhos de Lilia", conta.

O maior desafio, de acordo com Valéria, foi criar a caracterização de José Alfredo (Alexandre Nero).

"É sem dúvida a mais detalhista. Foram muitas horas de pesquisa e inúmeros testes até o resultado final. Queríamos o José Alfredo mais velho, charmoso, grisalho, figura intrigante e de caráter forte", afirma.
 
Já para as cenas da década de 80, a equipe se preocupou em fazer um estudo morfológico do elenco, para que o personagem mais novo tivesse traços de identificação e similaridade com o da atualidade.

---