Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão – Quem Escreve
Por Redação - 03/04/14 às 14:10
Benedito Ruy Barbosa é autor de novelas emblemáticas da TV brasileira como Meu Pedacinho de Chão, primeira novela educativa da tevê, exibida em 1971, O Rei do Gado, Renascer e Esperança. Como jornalista, trabalhou nas redações de grandes jornais de São Paulo, antes de iniciar sua carreira como autor de novelas em 1966, na TV Tupi, com a novela Somos Todos Irmãos. Em toda sua carreira, Benedito escreveu 34 novelas, sendo 14 delas exibidas na Globo. Seu primeiro trabalho na emissora foi em 1976, quando escreveu O Feijão e o Sonho. O autor também escreveu 12 episódios do Sítio do Picapau Amarelo, na versão de 1977, e a minissérie Mad Maria. Benedito Ruy Barbosa sempre fez de sua própria vivência o eixo principal de suas tramas, abordando questões sociopolíticas que envolvem o universo rural, através de sagas familiares, e retratando o cotidiano e a diversidade dos tipos brasileiros.
Ele explica as principais diferenças entre a primeira versão de Meu Pedacinho de Chão e a atual.
“Não se trata de um remake, é outra novela. Mantive o título e o nome de alguns personagens, mas a história, as questões tratadas e, especialmente, a forma de contá-la são diferentes. Na primeira versão, exibida no período da ditadura, eu não podia tratar de alguns temas, que até hoje são muito pertinentes, por causa da censura, ainda que a novela tivesse um cunho educativo. Agora, por exemplo, haverá professores e médicos em greve por atraso de salário e o prefeito conseguirá resolver a crise. Ele entenderá que, já que esses profissionais essenciais não recebem à altura do serviço que prestam, merecem, pelo menos, receber em dia o pouco que ganham. Isso jamais iria ao ar em 1971”.
O autor ainda destaca a intenção ao narrar a história pelo ponto de vista da infância.
“Meu Pedacinho de Chão é uma novela poética e doce. Ao contar a história pelo olhar da criança, reafirmamos valores que, aos poucos, vão se perdendo quando nos tornamos adultos. A criança é livre e não está contaminada pelas defesas que construímos ao longo da vida. Elas conseguem ver o mundo com encantamento, acreditam que é possível fazer dele um lugar melhor. Elas ainda não desistiram.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.