Saiba tudo sobre Fina Estampa, da Globo – Cenografia

Por - 18/08/11 às 13:10

Divulgação/TV Globo

O diretor de arte Mário Monteiro e o cenógrafo Maurício Rohlfs construíram 6.500 metros quadrados de puro realismo em plena Central Globo de Produção. A reprodução de um quarteirão e meio da Rua Olegário Maciel, a mais movimentada do Jardim Oceânico, seguiu à risca a arquitetura e a urbanização do lugar.

Saiba tudo sobre Fina Estampa, da Globo - CenografiaMas a preocupação maior era fazer com que o telespectador reconhecesse de imediato que estava na Barra da Tijuca. O elemento chave para identificar o bairro, apesar da arquitetura curiosa, é a Igreja São Francisco de Paula.

A equipe de quatro cenógrafos e  12 assistentes levantou ainda 2 mil metros quadrados para o Recanto da Zambeze. A comunidade hippie, além de ter espaço para meditação e uma extensa horta orgânica, é separada por um rio da Favela da Muzema, que inclui mais 3 mil metros quadrados de construção.

A área da favela abriga uma escola de samba e um grande camelódromo, com mais de 70 barraquinhas dos mais variados produtos. A cidade cenográfica da Muzema abriga uma parte comercial e outra residencial, onde moram os personagens Celeste (Dira Paes), Baltazar (Alexandre Nero) e Crô (Marcelo Serrado).

A construção das três cidades cenográficas começou em maio, depois de quatro meses de planejamento e pesquisas. Para as demais locações, a equipe de cenografia buscou, na Barra da Tijuca, edifícios e casas que pudessem ser transformados.

No Quebra-Mar, por exemplo, nenhum outro lugar poderia ter sido mais adequado para a casa da protagonista Griselda (Lília Cabral) do que um imóvel à beira do Canal de Marapendi. A transformação começou pelo terraço, que foi fechado para simular dois quartos superiores, e uma varanda ganhou paredes para virar a sala da personagem. No pequeno espaço externo, estará a área de serviço com o material de sua profissão.

Já a vilã de Fina Estampa, que virá de família rica e tradicional, vive em uma casa refinada e discreta. Com muito preto e branco, uma tendência em decoração, sua residência mostrará um correto equilíbrio.

Para a residência de Esther (Julia Lemmertz) e Paulo (Dan Stulbach), o cenógrafo Maurício Rohlfs preferiu integrar os ambientes e criar um loft para dar a ideia de extensão do escritório. Despojado, o espaço ganhou cores mais neutras como o preto, o branco e o pistache. “Ali, percebe-se que não houve economia com a decoração e a arquitetura. Isso ajuda a imprimir o perfil do casal de personagens”, explica Maurício.

Na sede da grife Fio Carioca, telhado de sapê e muitos elementos naturais se misturam a vidros e a algumas interferências modernas para mostrar a preocupação dos seus donos com o meio ambiente.
 


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