Saiba tudo sobre Fina Estampa, da Globo – Quem Escreve

Por - 18/08/11 às 12:46

Divulgação/TV Globo

Aguinaldo SilvaO pernambucano Aguinaldo Silva nunca havia pensado em ser dramaturgo. Os dez anos como editor das seções de polícia e cidade do jornal O Globo (1968 a 1978), porém, despertaram no jornalista uma vontade de escrever de maneira diferenciada sobre aquele universo.  Foi assim que surgiu o seriado ‘Plantão de Polícia’, de 1979, marcando a estreia do autor na televisão e revelando um novo olhar sobre a sociedade e uma visão mais humanizada sobre quem estava à margem dela.

Alguns seriados depois, Aguinaldo escreveu a primeira minissérie da televisão brasileira, Lampião e Maria Bonita (1982). Foi o início de uma série de trabalhos, como Bandidos da Falange(1983), Padre Cícero (1984) e Riacho Doce (1990), que retratavam, de forma inédita, temas mais urbanos, regionalistas e religiosos.

A partir de 1984, o autor inicia uma trajetória de sucesso no horário nobre com suas telenovelas. Aguinaldo é o único autor cujas obras sempre foram exibidas nesta faixa. Conhecido também por trabalhar com o realismo fantástico, o pernambucano foi o criador de novelas como Pedra Sobre Pedra(1992), Fera Ferida (1993) e A Indomada (1997). Em 2004, Aguinaldo Silva traz novamente à tona temas urbanos e populares com Senhora do Destino e, em 2007, com Duas Caras.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.