Saiba tudo sobre Gabriela, a novela da Globo – Quem dirige

Por - 01/04/12 às 13:48

Divulgação/TV Globo

Quem dirige

Roberto Talma – direção de núcleo

Com mais de 50 anos de carreira, Roberto Talma é diretor de núcleo na emissora. Com mais de 26 novelas, 16 séries e 18 especiais no currículo, ele responde pela direção de Gabriela, da mesma maneira em que dirigiu a história em 1975, na primeira versão da obra de Jorge Amado. Para ele, com a mesma magia.

“A mudança foi tecnológica porque dramaturgicamente a histórica
continua a mesma e linda. O melhor livro do Jorge Amado para mim. É
uma obra que as pessoas aguardam muito para rever. Acho que existe uma nostalgia. Já se passaram três gerações de 10 anos cada. Estamos
fazendo de outro jeito, outros recursos, qualidade de produção
melhor, a tecnologia está muito adiantada. E voltar depois de 30 anos
é um enorme prazer”, diz.

Filho de uma família circense de São Paulo, Talma e começou a carreira aos 9 anos com um grupo de sapateado, no programa A Grande Gincana Kibon. No início da década de 1960, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro e trabalhou durante algum tempo na TV Rio, TV Excelsior e TV Tupi, até ser contratado pela Globo, em 1969. 

Na emissora, Roberto Talma começou como operador de videoteipe e ainda no início da década de 1970 foi transferido para o núcleo de dramaturgia. Seu primeiro trabalho com novela foi em Selva de Pedra (1972), de Janete Clair, dirigida por Walter Avancini. 

Direção geral – Mauro Mendonça Filho

Mauro Mendonça Filho tem formação em comunicação, cinema, artes
dramáticas e direção de teatro, o que lhe rendeu a versatilidade de
atuar como diretor de teatro, cinema e televisão. Ingressou na Globo em 1984, como editor na novela Partido Alto. Em 1988, começou como assistente de direção da novela Vale Tudo, de Gilberto Braga. Dois anos depois, já assinava como diretor a minissérie A.E.I.O. Urca, de Doc Comparato e Carlos Manga. Em 1995, assinou a primeira direção geral, em A Comédia da Vida Privada. Participou da concepção de trabalhos diversos, entre eles O Dono do Mundo, Renascer, Memorial de Maria Moura, Toma Lá Dá Cá, Negócio da China e S.O.S Emergência. Seu último trabalho na Globo foi em O Astro.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.