Scarlett Johansson deixa organização contra assentamentos israelenses

Por - 31/01/14 às 15:02

Getty Images

Scarlett Johansson se demitiu de seu papel como embaixadora da Oxfam, instituição que trabalha com 17 países para diminuir injustiça e pobreza no mundo. A atriz, de 29 anos, – que está trabalhando na organização desde 2007 – se afastou de suas atividades apoiando ativamente a instituição de caridade que se opõe a todo comércio de assentamentos israelenses, devido a uma "diferença fundamental de opinião".

A decisão de Scarlett aconteceu depois que ela foi criticada por participar de uma propaganda da SodaStream – uma fabricante caseira de refrigerantes – que tem uma fábrica em um assentamento israelense em West Bank.

"Scarlett Johansson decidiu respeitosamente terminar com seu papel como embaixadora da Oxfam depois de oito anos", disse um comunicado. "Ela e a Oxfam tem diferenças fundamentais de opinião em relação a boicote, a desinvestimento e a sanções de movimento. Ela está muito orgulhosa de suas realizações e de seus esforços para arrecadar fundos durante seu mandato na Oxfam".

A Oxfam desejou a beldade sorte em seus empreendimentos futuros, mas concorda que a postura diferente significa que elas eram "incompatíveis". A instituição de caridade disse: "Enquanto a Oxfam respeita a independência dos nossos embaixadores, o papel da Sra. Johansson promovendo a companhia SodaStream é incompatível com o seu papel como embaixadora global. A Oxfam acredita que negócios, como a SodaStream, que operam em assentamentos, promovem ainda mais a pobreza e negam os direitos das comunidades palestinas que o nosso trabalho apoia. Oxfam é contra qualquer troca de assentamentos israelenses, que são ilegais perante o direito internacional".

Scarlett Johansson tem medo de relacionamentos por internet
Comercial com Scarlett Johansson é vetado no Super Bowl
Scarlett Johansson confessa que está apaixonada pelo noivo

---