Será que Príncipe Harry vai aceitar usar seu uniforme militar?

Por - 16/09/22 às 11:01

Príncipe Harry com uniforme militarPríncipe Harry com uniforme militar / Reprodução / YouTube

O príncipe Harry poderá usar seu uniforme militar quando participar de uma vigília especial para a rainha Elizabeth II neste sábado, 17 de setembro, junto com os outros netos da monarca, que faleceu em 8 de setembro em Balmoral, na Escócia. Inicialmente ele teve o pedido negado, porque perdeu três de seus títulos militares ao deixar a família real, em 2020.

Leia+: Príncipe Harry e Meghan Markle jantaram om o Rei Charles III

Uma fonte disse à coluna “Page Six” do jornal “The New York Post” que ainda não se sabe se Harry também poderá usar a farda no funeral da rainha na segunda-feira, 19 de setembro, ou se a permissão é limitada apenas para a vigília.

Uma fonte disse ao jornal “The Daily Mirror” que foi uma “situação ridícula” desde o príncipio ao negar-lhe esse direito.

“O duque de Sussex serviu seu país e é um membro altamente respeitado das forças armadas com tudo o que fez pelos veteranos.”, afirmou.

“Harry estava apenas preparado para usar qualquer coisa que sua avó houvesse planejado. Ele está focado em honrá-la e é isso. Se eles o querem de uniforme, não tenho motivos para pensar que ele não o fará.”

Leia+: Meghan Markle usou microfone escondido durante encontro com Kate Middleton?

Segundo o autor real Omid Scobie, “o Palácio deu lugar ao sentimento público depois que milhares reclamaram da decisão de proibir ele e não o príncipe Andrew de usar o uniforme militar”.

A decisão foi para que todos os netos se sentissem bem-vindos e cômodos durante a vigília de 15 minutos, ao lado do caixão da avó.

Os outros netos da rainha, incluindo as princesas Beatrice e Eugenie, Zara e Peter Philips e Lady Louise e James, e o Visconde Severn, também participarão da vigília no Westminster Hall neste sábado.

Mas ainda não está claro se o duque de Sussex também poderá usar a vestimenta na segunda-feira.

LINGUAGEM CORPORAL

Uma especialista em comportamento e linguagem corporal chamada Ivette Hernández, analisou para o programa de entretenimento “Al Rojo Vivo“, da rede Telemundo/NBC, todos os movimentos dos Príncipes de Gales, William e Kate, e dos duques de Sussex, Harry e Meghan, em sua primeira aparição juntos, depois de mais de dois anos, após deixarem a realeza como membros-sênior, em 2020.

Leia+: Meghan Markle usou microfone secreto enquanto cumprimentava os súditos?

Para a expert enquanto o Príncipe William e Kate Middleton demonstraram que estão prontos para serem rei e rainha, pela forma como se dirigem aos súditos, Hernández notou que tanto Harry como Meghan pareciam incômodos e inseguros enquanto cumprimentavam a multidão.

“William com seus movimentos cálidos tentava propiciar um ambiente de comodidade para Harry e Meghan… ele dá muitos sinais com seu tronco, seu olhar… faz a inclusão”, justifica a especialista.

“Já Meghan, seus gestos de tocar constantemente seu esposo, são de afeto mas também de proteger-se… a atitude de Harry para com ela foi em todo momento solidário e de proteção”, explica a mulher, afirmando que os gestos de Meghan de olhar constantemente para o chão e tocar o cabelo, era de insegurança e medo, talvez da reação do público.

Leia+: Príncipe Harry está chateado de não poder usar uniforme militar em funeral

“Agora Kate não deu nenhum sinal de afeto e receptividade para com Meghan, e Meghan às vezes a vê com temor”, disse Ivette Hernández.

A expert explica ainda que a falta de afeto entre Kate e William faz parte do protocolo da realeza de não expressar emoções em público.

Depois que o palácio de Buckingham difundiu o código de vestimenta para o funeral da Rainha Elizabeth II, que acontecerá dia 19 de setembro, em Londres, onde ficou confirmado que o Príncipe Harry não poderá usar seu uniforme militar, por ter deixado a família real em 2020, o duque de Sussex lamentou a decisão e reagiu à notícia.

Leia+: Príncipe Harry posta homenagem à Rainha Elizabeth II

Ao saber da proibição do uniforme e que ele deverá usar um terno matinal para o serviço fúnebre, Harry respondeu através de um porta-voz, mas deixou claro que ele quer que o foco não esteja nesse detalhe e sim na homenagem à Rainha Elizabeth II.

Harry foi destituído de seus cargos militares honorários após deixar o Reino Unido, e agora ele pediu respeito em um comunicado enviado por seu porta-voz:

“O príncipe Harry usará um traje matinal durante os eventos em homenagem à sua avó. Sua década de serviço militar não é determinada pelo uniforme que ele usa e pedimos respeitosamente que o foco permaneça na vida e no legado de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II”.

Obviamente o duque de Sussex ficou muito triste com essa decisão, mas ele respeita o protocolo real.

Sussex spokesperson: “[Prince Harry] will wear a morning suit throughout events honouring his grandmother. His decade of military service is not determined by the uniform he wears and we respectfully ask that focus remain on the life and legacy of Her Majesty Queen Elizabeth II.”— Omid Scobie (@scobie) September 13, 2022

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.