The History Channel exibe Desaparecimentos: Sobrevivendo aos Andes

Por - 26/04/06 às 08:00

Na quarta-feira, dia 26, às 21h, o canal a cabo The History Channel explora um dos casos mais surpreendentes da história.

No especial Desaparecimentos: Sobrevivendo aos Andes, o programa relata a luta de 16 atletas que resistiram à fome, ao frio e ao abalo psicológico durante 72 dias, na cordilheira do Chile.

Para quem não se lembra do caso que ganhou repercussão mundial, vale a pena recordar. 

No dia 13 de outubro de 1972, 45 atletas de um time de rúgbi embarcaram em um avião da Força Aérea Uruguaia rumo ao Chile. Ao sobrevoar a Cordilheira dos Andes, uma turbulência derrubou a aeronave em um mar de montanhas isoladas.

Treze passageiros morreram na hora do choque, e mais três não resistiram à primeira noite na gelada cordilheira. Durante nove dias, os sobreviventes mantiveram a esperança de que seriam resgatados, até que ouviram no rádio que as buscas haviam sido encerradas.

A partir dali, eles estavam por conta própria. Para vencer a fome, foi preciso tomar uma decisão ousada: comer a carne dos companheiros mortos. O pesadelo durou 72 dias e terminou, quando dois homens do grupo enfrentaram a pé as montanhas geladas.

Eles conseguiram chegar a um povoado e acionar o resgate. No total, 16 pessoas foram salvas com vida por helicópteros.

O acontecimento já foi explorado muitas vezes na literatura e no cinema, como no filme Vivos (1993).

---


×