Travessia: Mauro Mendonça Filho, vencedor do Emmy, é o diretor artístico
Por Flavia Cirino - 09/10/22 às 05:00 - Última Atualização: 7 outubro 2022
Há 35 anos na Globo, Mauro Mendonça Filho tem formação em Comunicação, Cinema, Artes dramáticas e Direção de Teatro. Filho dos atores Mauro Mendonça e de Rosamaria Murtinho, ele estreou na direção em 1990 com a minissérie “A.E.I.O. Urca”, de Doc Comparato e Carlos Manga. Antes disso, exerceu funções de editor de vídeo e assistente de direção em inúmeras novelas, incluindo “A Gata Comeu” e “Vale Tudo”.
Maurinho, como é carinhosamente chamado, dirigiu “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Gabriela”, “O Astro”, “Dupla Identidade”, “Amor à Vida” e a série “Vade Retro”.
Leia +: Veja como é o luxuoso quarto de Chiara, personagem de Jade Picon
Mais recentemente, foi o diretor artístico de “O Outro Lado do Paraíso”, em 2017. Por “Verdades Secretas” e “O Astro” recebeu o prêmio Emmy Internacional nas edições de 2016 e 2012, respectivamente. Ele é o único diretor de TV no Brasil que conquistou duas vezes a estatueta.
Ele ressalta o que tem priorizado na direção de “Travessia” para garantir a unidade visual da trama e detalha quais são os diferenciais: “Em histórias realistas, ainda mais no universo da Gloria Perez, é preciso ser muito fiel ao que ela propõe. Acredito que a essência central da história te leve à uma estética. Tem um colorido no Maranhão muito bonito”, disse o diretor.
“Os dramas não precisam abrir mão da alegria e da leveza visual para serem contados. A natureza abundante também traz essa leveza. Aproximei um pouco mais as lentes das pessoas. Evitei os desfocados para ver bem o entorno. No Rio de Janeiro, nós, cariocas, somos resilientes na manutenção do bom humor – uma das nossas maiores virtudes”, continuou Maurinho.
SINTONIA TOTAL COM O ELENCO
Sobre a escalação do elenco, ele contou que, na verdade, é o elenco que escolhe trabalhar com a equipe: “Eles são tão legais, tão incríveis… E quando a gente convida e eles aceitam, me sinto também sendo escolhido por eles, em uma relação recíproca. Adoro ator, sou filho de atores e adoro estar com eles. Gosto de fazer o que gosto de assistir. Quem me leva, como público, para um lugar que faz meu coração bater diferente é a emoção de grandes atores. E temos um elenco com grandes atores comprometidos, de alto nível“.
Leia +: Cássia Kis anuncia despedida das novelas após ‘Travessia’
O diretor artístico comentou ainda a expectativa em torno da estreia de Lucy Alves como protagonista em uma trama inteira: “Eu já havia trabalhado com Lucy, ela como cantora. E ela chega agora como protagonista. Lucy é de João Pessoa, adoro aquela terra. Pessoal da Paraíba tem uma erudição, uma consistência impressionante. Atores, grupos de teatro, artistas da Paraíba são muito bons, sempre muito verdadeiros, intensos.
“Lucy traz essa tradição do paraibano, de ser verdadeira, trabalhadora, honesta, sincera, sem muita vaidade; ela vai fundo nas coisas. Ela é uma estrela da música, já fez alguns papeis em televisão e cinema, e acho que essa novela traz para ela o estrelato definitivo. Além de excelente atriz, é a cara do Brasil, uma mulher lindíssima.”, finalizou.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino