Tribunal da internet: especialista explica motivação do julgamento

Por - 23/05/21

Reprodução/Instagram/Montagem

Por que as pessoas se acham no direito de julgar o término do relacionamento de um artista ou celebridade, impondo culpados ou traições?

Temos visto nas redes sociais, o caso do Whindersson Nunes e Luísa Sonza que se separaram em abril do ano passado e os fãs ainda estão comentando, criando teorias sobre o fim do casamento. 

O psicanalista Dr. Junior Silva faz uma análise especial, e nos ajuda a entender o motivo dos fãs interferirem muito na vida dos famosos que se separam.

“Todo fã é padrinho de casamento do seu artista. Estamos vivendo em uma época em que muitas pessoas, nas redes sociais, se acham no direito de julgar, cancelar, de xingar, ser machista e fazer comentários maldosos. Dar opiniões na vida de outros seja por ser um fã ou por apenas seguir a celebridade nas redes sociais”, explicou.

Inevitável o fã-padrinho estar do lado de quem ele tem mais afinidade e isso faz amar um e odiar o outro, ou defender um e rejeitar outro. Whinderrson Nunes é um fenômeno amado pelo Brasil com mais de 51 milhões de seguidores “padrinhos” no seu Instagram. Já imaginou ter tudo isso de padrinho?

“Se a gente pudesse fazer uma definição sobre a função de um padrinho de casamento, podemos afirmar as seguintes palavras: cuidar, ajudar e ser guardião daquela união. Quando um artista se casa, seu fã torna seu padrinho porque torce, gosta e quer ver o casal feliz e com isso ele se sente no direito de opinar, falar e até mesmo julgar. Porque não estamos no dia a dia do casal e tudo que sabemos é apenas uma especulação de fatos dado por outros ou a visão de uma das partes. Já ouviu falar: Entre quatro paredes só quem sabe é o casal. É a pura verdade, mesmo se fossemos íntimos, só o casal que sabe, pois é quem vive a situação, mas do lado que você vai ficar vai depender de quem você tem mais afinidade”, destacou.

Whindersson Nunes e Luiza Sonza foram julgados na web

Traição na união?

À época, muito se especulou que a cantora teria traído o marido humorista, com o músico Vitão – seu atual namorado. Essa suposição ficou no imaginário dos fãs. Contudo, Nunes que já está em outro relacionamento e será papai em breve, negou que sua ex-mulher o tenha “chifrado” como se diz no popular.

Mais casos famosos

Outro exemplo muito marcante e midiático: Quando o Willian Bonner e Fátima Bernardes se separaram gerou uma comoção pelo Brasil todo. Os “fãs padrinhos” não aceitaram o fim e até hoje há pessoas que torcem pela volta do casal, como se fosse uma escolha nossa e não dos envolvidos. Vale destacar que ambos já estão em outros relacionamentos.

Quando Gusttavo Lima e Andressa Suita colocaram um ponto final na união, o público não se conformou. Por idealização dos “fãs padrinhos", uma família linda e perfeita e como todo padrinho se sente no direito de cuidar, ajudar e ser guardião daquela relação.

“Esse cuidado, essa ajuda, pode extrapolar todos os limites. Muitos se sentem no direito de ameaçar, ofender, cancelar e até mesmo chegar ao limite extremo muitas vezes como temos visto no caso do Whindersson e Luísa nos últimos dias. Isso é extremamente prejudicial”, frisou.

O especialista deixou sua mensagem final sobre o tema.

“Talvez precisemos aprender a amar o próximo e seu artista é respeitar suas escolhas independente de qual for. A celebridade é um ser humano que merece ter o direito de escolher seus melhores caminhos, mesmo que não venha preencher nossas expectativas”, concluiu.

O psicanalista Dr. Junior Silva abordou o tema com clareza

---

Tags: ,