Corpo a Corpo, novela que abordou o racismo, terá primeira reprise. Saiba mais!
Por Flavia Cirino - 21/05/24 às 11:27
A partir do próximo dia 24 de junho, “Corpo a Corpo”, novela de Gilberto Braga, estará no Canal Viva. Esta será a primeira vez que a novela, originalmente exibida entre novembro de 1984 e junho de 1985, ganhará reprise.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Na trama, Zezé Motta deu vida a Sonia, uma jovem arquiteta que namorava Cláudio, o primogênito da família Fraga Dantas, interpretado pelo saudoso Marcos Paulo.
Filha de pais negros e da classe média, Sônia terminou o relacionamento com Claudio após sofrer preconceito da família do namorado. Zezé Motta, em contrapartida, sofreu racismo dentro e fora da novela.
“O racismo foi discutido, falado e mais que comprovado. A ideia de Gilberto era exatamente essa! Adivinhem só, o casal não foi aceito pelo público”, relembrou Zezé em um post em suas redes sociais.
O que acontece com Sonia e Cláudio?
Em determinado momento da novela, entretanto, um grave acidente com o empresário Alfredo Fraga Dantas, pai de Cláudio, mudu o rumo de tudo. Dessa forma, Sônia criou uma ligação eterna com a família da alta sociedade.
Saiba mais sobre os ataques racistas na época de ‘Corpo a Corpo’
“Foi uma loucura, uma surpresa muito desagradável para todos nós. Para o autor, sobretudo para mim, para o Marquinhos. O Marcos Paulo chegava em casa e tinha recados na secretária eletrônica dele. Era aquela época da secretária eletrônica, né? Recados desaforados, revoltados e agressivos dizendo: ‘Eu não acredito nesse casal, você beijando aquela mulher horrorosa'”, contou Zezé.
Além disso, a triz ainda citou um caso específico que a marcou. “Teve um homem que foi horrível, eu fiquei chocada. Ele falou: ‘Se a Globo me obrigasse a beijar essa negra feia, eu lavaria a boca com água sanitária quando chegasse em casa’. Umas coisas horríveis”, destacou ela, que ponderou em outro momento: “Mas tinha muita gente que torcia (pelo casal)”.
Qual a história da novela Corpo a Corpo
Com direção de Dennis Carvalho e Jayme Monjardim, “Corpo a Corpo” era exibida no horário nobre. A trama destaca a ambiciosa, Eloá (Débora Duarte), casada com Osmar (Antonio Fagundes).O que ela queria era ascensão. Vingança, injustiça e ambição também tem espaço na história. No elenco, nomes como Glória Menezes, Hugo Carvana, Lilia Cabral, Stenio Garcia, Malu Mader, Odilon Wagner, José de Abreu e Andréa Beltrão.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino