Elas Por Elas: Tudo o que você precisa saber sobre a nova novela das 18h
Por Flavia Cirino - 25/09/23 às 15:00
Sai Marcelino (Levi Asaf), entra Mário Fofoca (Lázaro Ramos). O que tem em comum? Nada além de serem dois atores pretos, um mirim e outro já escolado. Mas igualmente marcantes!
Em “Elas Por Elas, novela que estreia nesta segunda-feira, 25 de setembro, na faixa das 18h, na Globo, Maria Clara Spinelli, Deborah Secco, Isabel Teixeira, Mariana Santos, Thalita Carauta, Karine Teles e Késia Estácio dão vida a sete amigas que, durante a juventude, eram inseparáveis.
Após a morte misteriosa do irmã de uma delas, essa amizade é desfeita. Ao encontrar uma foto do passado, na qual estão juntas, Lara (Deborah Secco) resolve promover um reencontro.
Criada originalmente por Cassiano Gabus Mendes durante a década de 1980, a nova versão é uma releitura assinada por Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Como inicia a história
1998. As jovens Lara (Deborah Secco), Taís (Késia Estácio), Helena (Isabel Teixeira), Adriana (Talita Carauta), Renée (Maria Clara Spinelli), Natália (Mariana Santos) e Carol (Karine Teles) se conhecem no curso de inglês e logo fazem amizade, tornando-se inseparáveis.
Entretanto, durante uma viagem de fim de semana, incluindo outros amigos, suas vidas mudarão para sempre. As sete serão apontadas como possíveis autores do crime que causou a morte misteriosa de um dos rapazes do grupo. A partir da tragédia, as melhores amigas se separam e nunca mais se veem.
- Lançamento de Elas Por Elas marca inovação em coletivas de imprensa
- Elas Por Elas tem a primeira protagonista trans das novelas brasileiras
2023. Já adultas, algumas com filhos e carreiras profissionais sólidas. Após 25 anos de afastamento, eis que vem o reencontro do antigo grupo.
Fortes emoções e mágoas do passado vêm à tona, abrindo espaço para revelações surpreendentes sobre a fatídica viagem de final de semana.
Quem matou Bruno?
Amargurada, de mal com a vida, Natália (Mariana Santos) só aceita reencontrar as antigas amigas para tentar descobrir o que realmente aconteceu com o seu irmão gêmeo.
Bruno (Luan Argollo) morre empurrado do alto de uma pedra em 1998, justamente a última vez em que as protagonistas se encontraram na casa de Helena (Isabel Teixeira).
O trauma fez com que a garota perdesse a memória, mas ela tem certeza de que uma das pessoas daquele grupo é a responsável pelo assassinato do gêmeo.
Sem o menor interesse em socializar, ela segue sua intuição de que vai descobrir o mistério ao retomar os laços com as amigas. E vai logo em cima de Carol (Karine Teles), que era louca apaixonada pelo rapaz. Ele, por sua vez, não correspondia. Na novela original, Natália era vivida por Joana Fomm. E o desfecho do “Quem matou”, foi surpreendente… A resposta está no terceiro parágrafo. Desvende!
Quem é Mário Fofoca?
No meio do caminho das personagens centrais, há um detetive. Ele é a promessa certa de movimentar ainda mais a história. Trata-se de Mário Cury, o Mário Fofoca, interpretado por Lázaro Ramos.
O personagem entra em cena quando Lara (Deborah Secco) decide contratá-lo como detetive para descobrir quem era a amante de seu marido. O que os dois nem desconfiam é que a tal mulher misteriosa está bem mais perto do que eles imaginam.
O ator, que era uma criança quando a primeira versão foi exibida, tendo o saudoso Luis Gustavo no papel, esta animadísismo. Apesar de não ter grandes lembranças, Lázaro pesquisou muito sobre Mário em outro trabalho.
“É um personagem que ‘voltou’ quando eu estava estudando pra minha primeira novela, como o Foguinho (“Cobras & Lagartos”) ele foi uma das inspirações. Sou admirador dos trabalhos de Luiz Gustavo e foi esse um dos motivos que me estimularam a fazer esta novela”, disse Lázaro à OFuxico.
O ator ressaltou o motivo de Mário ser atrapalhado: “É um detetive brasileiro, chio de malícia, engraçado. Ele gosta tanto de investigar que ele faz o caminho mais longo para chegar à solução. Vou defender até o último capítulo”.
Na trama original, Mário era mulherengo, o que não ganha destaque dessa vez,
Pausa para um amor conturbado
Rayssa Bratillieri e Filipe Bragança vivem um casal com um amor quase impossível na novela. Ela é a Ísis, filha de Adriana (Thalita Carauta). Ele, Giovanni, filho de Helena (Isabel Teixeira) com o ex-amor de Adriana, Jonas (Mateus Solano).
O maior obstáculo do jovem casal, claro, é o passado das respectivas mães, protagonistas de um drama amoroso. Jonas era namorado de Adriana, mas casou-se com Helena quando ela ficou grávida.
Músicas antigas estão de volta
A trilha sonora de “Elas Por Elas” terá sabor de saudosismo. Mas com pitadas de novidades também. A música de abertura – “Coisas da Vida” – continua, mas agora num feat de Ivete Sangalo, Preta Gil e Duda Beat.
O tema de Lara (Deborah Seco) é “All You Gotta do is Call Me” (“Basta Você Me Ligar”), de Kim Sola. Para Taís (Késia Estácio), a mesma anterior: “Você”, hit do saudoso Tim Maia. “Alma Sebosa”, de Johnny Hooker, é o tema de Adriana (Thalita Carauta). Para Natália (Mariana Santos), está “Sangue Latino”, do grupo Secos & Molhados.
Rita Lee, com o hit “Saúde”, Sydney Magal, “Meu Sangue Ferve por Você”, Gretchen com “Melô do Piripipi” e Marisa Monte com “Beija Eu” estarão lá.
Tem ainda Miley Cyrus (“Angels Like You”), Mart’nália (Don’t Worry, be Happy), e muito mais.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino