Em ‘Pantanal’, ‘dublê’ de sucuri ganha tratamento de protagonista

Por - 23/02/22 às 14:30

Em ‘Pantanal’, 'dublê' de sucuri ganha tratamento de protagonistaAlanis Guillen como Juma Marruá /Foto: Leandro Lima

A produção de arte de “Pantanal”, novela que estreia no dia 28 de março, está trabalhando a todo vapor. Dentre centenas de pedidos da direção, um chamou a atenção da equipe: providenciar uma sucuri de quatro metros de comprimento.  

Mas calma! O pedido não se trata de um animal de verdade, mas sim, de uma dublê que está sendo produzida cuidadosamente no Rio de Janeiro. No site oficial da novela, a produtora de arte Miriam Saback explicou mais sobre a confecção da “falsiane” e tratamento que ela irá receber.  

“Ela é maleável, temos que passar diariamente uma glicerina para não ressecar. Quando encomendamos, pedimos que houvesse a possibilidade dessa cobra entrar dentro da água. Materiais como esses não podem ficar no calor do Pantanal”, disse. 

Leia+:Pantanal: Conheça os principais personagens da fazenda de José Leôncio

“Mandamos fazer uma casinha, um compensado de madeira para abrigá-la. E não termina por aí. Para as gravações, precisamos deslocar essa cobra de uma fazenda para outra. Ligamos para a frota e pedimos um carro específico para a arte, com caçamba atrás, e encomendamos um rack com a medida da cobra”, contou. 

Foto: João Miguel Júnior/Globo

Quem acompanhou a primeira versão da novela, em 1990, na extinta TV Manchete, provavelmente vai se lembrar que a sucuri, na verdade, é o Velho do Rio (Osmar Prado). Ele se transforma no animal toda vez que uma pessoa está em perigo ou perdida na imensidão do Pantanal.

Na foto acima, feita pelo ator Leandro Lima, que dará vida ao personagem Levi, temos a atriz Alanis Guillen como Juma Marruá, uma das protagonistas da história de Benedito Ruy Barbosa.

Recentemente, outras curiosidades sobre a trama foram reveladas. Para se ter uma ideia, foram seis meses de pesquisa comandada por Miriam Saback. Ela e sua equipe mergulharam no universo pantaneiro até finalizar seu planejamento. Em seguida, mais alguns meses para encomenda e confecção dos objetos de cena que trazem vida aos cenários e remetem à realidade vivida pelos fazendeiros, peões e moradores da região, levando para todo o Brasil características importantes da cultura de um dos biomas mais ricos do país.

TRILHA SONORA ESSENCIAL

Quim (Chico Teixeira), Eugênio (Almir Sater) e Tião (Fábio Neppo), com Tadeu (Lucas Oliveira dos Santos) cantando envolta da fogueira em Pantanal
TV Globo/João Miguel Júnior

Como não poderia deixar de ser, a música tem um papel de destaque em “Pantanal”. Foi assim há 30 anos, na primeira versão, escrita por Benedito Ruy Barbosa, e será agora nesta nova versão escrita por Bruno Luperi. Almir Sater, que dá vida ao chalaneiro Eugênio; seu filho Gabriel Sater, que interpreta o peão Trindade; Chico Teixeira, que estreia como ator interpretando o peão Quim na primeira fase; e Guito, que dá vida ao peão Tibério na segunda fase são todos músicos e na dramaturgia serão alguns dos violeiros da novela.

“O Papinha (diretor artístico, Rogério Gomes) é um amante da música e queria um som legal, por isso a escolha dos violões foi tão importante. Ligamos para o artista e perguntamos como estão acostumados a tocar. Fizemos um violão para o Tibério, Quim e Trindade”, contou Mirica no release.

“O Gabriel Sater nos mandou todas as especificações e encomendamos um igual ao dele, envelhecemos de forma que ficasse uma réplica. Até brinquei que ele não saberia dizer qual é qual. O Almir ficou encantado com o violão que encomendamos para o Chico Teixeira. Ele adorou, tocou à beça”.

“No caso do Almir, liguei para ele, que me disse que os violões dele são muito antigos, têm cara de época. Ele deixou a gente dar uma ‘envelhecidinha’ estando ao lado, cuidando de tudo (risos). Portanto, é o único que usará seu violão próprio”, finalizou Mirica.

“Pantanal” é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.