Família é Tudo: Frida morreu ou sumiu? Saiba como será o naufrágio

Por - 04/03/24

Família é Tudo - naufrágio que causa a morte de Frida (Arlete Salles)Frida (Arlete Salles) morre mesmo em um naufrágio? - Foto: Reprodução/ TV Globo

Uma tempestade em alto-mar, com uma morte presumida, serão ponto de partida para o mistério que permeará Família é Tudo, novela de Daniel Ortiz. A trama estreia nesta segunda-feira, 04 de março, na faixa das 19h, na Globo.

Família é Tudo: Saiba como é a trama principal

Proporcionar o reencontro dos Mancini não é uma tarefa simples. Para marcar a reunião, uma viagem de cruzeiro é planejada, o que rendeu, para as equipes de produção da nova novela das 19h, uma trabalheira sem fim!

Para dar veracidade ao naufrágio, houve dez dias de gravações intensas de cenas que estarão nos primeiros capítulos da trama. E a fim de ambientar a sequência, a integração entre o conceito artístico e tecnologia, não faltou trabalho.

Família é Tudo: Conheça a atriz que interpreta o papel de Nathalia Dill, na infância

Efeitos visuais e especiais foram determinantes para materializar não apenas o navio, mas toda a ação presente no texto que nos leva ao sumiço da vovó após uma tormenta sem igual.

Tecnologia de sobra!

A sequência de cenas do temporal conta com o uso de efeitos especiais. Há inundações, quedas, curtos-circuitos e outros elementos de aventura para retratar o caos dentro do navio. Já o mar agitado foi todo criado com computação gráfica, que também adicionou fortes ventos e ondas gigantes.

Saiba tudo sobre a personagem de Arlete Salles

“O grande desafio é fazer tudo isso parecer real, conciliando o trabalho de pós-produção com a atuação do elenco. Tudo é gravado em um local estático, mas mostrará o navio em meio à tempestade”, conta Wesclei Barbosa, produtor de efeitos visuais, primeiramente.

Ele continua: “A computação mostra a onda gigante batendo no navio, água entrando no deck, nas cabines, além da área externa, criada com elementos virtuais. Temos os lados artístico e técnico unidos para contar essa história”, ressalta, em seguida.

Navio em uma piscina? Saiba tudo!

Enquanto a parte externa da embarcação tem totalidade de construção a partir de computação gráfica e elementos virtuais, a interna contou com recursos de pós-produção.

Após brilhar em Vai na Fé, Isacque Lopes terá papel importante na trama das 19h

Um shopping e um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro, por exemplo, serviram de locação para cenas de embarque e desembarque e takes na área de piscina.

Além da tecnologia envolvida na composição do navio e da cena da tempestade, esta é a primeira novela das 19h captada em 4K, com som imersivo Dolby Atmos. A trama terá exibição em 4K, pelo Globoplay.

Apesar de tudo isso, a pergunta que não quer calar e que vai permear a trama: a vovó morreu ou sumiu? Aguardemos!

---

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino