Mar do Sertão: Diretor artístico, Allan Fiterman começou no cinema internacional

Por - 16/08/22 às 03:00 - Última Atualização: 15 agosto 2022

Allan Fiteman de camisa cinzaAllan Fiterman assina a direção artística de 'Mar do Sertão' - Foto: TV globo/ Fábio Rocha

“Mar do Sertão” é a segunda obra de Allan Fiterman como diretor artístico, após sua estreia em “Quanto Mais Vida, Melhor!”, no ao passado. Nascido na capital de São Paulo há 50 anos, Allan Fiterman começou sua carreira em Los Angeles, nos Estados Unidos, trabalhando em vários setores da indústria cinematográfica. Trabalhou em curtas-metragens como fotógrafo, até dirigir seu primeiro longa “Living The Dream” (2006), filmado no exterior e estrelado por Sean Young e Danny Trejo.

De volta ao Brasil, fez “Embarque Imediato” (2009), com Marília Pêra e Jonathan Haagensen. Allan ainda se destacou pela direção de “Berenice Procura” (2017).

Na Globo, atuou como diretor do especial “Natal do Menino Imperador” (2008), no remake de “O Astro” (2011), nas novelas “Ciranda de Pedra” (2008), “Tudo Novo de Novo” (2009), “Cheias de Charme” (2012), “Geração Brasil” (2014), “Verdades Secretas” (2015), produção consagrada com o Emmy Internacional de Melhor Novela, “A Força do Querer” (2017), e no seriado “Louco por Elas” (2012); e como diretor geral da série “Mister Brau” (2015) e da novela “Sétimo Guardião” (2018).

O diretor detalhou como está sendo o desafio de ambientar o sertão nos Estúdios Globo: “No início dos trabalhos, nós viajamos para Pernambuco e Alagoas e gravamos, além de cenas com parte do elenco, imagens de paisagens que serão inseridas, com o auxílio de tecnologia, em sequências gravadas nos Estúdios Globo. Temos ainda, dentro dos Estúdios Globo, a nossa cidade cenográfica de Canta Pedra, inspirada no centro histórico de Piranhas (AL), o casarão da fazenda Palmeiral e a casa de Timbó, construídos respeitando as referências que trouxemos do nordeste”, contou.

“Acredito que essa ambientação também ganha um grande diferencial devido ao elenco escalado. Temos cerca de 20 atores nordestino que contribuem, não apenas trazendo representatividade para a trama, mas também com suas vivências que nos inspiram a criar esse sertão nos Estúdios Globo”, enfatizou Allan.

Cena de Mar do Sertão, sendo gravada em uma praça, sob direção de Allan Fiterman
Allan Fiterman assina a direção artística – Foto: TV Globo

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino