Relembre personagens presos injustamente nas novelas da TV Globo

Por - 11/11/22 às 09:00 - Última Atualização: 10 novembro 2022

fotomontagem de diego (nicolas prattes) em todas as flores, brisa (lucy alves) em travessia, donatela (claudia raia) em a favorita e timbó (enrique diaz) em mar do sertãoFoto: TV Globo/Estevam Avellar/Paulo Belote/Willian Andrade/João Cotta/Montagem

As novelas compõem o entretimento brasileiro há muitos anos, e conforme a tecnologia vai avançando e se atualizando, as tramas também vão acompanhando esse ritmo, buscando se adaptar à novela realidade e público que consomem o produto.

Porém, muitos elementos de uma boa história de novela são frequentemente mantidos pelos autores, e um elemento que é bastante usado para instigar e mover a trama é quando uma pessoa acaba sendo presa injustamente por um crime não cometido.

Em novelas atualmente em exibição (inéditas e reprisadas) quanto em títulos mais antigos, esse elemento está se fazendo fortemente presente, e nós do OFuxico vamos citar alguns exemplos a título de curiosidade. Confira!

DIEGO – TODAS AS FLORES

Diego (Nicolas Prattes) em Todas as Flores
Diego em Todas as Flores (Foto: TV Globo/Estevam Avellar)

A última novela brasileira a estrear nesses últimos meses, “Todas as Flores” vem sendo bastante abraçada pelo público, além de estar se adequando a um formato diferenciado, pois é uma atração exclusiva do Globoplay que ganha cinco capítulos inéditos toda semana.

Um dos núcleos é focado em Diego (Nicolas Prattes) garçom que acaba se envolvendo em uma roubada quando vai ajudar Olavo (André Loddi), e este, bêbado, bate o carro e mata uma pessoa. Todavia, Luís Felipe (Cassio Gabus Mendes) fez uma oferta ao rapaz: assumir a culpa em troca de R$ 100 mil e de um advogado de defesa.

Diego aceita a proposta, e acaba de fato sendo preso. Todavia, ele não recebe a ajuda de um advogado, e Olavo ainda arma um esquema para roubar de volta o dinheiro que foi entregue à família do garçom, deixando-os morando na rua do mesmo jeito, enquanto o rapaz segue na cadeira, influenciado por Samsa (Ângelo Antônio), também preso graças a Luís Felipe, a buscar vingança.

BRISA – TRAVESSIA

Brisa (Lucy Alves) em Travessia
Brisa em Travessia (Foto: TV Globo/Paulo Belote)

Outra novela que estreou há pouco tempo, “Travessia” se propôs a tratar do tema de fake News, principalmente em relação a Brisa (Lucy Alves), que é vítima de uma montagem na qual ela supostamente aparece jogando u bebê no lixo, e quando o clique começa a circular em sua região, ela é tacada pela população.

Fugindo do linchamento, ela acabe entrando no porta-malas do carro de Oto (Romulo Estrela), que acaba lhe dando abrigo e ajuda. Quando eles, porém, chegam ao Rio de Janeiro, uma arma acaba caindo próxima à moça sem ela notar, e os dois são presos em flagrante e inesperadamente.

Quando foram prestar depoimento na delegacia, com medo de ser atribuída à imagem editada que destruiu sua vida, Lucy não fala quase nada e ainda mente/esconde algumas informações, enquanto Oto, influenciado por Stenio (Alexandre Nero), joga a culpa nela pelo porte ilegal da arma, fazendo-a ser presa injustamente por um tempo, até que a consciência do rapaz pesa e o faz ajudá-la a sair de lá.

DONATELA – A FAVORITA

Donatela (Claudia Raia) em A Favorita
Donatela em A Favorita (Foto: TV Globo/Willian Andrade)

O quadro “Vale a Pena Ver de Novo” é um dos mais longevos e habituais da TV Globo, e atualmente, “A Favorita” está em sua última semana de exibição por ele, dividindo espaço com “O Rei do Gado”, e nessa clássica trama de João Emanuel Carneiro, o artificio da prisão injusta ocorre novamente.

Como sabemos, o mistério inicial ronda o fato de quem teria matado Marcelo (Flávio Tolezani): Flora (Patricia Pillar), presa por 18 anos pelo crime, ou Donatela (Claudia Raia), sua rival e irmã de criação. Em dado momento, é confirmado que a primeira de fato executou o assassinato, e com as garras de fora, ela consegue armar para a arquinimiga.

Primeiro, ela mudou os testemunhos de Cilene (Elizângela) e Salvatore (Walmor Chagas), que passaram a incriminar Donatela pela morte de Marcelo. Ainda, Salvatore chegou a ser morto por Flora, mas Donatela novamente culpada. Sem provas a favor de si, ela foi presa, precisando fingir a própria morte

TIMBÓ – MAR DO SERTÃO

Timbó (Enrique Diaz) em Mar do Sertão
Timbó em Mar do Sertão (Foto: TV Globo/João Cotta)

Os próximos capítulos de “Mar do Sertão“, atual novela das 18h, também contarão com o recurso da prisão injusta acontecendo, sendo Timbó (Enrique Diaz) a vítima da vez em meio a armações do Coronel Tertúlio (José de Abreu) e Saba Bodó (Weldher Rodrigues) com a ajuda de Deodora (Débora Bloch), que usarão o fazendeiro de bode expiratório pelo crime de uso de agrotóxicos.

Tudo começou quando o coronel e sua esposa receberam a visita do delegado Floro Borromeu (Leandro Daniel), que resolvem encontrar um novo culpado pelo uso de pesticidas em Canta Pedra. Timbó acaba sendo o escolhido, e inicialmente, é chamado para ser sócio de Tertúlio, convite que ele aceita sem nem imaginar as intenções do criminoso. Enquanto isso, Deodira entregará uma matéria para Eudoro Cidão (Érico Brás) publicar em seu jornal, cujo texto afirma que todos os produtos cultivados na fazenda são orgânicos.

Posteriormente, ela dará um jeito de implantar galões de pesticidas na fazenda de Timbó, e fará uma denúncia anônima à polícia, e quando o delegado chegar na fazenda do sertanejo, ele levará Tereza (Clarissa Pinheiro) à cadeia, e quando ela não apresentar explicações convincentes, ele prenderá Timbó.

DAVI – ALÉM DA ILUSÃO

Davi (Rafael Vitti) em Além da Ilusão
Davi em Além da Ilusão (Foto: TV Globo/Victor Pollak)

Uma novela que terminou recentemente na faixa das 18h da TV Globo, “Além da Ilusão” foi um extremo sucesso na faixa etária das 18, acompanhando principalmente a história do ilusionista Davi (Rafael Vitti), que na primeira fase da trama, era extremamente apaixonado por Elisa (Larissa Manoela), mas o pai da moça, Matias (Antonio Calloni), não aprovava o relacionamento, fazendo de tudo para separá-los.

Em dado momento, o patriarca prende a filha, mas esta foge para fugir com Davi e serem felizes, mas Matias descobre, empossa sua arma e vai atrás dos pombinhos, com o objetivo de matar o ilusionista e “resolver tudo de uma vez por todas”. Porém, ele erra o tiro e mata a própria filha, que cai morta nos braços do amado.

Ainda, ele mexe os pauzinhos com sua influência, e coloca Davi na prisão como culpado pela morte de Elisa, alterando o laudo das digitais da arma do crime, e mentindo nos testemunhos. Na segunda fase, o mágico escapa da prisão injusta em que foi colocado, muda de nome e vai atrás de provar sua inocência, enquanto se apaixona por Isadora (Larissa Manoela), irmã de Elisa.

MÃE LUCINDA – AVENIDA BRASIL

Mãe Lucinda (Vera Holtz) em Avenida Brasil
Mãe Lucinda em Avenida Brasil (Foto: Rede Globo/Renato Rocha Miranda)

E vamos de mais uma novela de João Emanuel Carneiro? “Avenida Brasil” é possivelmente a mais querida pelos fãs do autor, e novamente temos esse artificio da prisão injusta igual em “A Favorita” e “Todas as Flores“, mas desta vez, apenas na reta final da trama, quando a historia passa a focar no mistério de quem foi o responsável por matar Max (Marcelo Novaes).

Em meio às investigações, Mãe Lucinda (Vera Holtz) assume a culpa pelo assassinato do filho, mas a trama deixa claro que ela assumiu a culpa no lugar do verdadeiro assassino, tal qual fez Diego na atual novela do Globoplay. Ela segue presa até o fim da novela, quando Carminha (Adriana Esteves) assume a responsabilidade pelo crime de ter matado seu ex-amante, cumprindo sua pena e até saindo da cadeia anos depois.

MARIA FÁTIMA – VALE TUDO

Raquel (Regina Duarte) e Maria de Fátima (Gloria Pires) em Vale Tudo
Raquel e Maria de Fátima em Vale Tudo (Foto: TV Globo/SL-857)

E vamos encerrar a lista com uma grande e clássica novela da TV Globo: “Vale Tudo“, que contou especificamente em sua reta final com o grande mistério de “quem matou Odete Roitman” (Beatriz Segall), uma das personagens mais inescrupulosas da trama, que era cheia de personagens dúbios, como Maria de Fátima (Gloria Pires) e Leila (Cassia Kis), e as três acabam ficando no centro de uma das maiores reviravoltas da televisão brasileira.

Quando a ricaça é morta, começa-se as investigações para saber quem fora o autor da morte, e a culpa cai sobre Maria, que apesar de não ser nem um pouco santa, não era a verdadeira culpada pelo assassinato, mas seu nome apareceu muitas vezes no depoimento, e sua irmã chegou a emocionar que Fátima e Odete tinham o mesmo amante, assim como suas atitudes ambíguas do passado. A moça ainda tentou fugir, piorando e muito a sua situação.

É então revelado que foi Leila quem matou Odete Roitman, pensando se tratar da própria Maria de Fátima, que havia se envolvido romanticamente com seu marido, Marco Aurélio (Reginaldo Faria), diretor da TCA. Quem diria não é mesmo? Por isso essa novela foi tão icônica!

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,,,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.