Maléficas! Relembre vilãs icônicas escritas por João Emanuel Carneiro

Por - 05/11/22 às 10:00 - Última Atualização: 4 novembro 2022

fotomontagem de carminha (adriana esteves) em avenida brasil, zoé (regina casé) e vanessa (leticia colin) em todas as flores e flora (patricia pillar) em a favoritaFoto: TV Globo/ Alex Carvalho, Estevam Avellar e Renato Rocha Miranda

João Emanuel Carneiro é com certeza um dos maiores dramaturgos brasileiros da modernidade, emplacando diversas novelas bem-sucedidas na TV Globo, como “A Favorita” (atualmente no ar no “Vale a Pena Ver De Novo”) e “Avendia Brasil”, além de escrever a atual novela do Globoplay, “Todas as Flores”.

Com as obras citadas já podemos destacar uma grande característica do escritor: ele cria vilãs grandiosas e icônicas para sua trama, e OFuxico vai relembrar cada uma delas para você logo abaixo. Só cuidado para não ser vítima de alguma maldade!

BÁRBARA – DA COR DO PECADO

bárbara (giovanna antonelli) em da cor do pecado
Bárbara (Foto: TV Globo/Gianne Carvalho)

Logo em sua novela como autor titular, João Emanuel Carneiro já nos presenteou com Bárbara (Giovanna Antonelli), noiva de Paco (Reynaldo Gianecchini) e uma mulher extremamente manipuladora e ardilosa, capaz de tudo para conseguir o que quer, como acabar com o romance do noivo e Preta (Taís Araujo) e ficar com a herança de Afonso (Lima Duarte), pai de Paco, mudando radicalmente de vida.

Para que seu golpe seja bem-sucedido, Bárbara desenvolve as mais diversas maldades ao decorrer da trama, inclusive com a ajuda de Kaíke (Tuca Andrade), seu amante fiel no crime, como fingirem que o filho dos dois tem Paco como pai e fazer parecer que Preta comprou quase cinquenta mil reais em eletrodomésticos e móveis para a sua casa com os cartões de crédito do namorado. E isso foram só dois dos planos!

LEONA E ELLEN – COBRAS E LAGARTOS

Leona (Carolina Dieckmann) e Ellen (Taís Araújo) em Cobras e Lagartos
Ellen e Leona (Foto: TV Globo/Willian Andrade)

Recuperando a audiência perdida na faixa das 19h após o fracasso de “Bang Bang”, “Cobras e Lagartos” foi outro acerto de João, que contou com mais duas vilãs icônicas: as interesseiras Leona (Carolina Dieckmann) e Ellen (Taís Araujo).

A primeira era a sobrinha malvada do milionário Osmar Pasquim (Francisco Cuoco), desejando a herança que o magnata deixara para a sobrinha ingênua, Bel (Mariana Ximenes), contando com a cumplicidade de Estêvão (Henri Castelli), noivo de Bel e amante dela para armar para cima da moça.

Já a segunda trabalha na loja que é o principal cenário da novela, e mesmo sem recursos, era viciada em compras e não descia do salto, e enxergava em Leona uma inspiração de vida. Quando Foguinho (Lázaro Ramos) chega a pôr as mãos temporariamente na herança de Omar, ela o manipula e arma um casamento com ele usando seus sentimentos dele por ela a seu favor, cuja cena dos moradores de rua invadindo é icônica até hoje!

FLORA – A FAVORITA

flora (patrícia pillar) em a favorita
Flora (Foto: TV Globo/Renato Rocha Miranda)

Se Carneiro havia criado vilãs icônicas nas novelas anteriores, foi em “A Favorita” que ele se consagrou como escritor de malfeitoras dos folhetins brasileiros, e o público está tendo a chance de rever as atitudes malvadas e impiedosas de Flora (Patricia Pillar) nas tardes da Globo.

Aliás, vale ressaltar que, no início da trama, ninguém sabia entre a malvada e Donatella (Claudia Raia) quem era a vilã da história, ficando um tempo nessa dualidade e até tendendo para a última citada, até que a cena de revelação, lembrada até hoje, acontece, deixando todos em polvorosa.

A partir de então, além de ter matado Marcelo (Flávio Tolezani) e sequestrado Halley (Cauã Reymond) no passado, ela coloca suas vilanias em prática, demonstrando toda a sua psicopatia, praticando diversos assassinatos (Salvatore, Maíra, Dodi e Gonçalo), colocar Donatella na prisão e até mesmo sequestrar Lara (Mariana Ximenes), entre muitas outras coisas vis.

CARMINHA – AVENIDA BRASIL

carminha (adriana esteves) em avenida brasil
Carminha (Foto: TV Globo/Alex Carvalho)

E chegamos possivelmente na maior vilã não só de João Emanuel Carneiro ao lado de Flora, mas que também figura na lista das vilãs mais amadas e lembradas das novelas brasileiras. Se “Avenida Brasil” fez sucesso estrondoso, boa parte disso foi graças à Carminha (Adriana Esteves), que além de interesseira, aproveitadora, mentirosa e manipuladora, era dona de um carisma inigualável, que a faz ser inspiração de memes até os dias de hoje.

Além de se casar diversas vezes por interesse, seja com Genésio (Tony Ramos) ou Tufão (Murilo Benício), ela sempre armou tudo com seu amante, Max (Marcelo Novaes), ela chegou a jogar Rita/Nina (Mel Maia/Débora Falabella) ainda criança no lixão, assim como fez com Batata/Jorginho (Bernardo Simões/Cauã Reymond) assim que este nasceu no passado, mesmo que depois o adote com Tufão. Ainda, ela faz Max se casar com Ivana (Letícia Isnard), sua cunhada, além de engravidar de Agatha (Ana Karolina Lannes) e fingir que ela é fruto de seu casamento (e humilhar a menina por estar acima do peso).

Após descobrir a verdade sobre Nina, elas fazem um verdadeiro jogo de gato e rato, com direito a Carminha enterrando a cozinheira viva. Porém, trazendo mais camadas para a personagem, ela chega passar por uma espécie de redenção quando sabemos a criação que ela recebeu e quando a mesma mata Max enlouquecido no fim da trama e ainda se entrega à polícia quando tinha a chance de matar seus maiores desafetos, e após sair da prisão, demonstra ter mudado.

ATENA – A REGRA DO JOGO

atena (giovanna antonelli) em a regra do jogo
Atena (Foto: TV Globo/João Miguel Júnior)

Giovanna Antonelli chegou a viver mais uma vilã icônica de João Emanuel Carneiro ao dar vida à Atena em “A Regra do Jogo”, e novamente, temos uma pessoa oportunista que fará de tudo para subir na vida, e neste caso, ela escolheu Romero (Alexandre Nero) para ser sua vítima da vez. Porém, uma característica dela é não saber economizar, sempre gastando tudo que obtém em golpes, fazendo-a precisar de um novo estelionato sempre.

KAROLA E LAURETA – SEGUNDO SOL

karola (deborah secco) e laureta (adriana esteves) em segundo sol
Karola e Laureta (Foto: TV Globo/João Cotta)

Como uma vilã já não estava bastando, João em “Segundo Sol” então trouxe à tona duas grandes vilãs: Karola (Deborah Secco) e Laureta (Adriana Esteves, em sua segunda vilã do autor), sendo a primeira descrita como “ambiciosa e manipuladora” e a segunda “cruel e perigosa”, que tornaram a vida de Luzia (Giovanna Antonelli) um inferno para protegerem seus próprios interesses, assim como mandar Roberval (Fabrício Boliveira) para a África após este ter um caso com Laureta, que também é uma cafetina cruel.

Entre golpes da barriga, assassinatos e até mesmo mandato de tráfico de drogas e outros crimes, as duas vão se envolvendo em situações maquiavélicas para manterem seus status quo e influência intactos, independente das vítimas que cruzarem o caminho delas. Porém, elas chegam a descobrir que são mãe e filha e até mesmo a estarem de lados opostos, e é Laureta que mata Karola após esta salvar Valentim (Danilo Mesquita) de um tiro, enquanto a primeira é finalmente rendida e presa pro seus crimes.

VANESSA E ZOÉ – TODAS AS FLORES

zoé (regina casé) e vanessa (leticia colin) em todas as flores
Zoé e Vanessa (Foto: TV Globo/Estevam Avellar)

E chegamos por fim na atual novela de João Emanuel Carneiro, que mesmo estando em outro formato no streaming, conta com duas grandes vilãs de cair o queixo e capazes de rivalizar com qualquer outra esta lista: Zoé (Regina Casé) e Vanessa (Letícia Colin), que coincidentemente ou não, são mãe e filha e compartilham muitas vezes da mesma personalidade vil e até mesmo de alguns objetivos em comum na trama.

Zoé é uma moça bem-sucedida que é sabido ter tido um passado pobre, mas a maneira com ascendeu na vida é envolta pro mistérios, inclusive envolvendo ações criminosas com a fazenda-escola da Fundação Cinco Horizontes, uma obra social de fachada que realiza tráfico humano e trabalhos análogos à escravidão, que vem sendo investigada por Guiomar (Ana Beatriz Nogueira). Todavia, a relação dela com Maíra (Sophie Charlotte), filha de quem se aproximou após anos sem se verem apenas para um transplante de medula à Vanessa, aparenta estar a amolecendo, mesmo que muito pouco.

Já Vanessa, essa não aparenta ter chance de amolecer de jeito nenhum! Ciente do plano da mãe para usar a irmã e curar sua leucemia, a patricinha então colocou suas garras ainda mais para jogo, demonstrando não ter um pingo de afeto por Maíra, de quem zomba sempre que pode e faz comentários extremamente capacitistas e preconceituosos com orgulho e sem pudor, e até chegou cogitar a matá-la empurrando de um prédio. Ah, não podemos esquecer que ela também trai o noivo Rafael () com Pablo (), quem não assume por ser pobre e ainda usa de comparsa nas suas maquinações, e mente o quanto for necessário para conseguir o que quer.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.