Renascer: Venâncio sente desejo por Santinha? Saiba qual segredo do capataz!

Por - 24/01/24 às 09:16

Renascer - Quitéria (Belize Pombal), Maia Santa (Duda Santos) e Venâncio (Fábio Lago)Venâncio é o verdadeiro terror da família - Foto: TV Globo/ Fábio Rocha

Mal estreou, “Renascer” já destaca alguns mistérios. Um dos mais intrigantes, sugere um incesto. Marianinha, a irmã de Maria Santa (Duda Santos), que não teve o rosto revelado, teria sido abusada pelo pai?

Venâncio (Fábio Lago) e Quitéria (Belize Pombal) sempre discutem quando a filha mais velha é citada. Ela foi expulsa de casa porque estava grávida. Em uma discussão, Quitéria afirmou que o marido “jogou ela na rua da amargura e de bucho cheio”.

Na versão original, exibida na TV Globo em 1993, Marianinha é largada pelo pai e fica sem rumo até ser acolhida pelo turco Rachid, agora vivido por Gabriel Sater, à época interpretado pelo saudoso Luis Carlos Arutin.

O libanês acolhe a jovem, cria o filho gerado por ela e, logo após, eles vão embora da região. A cena não foi exibida na primeira versão.

Renascer - Rachid (Gabriel Sater)
Rachid (Gabriel Sater) -Foto: TV Globo/Estevam Avellar

Qual o segredo de Marianinha?

A jovem se casará com Rachid, dá à luz ao bebê do qual estava grávida e ainda tem mais cinco filhos com o marido. Antes de morrer, no entanto, ela trata de garantir uma reviravolta na trama.

Marianinha deixa uma carta endereçada a irmã, Maria Santa. A primogênita de Quitéria e Venâncio revela, em detalhes, quem é o verdadeiro pai de seu primeiro filho.

As pessoas da região acreditam que o homem responsável por engravidar Marianinha seria Belarmino (Antonio Calloni), mas ela conta que, na verdade, seu filho é o fruto de um estupro.

Quem é o pai do bebê de Marianinha?

Benedito Ruy Barbosa definiu em seu texto original que o próprio pai abusou e engravidou a filha, antes de expulsá-la de casa. Isso mesmo. Venâncio, não por acaso, morre de ciúmes de Maria Santa e não aceita o namoro dela com José Inocêncio (Humberto Carrão).

Quitéria vai, mais uma vez, encarar Venâncio e jogar a verdade, numa tentativa de impedir que ele repita com Santinha: “Num vai acontecê co’ela que nem aconteceu co’a ôtra, home do céu”, diráela.

Apesar de o marido ignorar a existência de Marianinha, afirmando que a considera morta, Quitéria a defenderá: “Têmo, filha sim e sabe lá Deus por onde anda a pobre. E têmo um neto também! Que a gente nem sabe se é minino home ou minina mulé, se tá vivo ou se tá morto”, dirá a dona de casa.

A verdade virá à tona

Ao sentir desejo pela filha caçula, Venâncio vai insinuar que foi o responsável pela gravidez de Marianinha, sua primogênita.

“Como é bunita! É inté pecado fala, mais essa diaba chega a sê mais bonita que a ôtra! E é minha fia, disgraça! Num posso dexá ‘contecê aquilo ôtra veiz! É, Venâncio, cênum pode!”, dirá o capataz.

Sozinho, ele ficará observando Santinha recolher roupas do varal. O capataz vai lançar olhares de desejo, observando as coxas da filha, que não perceberá.

Ao vê-lo, Maria Santa, sem malícia, perguntará se ele quer algo ou se aconteceu alguma coisa. O pai muda a expressão e manda que ela entre em casa.

“Eu num posso permitî que uma desgraça daquelas aconteça de novo! Num posso!”, repetirá o capataz para si mesmo.

Quitéria teme que a história se repita

Nas cenas que estão previstas para esta quarta-feira, 24 de janeiro, Quitéria falará com a patroa, Nena (Quitéria Kelly), sobre a filha e será aconselhada a conversar com Maria Santa para explicar que o pai não pode tocar suas partes íntimas.

José Inocêncio (Humberto Carrão) também estranhará o fato de o jagunço não querer nem recebê-lo para falar da filha. Ele, então, ficará a par da fofoca de que Venâncio “cria as filhas para ele mesmo”. 

Vale ressaltar que não há, por enquanto, atriz escalada para interpretar a Marianinha.

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino


×