José Inocêncio se finge de morto e organiza seu próprio velório
Por Esther Rocha - 24/01/24 às 16:18 - Última Atualização: 1 fevereiro 2024
Atualizada em 01/02 às 13h48
No sexto capítulo de “Renascer”, que vai ao ar nesta segunda-feira, 29 de janeiro, José Inocêncio (Humberto Carrão) cai em uma nova emboscada preparada pelo Belarmino (Antônio Calloni).
Encontro de José Inocêncio e Santinha repete o encanto da primeira versão da novela
‘Beber’ defunto vivo
Quando essa tocaia foi exibida em 1993, José Inocêncio (então vivido por Leonardo Vieira) levou um tiro e retornava à sua fazenda empenhado em enganar seu arqui-inimigo. Com a ajuda de Deocleciano e Jupará – interpretados por Jackson Antunes e Leonardo Brício respectivamente – ele organizou um velório fictício com tudo que um defunto abastado teria direito, se deitou em uma mesa com flores e adornos de velas e, coberto por um lençol branco, se fingiu de morto e chamou os moradores da região para cantar e beber em sua honra.
Renascer: Venâncio espanca Maria Santa. Veja como foi a cena em 1993
Certo de ter conseguido abater o coronelzinho, Berlamino (José Wilker) compareceu ao velório e ainda mentiu para Damião e Jupará dizendo que antes de viajar José Inocêncio havia negociado a venda fazenda com ele e recebido parte do dinheiro. Na mesma conversa ele demitiu os dois braços direito do coronelzinho e a cozinheira Inácia, que foi interpretada por Solange Couto na primeira fase.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular
Antes de deixar o velório Belarmino ficou a sós com o “defunto” por alguns instantes e, olhando para o “corpo”, confessou com ar de deboche que foi o autor da tocaia. Essa confissão foi de grande valia para o plantador de cacau no decorrer da novela.
Relembre a abertura da primeira versão de “Renascer”
Momento divertido
Ainda em 1993, num momento do velório José Inocêncio pedia para um dos empregados assumir o lugar de morto para que ele pudesse ir ao banheiro:
“Morre um pouco aqui”, dizia o personagem de Leonardo Vieira.
Pra que?”, perguntava Deocleciano.
Porque eu preciso dar uma mijada”, respondia José Inocêncio apertando suas partes para não se molhar todo.”
Renascer: Fazendas cacaueiras são reproduzidas nos Estúdios Globo
Belarmino pede a Venâncio (Fábio Lago) para matar José Inocêncio. Como a cronologia dos acontecimentos não é exatamente igual a versão de 1993, desta vez o velório falso foi alterado para o terceiro atentado sobre pelo coronelzinho.
José Inocêncio (Humberto Carrão), após reencontrar Santinha (Duda Santos), marcará seu casamento com a jovem. No entanto, o que parecia ser um momento de felicidade se transformará em tragédia quando José Inocêncio for vítima de uma emboscada no meio da mata, e levará um tiro e ficará urrando de dor e ouvindo estas palavras: “Lhe pegaram, José Inocêncio. Dessa vez, lhe pegaram de jeito.”
O que vai acontecer
Desta vez, José Inocêncio estará distraído em seu cavalo, voltando do bordel de Jacutinga (Juliana Paes), onde foi encontrar Santinha, rindo da história sobre Santinha engravidar de um simples beijo. Ele sangrará no chão, acreditando que este seja o seu fim. No entanto, uma reviravolta surpreendente ocorrerá, permitindo que ele não apenas escape da morte, mas também planeje seu próprio velório para desmascarar aqueles que tentaram tirar sua vida.
A notícia falsa de sua morte se espalhará rapidamente, mas ele será resgatado por Deocleciano (Adanilo) e Jupará (Evaldo Macarrão). Inácia (Edvana Carvalho) cuidará de seu ferimento, enquanto o coronelzinho convocará os coronéis vizinhos para seu próprio velório, deitando-se na mesa da sala e cobrindo-se com um lençol.
Confissão ao pé do defunto
Como na primeira versão da novela, Belarmino (Antônio Calloni) confidenciará, em particular, ao suposto morto, que foi ele quem tentou tirar sua vida, fazendo o que os matadores contratados não conseguiram realizar. Firmino também aparecerá e começará uma discussão com Belarmino sobre quem ficará com as terras de José Inocêncio, enquanto este ouve tudo sem reagir.
Noiva ou viúva
Enquanto isso, Santinha ficará devastada com a notícia da morte, vendo seu noivado desmoronar em questão de horas. Ela se culpará, acreditando que seu pai, Venâncio, voltou para vingar-se.
Antes de ser alvo do tiro, que posteriormente os telespectadores descobrirão que foi de raspão, o coronelzinho visitará o bordel ao saber sobre o leilão da virgindade de Santinha, um mês após o incidente na porta do estabelecimento.
Só vai se for casada
Jacutinga não permitirá que José Inocêncio leve Santinha de forma tão simples. Ela não deseja seu dinheiro, mas exige que a jovem se case em sua casa para poder ficar com seu amado.
Em um momento de arrependimento, José Inocêncio pede perdão a Maria Santa e se oferece para buscar seus pais. No entanto, ela o rejeita, considerando tarde demais.
“Me perdoa, Maria Santa… Se eu soubesse que fosse acontecer tanta coisa, eu não teria me atrevido a ir até lá”. Ela responderá: “Eu fico filiz que se tenha se atrevido. Apesar da tristeza que senti pelo resto”. “Você sabe do paradeiro dos teus pais? Eu posso ir atrás deles e explicar tudo e…”, falará o coronelzinho. Ela rebaterá que é tarde para isso.
Com um gesto respeitoso, ele beija a testa dela e faz uma pergunta crucial:
“Você quer se casar comigo?” Maria Santa concorda com a cabeça, e todas as mulheres na casa aplaudem e gritam “Viva o noivo!” e “Viva a noiva!” em um momento de alegria e celebração.
As cenas irão ao ar neste sábado, dia 27.
Resumo dos próximos capítulos
Sexta – 26 de Janeiro
Maria Santa comunica a Venâncio que está grávida. Venâncio decide ir embora com Quitéria e abandona Maria Santa na porta da casa de Jacutinga. Jacutinga acolhe Maria Santa e orienta suas meninas a não comentarem sobre a presença da filha de Venâncio no bordel. José Inocêncio diz a Padre Santo que vai atrás da Maria Santa. Belarmino procura José Inocêncio e conta que Venâncio foi embora levando Santinha. Ele se desespera. Jacutinga percebe a pureza de Maria Santa. Norberto comenta com Firmino sobre a presença de uma menina nova no bordel. Belarmino se depara com Maria Santa ao chegar à casa de Jacutinga.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular
Sábado – 27 de Janeiro
Belarmino e Firmino disputam a atenção de Maria Santa na casa de Jacutinga. Maria Santa conta a Jacutinga que foi José Inocêncio quem a beijou. José Inocêncio reforma a fazenda com o dinheiro da venda do cacau e a ajuda de Deocleciano e Jupará. Jacutinga repreende Juliete por reclamar de Maria Santa. Inácia sente que algo de ruim pode acontecer. José Inocêncio aceita comprar a safra de cacau de Belarmino, em troca de informação sobre o paradeiro de Maria Santa. Nena fica aflita ao ver Belarmino saindo de casa armado. José Inocêncio reencontra Maria Santa na casa de Jacutinga e os dois se emocionam. Belarmino fica de tocaia a espera de José Inocêncio e atira contra ele.
Quem é Mel Muzzillo, a bela que roubou olhares na festa de Renascer?
Segunda – 29 de Janeiro – Renascer
Inácia cuida dos ferimentos de José Inocêncio. Deocleciano e Jupará fingem a morte de José Inocêncio e convidam Belarmino e Firmino para o suposto velório. Belarmino mente para Deocleciano afirmando que comprou a fazenda de José Inocêncio antes da ‘morte’ do fazendeiro. Firmino desconfia de Belarmino. No falso velório, Belarmino se sente vitorioso e confessa ter atirado em José Inocêncio, que escuta a confissão. José Inocêncio se levanta e assusta Belarmino ao aparecer vivo. Ele obriga o coronel a vender sua fazenda para ele. Enfurecido e humilhado, Belarmino se vinga também de Firmino. Ao voltar para casa, Belarmino é assassinado em uma emboscada.
Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.