Resumo dos capítulos de Mulheres Apaixonadas de 20/10 a 03/11

Por - 16/11/23

Resumo dos capítulos de Mulheres Apaixonadas: Fred e Raquel

Sexta  – 20 de outubro – Mulheres Apaixonadas

Fernanda pede para se confessar. Helena acalma Salete e garante que em breve ela verá a mãe. Fred aparta uma briga entre Paulinha e Clara. César alerta Lorena que Téo pode ficar com uma sequela no campo visual. Onofre se surpreende quando César conta que Laura tentou chantageá-lo. Salete se abraça a mãe, que pede que ela não sofra. Fernanda pede para Helena perdoá-la e confessa que Lucas é seu filho e de Téo.

Cauã Reymond diz que morreu de frio para gravar cena de sexo em Terra e Paixão

Helena fica atônita, mas promete que continuará a amar o filho como sempre amou. Fernanda começa a passar mal, a equipe entra em ação, Helena protege Salete para que ela nada veja. Os médicos constatam que Fernanda não tem mais reflexos. Lorena se propõe a pagar um psicólogo para Paulinha. Gracinha mostra o apartamento para os pais. Inês se coloca contra a doação de órgãos, mas Salete exige que a vontade da mãe seja cumprida. Estela faz os preparativos para o leilão. A morte de Fernanda é anunciada e a equipe do transplante chega ao hospital. Helena leva Salete para a sua casa. Lucas e Salete se abraçam com lágrimas nos olhos.

Segunda – 23 de outubro  – Mulheres Apaixonadas


Salete conta que sua mãe morreu e que agora ela não tem mais ninguém. Lucas abraça Salete e garante que ela tem a ele. Inês reclama com Wilma da falta de dinheiro, quer saber do dinheiro no banco e garante que Salete não vai ficar no bem bom e ela sem nada. Wilma confidencia a Natália que tem uma conta conjunta com Fernanda. Carlão e Irene voltam de São Paulo.

Estela desfila os vestidos para Alzira e Padre Pedro, que engole em seco. O médico reafirma a necessidade da cirurgia para Hilda e avisa Leandro que o amor do cônjuge é muito importante. Helena fica com raiva ao se dar conta que toda a família de Téo sabia da mentira. Onofre apóia César ao saber de todo o ocorrido com Laura. Luciana abraça o pai, feliz por vê-lo recuperado. Wilma pega Salete. Lucas se chateia com a mãe porque deseja ir ao cemitério e garante que gostava muito de Fernanda. Téo chora ao saber da morte de Fernanda.

No velório, todos se comovem quando Salete beija a mãe. Helena chega com Lucas no cemitério. Ele se desprende da mãe e dá a mão a Salete. Os dois seguem à frente do cortejo. Rafael conversa com Helena e garante que Téo procurava Fernanda somente quando brigava com ela. Téo se lembra que havia prometido a Salete que nada de mal ocorreria à sua mãe e chora, Luciana o acalma e promete dar uma passada na casa de Salete.

Fotógrafos registram quando Lucas e Salete jogam juntos uma flor no túmulo de Fernanda. Rosinha ironiza sobre a moderna educação da escola, que facilita até romance de professora com aluno. Inês constrange Wilma ao pressionar Helena para saber quando Téo sairá do hospital. E ainda deixa claro que era ele quem sustentava a casa e que ela está sem um tostão. Salete insiste em visitar Téo e Helena promete levá-la em um outro dia. Lucas também pressiona para ver o pai, deixando Helena irritada. Gracinha avisa Marta que vai se mudar e ela percebe as chaves do apartamento de Cláudio.

Terça – 24 de outubro – Mulheres Apaixonadas


Edwiges aceita convite de Cláudio para almoçar. Helena reclama que Pérola não foi ética ao esconder o segredo de Téo. Pérola acusa-a de ter dado em cima de Téo quando eles ainda eram casados e de jamais tê-lo amado como ele a amou. Helena puxa a toalha da mesa jogando tudo no chão. Rosinha briga com Raquel e Santana na reunião. Marcos conta para Dóris que não deu o colar para a esposa e que se ela quiser pode passar na suíte para buscá-lo.

Afrânio avisa Rebeca que vai pedir o divórcio. Rafaela e Clara deixam claro para Paulinha que Oswaldo será muito bem vindo na festa. Ana se preocupa com a possibilidade de Expedito ir para Nova York. Vidinha abraça Lorena que chora de saudades o ex-namorado. Luciana leva uma boneca linda para Salete e as duas saem. Helena só ouve quando Lucas sugere que Salete venha morar com eles. Téo abre os olhos e vê Salete que sorri para ele e o abraça.

Quarta – 25 de outubro  – Mulheres Apaixonadas


Téo garante que preferia ter morrido no lugar de Fernanda e que tentou protegê-la. Salete afirma que não quer morar com a avó e sim com ele, que promete conversar com Inês. Edwiges comenta que está pensando em ir a Nova York, se Expedito for para lá mesmo. Cláudio propõe que eles se casem e passem a lua de mel lá e ela nada responde. Ele corre com a moto obrigando-a a dizer que o ama. Quando ele pára na porta da escola ela tem um ataque de fúria. Oswaldo se assusta ao saber que Nair ligou. Paulinha sai correndo ao ouvir o nome da mãe.

Marcinha e Fred se encontram na biblioteca e conversam sobre poesia. Marina pensa em ir com Expedito para Nova York. Lorena pede que Helena espere uns dias para conversar com Téo. Wilma recrimina Inês por ter falado de dinheiro com Helena. Salete chega cheia de compras feitas por Luciana. Inês avalia o tecido do vestido, bem mercenária. Diogo e Luciana se despedem. Ele garante que a história de amor entre eles ainda não acabou. Helena entra no quarto de Téo.

Quinta – 26 de outubro – Mulheres Apaixonadas


Helena anda pelo quarto, nervosa. Téo pergunta por Lucas. Paulinha chora, quando Marcinha fala da mãe. Cláudio manda Gracinha fazer o que quiser no apartamento sem ligar todas as vezes para consultá-lo. Gracinha não gosta do jeito que ele a trata. Onofre tenta acalmar Marta, que não fala em outra coisa a não ser a loucura que é deixar Gracinha e os pais no apartamento de Cláudio. Helena reclama que não consegue levar a sua vida para frente.

Heloisa debocha quando Vidinha pergunta pelos slides. Ela retruca que vai viajar de novo e talvez Sérgio vá com ela, deixando Helô furiosa. Lorena conversa carinhosamente com Diogo, que arruma suas malas. Helena se aborrece quando Lucas conta que Salete foi ao hospital e promete levar o filho. Marcos chama Yvone na rua, que não responde. Raquel avisa Fred que Marcos está rondando o bairro. Marcinha e Rodrigo veem as fotos de César e Helena.

– Onofre avisa Laura que só não a despediu, porque César pediu que ele não o fizesse. Dóris faz um escândalo, quando Flora espeta, acidentalmente, seu braço com a agulha, enquanto costura sua blusa. Carlão sente-se mal, quando briga com a filha, obrigando-a a pedir desculpa para a avó. Fred leva flores para Raquel. Ela agradece com um beijinho. Marcos manda por Yvone uma coroa de flores para Raquel, que avisa Fred para tomar cuidado porque o ex-marido está rondando o bairro.

Sexta  – 27 de outubro – Mulheres Apaixonadas

Laura faz um escândalo por eles terem mexido nas fotos. Rodrigo agride-a e sai levando as fotos. Fred procura por Marcos. Helena pergunta para Inês se Téo é pai de Salete, mas ela conta que Fernanda sempre disse que era de outro homem. E que ela havia dado Lucas para Téo criar pois fazia tudo que ele pedia, porque era apaixonada por ele. Helena deixa um cheque com Inês. Expedito garante a Argemiro que não está apaixonado por Marina, embora estejam namorando e viajando juntos.

Paulinha avisa a Oswaldo que quer se encontrar com a mãe. César conta para os filhos a sua relação com Helena. Rodrigo se enfurece e acusa o pai de tratar as pessoas como bonecos, sem respeitar os sentimentos de ninguém. Heloísa recrimina Helena por ter dado dinheiro para Inês e por estar traindo Luciana. Cláudio não dá muita bola para Gracinha, que se irrita. Fred exige que Marcos se afaste de Raquel e ele ironiza.

Segunda – 30 de outubro  – Mulheres Apaixonadas

Sílvia se encabula com os beijos de Marina e Expedito. César garante a Helena que a ama e que a fará feliz, mas ela se preocupa ao saber que Marcinha e Rodrigo já sabem de tudo. Rodrigo se lembra da mãe falando que o pai só amou duas mulheres: ela e outra pela qual ele largou o casamento duas vezes. Dóris pede que Vidinha entre com ela em casa, para evitar mais broncas. Ela recebe um “gelo” de todos, até mesmo de Carlinhos. Irene sofre por não falar com a filha, mas Carlão acha que é a melhor solução. Heloísa fica lívida quando Vidinha convida Sérgio para dar uma palestra na faculdade. Marcos se tranca no carro com Fred. Raquel liga para Fred e é Marcos quem atende. Marcinha tenta animar Rodrigo, que promete ficar bem. Raquel se surpreende ao ver Fred machucado na porta de seu apartamento.

Terça – 31 de outubro – Mulheres Apaixonadas

Raquel leva Fred para o seu quarto e ele chora convulsivamente. César deixa claro para Helena que se amor matasse, ele teria morrido quando ela o largou para ficar com Téo. Os jovens combinam quais fantasias usarão na festa . Marcinha marca uma reunião para decidir se os adultos serão convidados para a festa. Vidinha recebe Heloisa, Sérgio, Hilda e Leandro na entrada do Nick Bar. Raquel pede perdão a Fred, que declara o seu amor. Ela o beija de leve, carinhosamente.

Yvone recrimina Raquel por não denunciar Marcos. César e Helena fazem planos de viagem e se amam. Zilda conta para Carlão que seus pais estão pensando em se mudar. Flora e Leopoldo conversam sobre a mudança. Marcos se gaba que foi assaltado, mas que revidou. Luciana se aborrece por Helena ainda não ter levado Lucas para ver Téo. Marcos distribui flores para as mulheres no Nick Bar. Heloísa briga com todos e ainda culpa Vidinha. Fred garante que morreria por Raquel, mas ela insiste que ele viva por ela e dá-lhe mais um suave beijo.

Quarta – 01 de novembro  – Mulheres Apaixonadas

O beijo entre Raquel e Fred fica mais intenso, mas ela o afasta. Lorena aconselha Vidinha a ficar longe de Sérgio. Heloísa sofre quando Sérgio a acusa de cortar qualquer desejo. Fred pede que Raquel comemore o fato dele estar vivo. Eles se amam. Sérgio pede desculpas a Heloísa. Afrânio se prepara para viajar. Silvia se decepciona ao saber que Marina volta no dia seguinte e que não poderá ficar em casa sozinha por mais tempo.

Helena se irrita ao saber que Luciana levou Lucas ao hospital. Téo conversa animado com o filho. A professora Adelaide conversa com Luigi e pede que sejam discretos para que ninguém perceba o namoro dos dois na escola. A maioria da turma de Marcinha decide que os adultos serão convidados para a festa a fantasia. Cláudio convida Edwiges para jantar, mas a conversa é interrompida pela chegada de Gracinha que avisa que não pôde entrar no apartamento porque Marta proibiu. Diogo se despede de Teo e de Luciana. Paulinha recebe um recado para o pai com o numero do telefone da mãe.

Quinta – 02 de novembro – Mulheres Apaixonadas

Helena chama Marcinha para uma conversa. Téo se preocupa ao saber que Fernanda contou a verdade para Helena. Luciana comenta que Helena anda muito agressiva. Helena garante que não teve a intenção de esconder a verdade dela, confessa amar César e Marcinha abraça-a carinhosamente. Osvaldo conta para Paulinha que Nair largou-o por causa do dono da fábrica em que trabalhava. Cláudio pondera com a mãe que ele errou, mas vai assumir a sua responsabilidade e que ela precisa ser mais compreensiva. Marta amolece um pouco.

Téo vibra quando César avisa que ele vai para casa no dia seguinte. Gracinha se muda, mas se ressente por Cláudio nem olhar direito para ela. Afrânio combina pegar Rebeca de noite, dormirem em um hotel e embarcarem na manhã seguinte. Marina volta de viagem, mas avisa que vai sair à noite. Silvia confirma o programa com Caetano. Santana e os alunos se organizam para a passeata . Raquel afirma para Fred que vai denunciar Marcos. Paulinha olha a foto de sua mãe.

Todos se despedem de Diogo no aeroporto. Marina dá-lhe um enorme beijo, para indignação de Lorena. Luciana chega no último momento, os dois correm um para o outro e se abraçam. Diogo garante que vai voltar e que tudo vai dar certo entre eles. Luciana promete esperar. Lorena lamenta ter impedido o romance dos dois. Diogo e Luciana se beijam. Marina e Dirce odeiam. Afrânio se despede de Sílvia e de Marina e mente que vai embarcar em outro terminal. Sílvia avisa a Caetano que está indo ao seu encontro. Rafael provoca Lorena afirmando que ela está com ciúmes de Marina por causa de Expedito.

Paulinha liga para a mãe, que não está e ela desliga sem deixar recado. Rodrigo conta para César que Luciana e Diogo se beijaram na despedida. Paulinha atende ao convite de Rodrigo e desce para comer. Sílvia leva Caetano para a sua casa e os dois dançam um tango. Carlão manda Dóris se levantar da mesa quando ela desdenha a comida e a vida da casa, chamando-as de absolutamente sem graça. Estela vibra porque Padre Pedro telefonou para ela e convidou-a a visitar a chácara para ver as benfeitorias. Sílvia veste o uniforme de Shirley e vai para o quarto da empregada.

Sexta  – 03 de novembro – Mulheres Apaixonadas

Expedito dorme na casa de Marina, com a autorização de Sílvia. Dóris e Carlinhos discutem e ela ameaça bater nele. Leopoldo tenta separá-los, Dóris empurra-o e ele cai no chão. Flora fica chocada e afirma que a única saída para eles é sair daquela casa. Carlão percebe que Dóris aprontou algo, mas ela disfarça e sai. Flora garante a Carlão que ela e Leopoldo não querem atrapalhar mais a vida da família. Rodrigo oferece seu apoio a Paulinha, que planeja entrar em contato com a mãe de novo.

Lucas e Salete levam flores para Téo na saída do hospital. Ele pergunta por Helena e Luciana deixa claro que a relação entre elas não anda boa e que ela pegou Lucas sem consultá-la. Rodrigo é frio com Helena, mas garante que deseja que a relação dela com o pai dê certo. Téo é recebido com festa e carinho na casa de Lorena. Heloísa manda Vidinha se afastar de Sérgio e a olha, rancorosa, quando ela faz festinha em um bebê. Lobato promete frequentar os Alcoólicos Anônimos com Santana. Helena fica furiosa ao saber que Luciana pegou Lucas sem a sua autorização.


Resumo de Terra e Paixão
Resumo de Reis
Resumo de Jesus
Resumo de Mulheres de Areia

UM CLÁSSICO DE MANOEL CARLOS

Escrita por Manoel Carlos, “Mulheres Apaixonadas” representa um clássico da teledramaturgia brasileira. Estrelada por nomes como Christiane Torloni, Tony Ramos, Susana Vieira, Vera Holtz, Camila Pitanga, Regiane Alves e grande elenco, em sua primeira exibição, a novela  foi exibida em 203 capítulos que foram ao ar de 17 de fevereiro a 10 de outubro de 2003. A trama levantou discussões importantes na sociedade como violência doméstica, alcoolismo, violência urbana, disparidades sociais e preconceitos de todos os tipos.

Nesta história, Christiane Torloni interpretou a sexta Helena de Manoel Carlos

Dirigida por Ricardo Waddington e com direção geral de José Luiz Vilamarim e Rogério Gomes, a novela é ambientada na Zona Sul carioca aborda as nuances das relações familiares, com mulheres e suas formas de amar no centro da história.


Tags: ,

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.