Salve-se Quem Puder: Beijo de Renatinha e Catatau marca a história da televisão. Entenda!
Por Luigi Civalli - 15/07/21 às 09:20
Na noite da última quarta-feira (14), Salve-se Quem Puder, novela da Globo, colocou seu nome na história da teledramaturgia. Isso porque o personagem Catatau (Bernardo de Assis) e Renatinha (Juliana Alves) se beijaram. Até aí, algo comum nas tramas, porém, o beijo foi o primeiro entre um homem trans e uma mulher cis.
Na cena, Catatau é alvo de transfobia em um restaurante e, após uma discussão, ele é defendido por Renatinha, algo que termina com um beijão. Depois disso, os dois são aplaudidos por outros clientes do local.
Juliana Alves comentou sobre o beijo em suas redes sociais.
“Grande símbolo do amor, o beijo pode representar muito mais que um gesto de carinho. Um beijo pode ser transformação e também luta. Me sinto muito honrada em fazer parte dessa cena emblemática na história da teledramaturgia: o primeiro beijo entre um homem trans e uma mulher cis em uma novela brasileira. O primeiro beijo trans interracial na nossa televisão aberta. É gratificante para mim, enquanto atriz, poder usar o meu trabalho para trazer representatividade e ajudar a normalizar o amor em todas as suas formas”, começou.
Veja+: Felipe Simas é dispensado pela Globo após oito anos, diz colunista
“Por que esse beijo é tão simbólico? Em um país que aumentou a violência contra mulheres negras e no país que mais mata pessoas LGBTQI+ no mundo, essa cena simboliza o reconhecimento do nosso direito de ter uma vida digna e de ser feliz”, acrescentou.
Por fim, Juliana Alves ainda relembrou de Glamour Garcia e Rogéria, outras mulheres trans, que marcaram história na televisão.
“Reverencio @glamourgarcia (atriz do primeiro beijo trans-cis na televisão brasileira), Rogéria (primeira pessoa trans na TV do país) e, principalmente, meu companheiro de cena @bedeassis , que emprestou todo seu talento ao Catatau para tornar possível esse trabalho incrível! Obrigada @danielortizautor. A igualdade e o respeito deve ser uma luta de todes! Vamos juntes!”.
Veja+: Grace Gianoukas agradece leveza de papel em ‘Salve-se Quem Puder’: ‘Um respiro para o público’
Bernardo de Assis comentou na imagem: “O amor ainda é possível”.
Vitória Strada, que é uma das protagonistas da trama, também não deixou de comentar o post.
“Tão necessária essa cena da Renatinha com o Catatau! Colocar um personagem trans e não resumir ele a isso mas mostrar a quebra do preconceito, é sobre isso! Salve-se Quem Puder, que orgulho!”, escreveu.
Obviamente que o beijo fez os fãs da novela se manifestaram nas redes sociais. Veja alguns dos tweets!
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais