Cara e Coragem: Nova novela mescla comédia romântica, ação e mistério

Por - 25/05/22 às 08:14

Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) na novela Cara e CoragemFoto: Divulgação TV Globo/Fábio Rocha

Na segunda-feira, 30 de maio, vai ao ar o primeiro capítulo da nova novela da faixa das 19h, da Globo, “Cara e Coragem”. Com texto de Claudia Souto e direção artística de Natalia Grimberg, a novela que promete muito romance, ação e mistérios.

A trama tem direção geral de Adriano Melo com direção de Oscar Francisco, Cadu França, Mayara Aguiar e Matheus Malafaia. A produção é de Mônica Fernandes e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

Leia+: Tema de abertura é dos Paralamas do Sucesso

Marcelo Serrado, Paolla Oliveira e Carmo Dalla Vecchia nos bastidores de Cara e Coragem
Reprodução Instagram

HISTÓRIA

Quando o resgate de uma fórmula secreta e uma morte inesperada entrelaçam os destinos dos dublês Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado), da empresária Clarice Gusmão (Taís Araujo) e do instrutor de parkour Ítalo (Paulo Lessa), a coragem de todos é posta à prova. Em todos os sentidos. Superar obstáculos e desvendar os mistérios que estão por vir é o fio condutor da história que será apresentada em ‘Cara e Coragem’, próxima novela das sete da TV Globo, que estreia dia 30 de maio.

Coragem é coração em ação. E quando o assunto é coragem, Pat e Moa são referências dentro e fora dos sets de filmagem. “O universo da novela é o dos dublês, mas a temática é a da coragem em todos os campos das nossas vidas”, explica a autora Claudia Souto. “Desde a micro coragem, como romper uma relação na sua vida particular, a coragem para mudar de emprego; até a macro coragem que é fazer do risco a sua profissão, no caso dos dublês”, finaliza Claudia. “É uma comédia romântica de ação. Assim como o dublê é a outra face do ator, os personagens da história também têm dois lados”, completa a diretora artística Natalia Grimberg.

Leia+: Paolla Oliveira mudou de visual para fazer “Cara e Coragem”

AÇÃO

A adrenalina provocada pelas cenas de saltos, rapel, pulos e alta velocidade não costuma intimidar a dupla, que corta um dobrado para garantir o pagamento dos boletos no final do mês. São heróis também na vida real. Além de tudo, a parceria entre eles ultrapassa a ficção. Uma paixão velada e recíproca os une ainda mais, apesar de nenhum dos dois admitir.

 Se nas telas nem tudo é o que parece, essa dualidade também está presente na trama por meio de personagens como Clarice Gusmão (Taís Araujo), diretora da SG, a Companhia Siderúrgica Gusmão. Entusiasta dos avanços científicos, Clarice é a maior incentivadora do departamento da empresa dedicado à pesquisa, comandado por Jonathan Azevedo (Guilherme Weber), que desenvolveu uma fórmula secreta à base de magnésio.

A descoberta revolucionária pode ser adotada tanto na medicina avançada para salvar vidas, quanto na indústria bélica para beneficiar a produção de armas, dependendo apenas de uma pequena modificação.

Leia+: Dublês já viveram cenas bizarras na TV. Veja!

CAMINHOS CRUZADOS 

Marcelo Serrado, Taís Araújo e Paolla Oliveira em Cara e Coragem
Divulgação TV Globo

Os caminhos de Pat, Moa e Clarice se cruzam quando a empresária contrata os dublês para a missão de encontrar a pasta que contém a pesquisa sobre a fórmula secreta criada por Jonathan. Apesar do perigo da vida real, a dupla vê nessa proposta a chance de sair do aperto financeiro e conseguir conforto maior para suas famílias. Pat é casada com Alfredo (Carmo Dalla Vecchia) e mãe de Gui (Diogo Caruso) e Sossô (Alice Camargo). Já Moa é pai solo de Chiquinho (Guilherme Tavares) desde quando Rebeca (Mariana Santos) deixou a criança após a separação do casal.

A FÓRMULA

Objeto desejado por muitos, a fórmula secreta mobiliza também o ambicioso Leonardo (Ícaro Silva), irmão de Clarice, que conta com a ajuda da amante Regina (Mel Lisboa), assessora de Clarice na SG, e com a parceria do empresário Danilo (Ricardo Pereira), todos com grande interesse comercial na descoberta e suspeitos de terem hackeado parte dos arquivos.

Guilherme Weber em Cara e Coragem
Divulgação TV Globo


Leia+: Cara e Coragem: Kaysar revela que viverá um ‘idiota’ e é elogiado por diretora

Mas, para Pat e Moa, missão dada é missão cumprida. Não tem tempo ruim para eles. Após enfrentarem uma verdadeira jornada, os dois encontram a pasta, mas logo em seguida descobrem que Clarice está morta. Sem conseguir a recompensa pelo trabalho e tendo em mãos a pesquisa que vale milhões, a dupla inicia uma investigação paralela para saber o que de fato aconteceu com Clarice e quem teria interesse na fórmula. Ítalo se junta a Pat e Moa para investigar a morte da empresária. Ele também entra na sociedade da Coragem.com, uma nova agência de dublês, que ainda terá Rico (André Luiz Frambach) como um dos sócios. E nessa caminhada, que exige coragem e determinação, eles descobrirão muitos outros segredos.

VIDA REAL X TRABALHO

Ação e coragem se sintonizam com a vida real. Equilibrar trabalho e família é missão árdua para muitas pessoas. Com Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) não é diferente. No começo da história, os dois dão expediente na Êxito Dublês, de propriedade de Armandinho (Rodrigo Fagundes). Na agência, também atuam Kaká Bezerra (Kaysar Dadour), dublê que gosta de disputar com Moa a escalação nos trabalhos de publicidade e comerciais, e Batata (Diogo Savala), assistente de Armandinho, que sabe que pode contar com Moa e Pat para os trabalhos mais arriscados. 

Leia+: Taís Araújo sobre diz que Cara e Coragem é ‘Uma novela cheia de recados e referências’

Casada com Alfredo (Carmo Dalla Vecchia), um talentoso ilustrador e desenhista, Pat se dedica aos trabalhos como dublê, enquanto Alfredo é o dono de casa, que alterna os afazeres domésticos com o trabalho home-office. É ele quem cozinha, leva os filhos do casal para a escola, e arruma a casa.

Da mesma forma que a dublê é dedicada à família, Moa também se mostra um verdadeiro paizão. Ele é apaixonado por Pat, mas não tem coragem de trair a amizade de Alfredo. Prefere não se declarar para a parceira e foca suas energias no trabalho e na criação do filho, desde quando a ex-mulher deixou a criança com Moa após a separação do casal.  

Carmo Dalla Vecchia e Paolla Oliveira em Cara e Coragem
Divulgação TV Globo

CLONANDO A FÓRMULA

Por diversas vezes, Leonardo já traiu a confiança da empresária e mais que isso: colocou em risco o patrimônio da família. Ele vê na oportunidade de comercializar a fórmula secreta, desenvolvida por Jonathan Azevedo (Guilherme Weber), um meio de enriquecer sem precisar da boa vontade de Clarice. Para isso, ele resolve se aliar a Danilo (Ricardo Pereira).

Leia+: Iza e Emicida recusaram gravar tema de ‘Cara e Coragem’. Saiba motivo!

Os dois conseguem hackear parte da fórmula à base de magnésio dos arquivos da empresa, mas a operação é suspensa quando a invasão cibernética é identificada. Em mãos erradas, a fórmula com pequenos ajustes pode ser fatal, gerando grande destruição. A ameaça faz Clarice redobrar os cuidados. Ela manda apagar todos os arquivos de nuvens e HDs e opta por guardar a fórmula da forma mais tradicional: os documentos são impressos e conservados numa pasta com sensor de localização. Após um incidente provocado propositalmente por Leonardo, a pasta com a fórmula fica perdida numa caverna, num lugar inóspito.

“Cara e Coragem” estreia dia 30 de maio, substituindo “Quanto Mais Vida, Melhor”, na faixa das 19 horas, na Globo. A novela é uma comédia que mistura romance, ação e mistérios, escrita por Claudia Souto com colaboração de Isadora Wilkinson, Julia Laks e Zé Dassilva. A direção geralç é de Adriano Melo com Oscar Francisco, Cadu França, Mayara Aguiar e Matheus Malafaia.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---