Terra e Paixão: Ramiro merece um ‘mea-culpa’ em romance com Kelvin
Por Murilo Rocha - 15/08/23 às 15:20
Em “Terra e Paixão”, o romance gay, ou quase romance, entre Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo) vem deixando a trama divertida e colocando camadas de suavidade em cima do brutamontes. O fato é que o capanga de Antônio (Tony Ramos) sempre teve contato com a masculinidade bruta e selvagem, nunca explorou outros lados de sua sexualidade ou até mesmo outros lados da vida.
E não é sobre um relacionamento homossexual e sim sobre a sua criação em um meio extremamente abusivo e cheio de estereótipos tóxicos para formar a personalidade de um homem que, em tese, deveria ser grandalhão e agressivo.
Mas, o que ele não esperava que fosse acontecer é que Kelvin despertaria nele um sentimento bom e gostoso, que pode ir além da amizade. Várias vezes que as investidas do rapaz chegam até ele o que se ouve é “Eu sou homem, sou macho”. É claro que, por si só, este é um traço de acreditar que ter o convívio com homens afeminados, não necessariamente homossexuais, o tornaria algo parecido ao que ele foi ensinado a abominar.
No caso de Kelvin, ele é gay assumido e ama ser assim, ama levantar a sua bandeira e ama usar disso para ser quem é sem nenhum tipo de vergonha. E assim deveria ser. Então, Ramiro aprendeu muito com o “Kevinho” porque ele pode começar o lento processo de aceitação e de chegar ao ponto de entender que dá para ser feliz ao lado do rapaz.
Muito se fala sobre a homossexualidade, mas ele pode explorar o lado bissexual, por que não? Ele tinha uma noiva e isso o colocou em um conflito, pois, acreditou que foi “criado para proteger a mulher”. Uma visão, no mínimo, ultrapassada.
Ramiro merece um ‘mea-culpa’ disso: Por mais que pareça, e possa ser, um jeito do capanga aumentar seu ego e usar o lado frágil e apaixonado de Kelvin para satisfazer sua masculinidade…. Pode não ser! E pode ser que essa descoberta o leve para novos campos, novos horizontes. Ele já até manifestou a ideia de ter uma fazenda com Kelvin, caso ficassem com a fortuna das barras de ouro.
Ele realmente tem uma forte influência, até porque, mesmo humilhado, ele acredita que deve ser igual a Antônio e humilhar outras pessoas. Mas, atrás daquele monte de músculos e de um jeito duro… Tem um coração doce esperando só o primeiro impulso para viver essa paixão.
NA TERÇA-FEIRA EM “TERRA E PAIXÃO” (15 DE AGOSTO)
Jonatas não aceita a proposta de Graça. Caio diz a Aline que precisam estar unidos para lutar por eles. Luigi seduz Nice para encontrar a chave do cofre do banco. Gladys aconselha Graça a se aproximar de Irene. Lucinda vai ao encontro de Marino. Irene não acredita na desculpa que Angelina dá a Antônio para viajar até Campo Grande. Aline aparta a briga entre Caio e Jonatas. Jurecê alerta Caio para se cuidar de um mal que virá disfarçado. Irene e Antônio ficam felizes quando Graça lhes avisa que seu filho se chamará Daniel. Luigi conta a Anely que achou a chave do cofre do banco no quarto de Nice. Angelina se encontra com Agatha na porta de um presídio.
No dia 8 de maio, a TV Globo estreou a novela da faixa das 21h, “Terra e Paixão”, escrita por Walcyr Carrasco. A trama, que substituiu “Travessia”, conta a saga de Aline (Barbara Reis), uma mulher forte, cheia de sonhos, que enfrenta o que for preciso pelo futuro de sua família. No elenco ainda estão: Susana Vieira, Agatha Moreira, Tony Ramos, entre outros.
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha