Rafa Brites se desculpa após usar expressão capacitista: ‘Não quero repetir’

Por - 15/08/23 às 12:45

Retrato Rafa BritesReprodução/Instagram/@rafabrites

Rafa Brites já mostrou diversas vezes que está sempre atenta às lutas sociais e que não tem problemas em pedir desculpas quando erra.

Recentemente, a apresentadora usou a expressão “mancada” em um vídeo e foi alertada que a expressão é considerada capacitista.

Em sua conta no Instagram, a famosa publicou um novo vídeo e fez questão de se desculpar. “Hoje de manhã eu fiz um reels super bonitinho sobre amizade. Esse reels foi compartilhado, foi comentado, bombou, mas eu estou muito assustada porque eu cometi um erro nesse reels e mais do que estar assustada pelo meu erro, eu estou assustada porque eu só recebi um comentário sobre ele”, começou ela.

Em seguida, Rafa comentou sobre o que significa ser capacitista. Eu usei uma expressão capacitista, é uma expressão que deprecia pessoas com deficiência. Eu sei que muita gente vai falar ‘ai, isso tudo é mimimi’. Mas não é ‘mimimi’, se eu estou ofendendo alguém por que eu não mudo essa expressão? Enquanto a gente não mudar a forma como a gente verbaliza as coisas, o mundo realmente não vai mudar. Eu usei a expressão ‘mancada’, porém eu separei mais algumas expressões para a gente tirar do nosso dia a dia e não usar mais. Vamos lá: Fingir demência, dar uma de João sem braço, estou cego de raiva, para de ser retardado. Então, quero me desculpar. Achei muito importante vir aqui porque eu não quero mais repetir”, finalizou.

AUTOACEITAÇÃO

Em suas redes sociais, Rafa Brites sempre compartilha diversos momentos de sua rotina com seus mais de dois milhões de seguidores.

Recentemente, a apresentadora, que passou por uma cirurgia, surgiu em seu Instagram Stories sem filtro nenhum. A famosa ainda comentou sobre autoaceitação e o quanto é libertador poder aparecer de cara lavada na web.

“Desde que parei de usar filtro, em fevereiro, é impressionante, você vai se desapegando. Para de usar make, cílios… Tenho aparecido aqui com cara de pós-operatório, com olheira, cagada e inchada. E posso falar? Estou ótima! É muito libertador”, disse ela.

Em seguida, Rafa colocou um filtro para mostrar a diferença. “Hoje em dia quando eu uso filtro me acho estranha. Sei que fica mais bonito assim, mas é muito estranho”.

---