Tieta: Relembre os atores que marcaram a novela e já morreram

Por - 11/12/24 às 06:00 - Última Atualização: 10 dezembro 2024

Atores de 'Tieta' que já morreramMais de 20 atores do elenco original de "Tieta" já morreram - Foto: Reprodução/ Xis

A novela “Tieta”, um dos maiores sucessos de Aguinaldo Silva, está de volta à Globo no “Vale a Pena Ver de Novo”. E, aliás, já fazendo sucesso! A trama chega após 35 anos desde sua exibição original. Baseada no clássico literário “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado, a novela foi um fenômeno de audiência e conquistou seu lugar como uma das novelas mais memoráveis da história da emissora.

Estreia de ‘Tieta’ marca recorde no ‘Vale a Pena Ver de Novo’

Exibida primeiramente em 1989, a novela marcou o final da década de 80 e deixou um legado inesquecível. Agora, contudo, substituindo “Cabocla” na programação vespertina, “Tieta” promete reacender as emoções do público com sua história marcante e personagens icônicos.

Com o retorno da trama, surge também uma inevitável nostalgia, especialmente em relação aos integrantes do elenco. Entre os atores, 26 já morreram, deixando saudades tanto no público quanto nos colegas de trabalho.

Armando Bógus

Em “Tieta”, Armando Bógus é Modesto Pires, o homem mais rico de Santana do Agreste. Ele tinha uma amante, Carol (Luiza Thomé), a quem chamava de “teúda e manteúda”. Com carreira extensa na televisão, trabalhou até o ano de sua morte, 1993, causada por uma leucemia.

Carlos Zara

Antônio Carlos Zarattini, mais conhecido como Carlos Zara, faleceu em dezembro de 2002, aos 72 anos, devido a complicações de um câncer de esôfago. Ele esteve em mais de 30 telenovelas, além de filmes e peças teatrais. Em Tieta, ele apareceu como Dr. Gama.

Isadora Ribeiro comenta censura na abertura de ‘Tieta’

Cidinha Milam

Maria Aparecida Milan, mais conhecida como Cidinha Milan, faleceu em junho de 2018, aos 70 anos, vítima de câncer. A atriz esteve em Gabriela, Coração Alado, Memórias de um Gigolô, Sandy & Júnior, Malhação. Em Tieta, ela foi Cora Reis.

Claudia Magno

A carreira da artista acabou interrompida quando ela estava com apenas 35 anos. Comentava-se que Cláudia tinha HIV. Contudo, a família da atriz optou por não realizar o exame para descobrir se ela era, de fato, soropositiva.

Novela ‘Tieta’ cutucou tabus

Claudia morreu no Rio de Janeiro, de insuficiência respiratória aguda, em decorrência de um caso grave de pneumonia. A atriz interpretou Silvana Pitombo em “Tieta” e morreu enquanto gravava “Sonho Meu” (1993).

Cláudio Corrêa e Castro

Após complicações na colocação de uma ponte de safena no coração, o ator Cláudio Corrêa e Castro teve falência múltipla de órgãos, aos 77 anos, em 2005. O artista sofria de diabetes e hipertensão, mas sua morte foi uma surpresa. O último papel da carreira dele foi como Dr. Afonso em Senhora do Destino (2004). Em “Tieta”, ele era o Padre Mariano.

Elias Gleiser

Jairo na trama, Ilicz Glejzer, o Elias Gleizer, era filho de judeus poloneses que decidiram ir embora da Europa. Músico na juventude por incentivo do pai, entrou para o teatro e estreou na TV Tupi em 1959. O veterano sofreu uma queda em uma escada rolante, em 2015. Elias fraturou cinco costelas e teve uma perfuração no pulmão. Internado, teve uma broncopneumonia e não resistiu. O artista morreu aos 81 anos em maio de 2015.

Emiliano Di Biasi

Costabile Emilio Di Biasi, mais conhecido como Emilio Di Biasi, faleceu em setembro de 2020, aos 81 anos, após complicações da doença de Alzheimer. Ator e diretor consagrado, no folhetim, ele foi Dr. Enrique.

Ênio Santos

Ênio de Azevedo Santos faleceu em janeiro de 2002, aos 80 anos, por falência múltipla dos órgãos. Além do teatro, o ator também foi cantor e dublador. Ele deu voz para Zangado, da Branca de Neve, Timóteo, em Dumbo, o narrador em Hércules, Fa Zu, em Mulan. Em Tieta, ele foi Tertuliano, o Terto.

Françoise Forton

Intérprete de Helena em “Tieta”, Françoise Forton começou a atuar no fim da década de 1960. Em 1989 enfrentou um câncer de útero, que lhe deixou marcas psicológicas consideráveis, sobretudo por ter feito uma histerectomia —cirurgia para retirada do útero. Françoise morreu em janeiro de 2022 após lutar contra outro tipo de câncer não revelado.

Germano Filho

O artista faleceu em abril de 1995, aos 65 anos, de insuficiência respiratória. Ele esteve em Gabriela, Roque Santeiro, Saramandaia, Sítio do Picapau Amarelo. Em Tieta, ela participou como Jarde.

Jorge Dória

Jorge Pires Ferreira, conhecido como ‘Jorge Dória’, faleceu em novembro de 2013, aos 92 anos, após complicações cardiorrespiratórias e renais. Ele participou de novelas de sucesso, além de programas humorísticos. Em Tieta, ele foi Pastor Hilário.

@deivisson.lopes

Perpétua encara o pastor Hilário novela Tieta 1989

♬ som original – deivisson.lopes – deivisson.lopes

José Chaguinha

José Gabriel Chagas, conhecido como ‘José Chaguinha’, faleceu em dezembro de 2014, aos 83 anos. Em “Tieta”, ele foi Pirica.

José Lewgoy

O Leovegildo Trindade da trama faleceu em fevereiro de 2003, aos 82 anos, após complicações de uma infecção respiratória. Lewgoy esteve em grandes produções como O Rebu, Anjo Mau, Dancin’ Days, Anos Dourados.

Liana Duval

Maria de Lourdes Vasconcelos Antunes, participou de mais de 50 filmes e esteve em novelas da TV Tupi, Manchete, Cultura e Globo. Em Tieta, ela foi Rafa, a empregada fiel de Ascânio (Reginaldo Faria). A atriz faleceu em março de 2011, aos 83 anos, devido a complicações de um câncer.

Saiba como serão os próximos capítulos de ‘Tieta’

Marcos Paulo

Intérprete de Arturzinho na segunda fase da novela, Marcos Paulo atuou e dirigiu inúmeras novelas na Globo. Ex-marido de Flávia Alessandra, em 2011 foi diagnosticado com um câncer de esôfago. O artista morreu em decorrência de uma embolia pulmonar, provocada pelo tumor, em 2012.

Maria Helena Dias

A atriz faleceu em agosto de 2023, aos 91 anos, de infarto e pneumonia. Ela estava internada em um hospital na capital de São Paulo. A atriz começou a trabalhar no meio artístico aos 19 anos, atuando em teleteatros da  TV Tupi, e a sua última participação nas telas foi em 2007, no seriado Carga Pesada. Em Tieta, ela foi Zuleica Cinderela.

Maria Isabel de Lizandra

Maria Isabel de Lizandra faleceu em março de 2019, aos 72 anos, de pneumonia. A atriz esteve em Ti Ti Ti, Mulheres de Areia, entre outras. Em Tieta, ela foi Benta.

Miriam Pires

Mãe de Carmosina (Arlete Salles), Dona Milu, papel de Miriam Pires, se destacou pelo bordão que chegou a ser repetido em outras novelas: “Mistééééério!”. A atriz começou a carreira no teatro na década de 1940. Fez inúmeras novelas e morreu em 2004 em decorrência da toxoplasmose que atingiu o cérebro. Na época, Miriam estava no elenco de “Senhora do Destino”, também de Aguinaldo Silva, na qual fazia o papel de Dona Clementina.

Paulo José

O Gladstone, em “Tieta”, foi, além de ator, roteirista e diretor de telenovelas e teatro. Iniciou sua trajetória em 1969 em “Véu de Noiva” e só parou em 2014, quando esteve no elenco de “Em Família”. Paulo José morreu em 2021, aos 84 anos, devido a uma pneumonia.

Renato Consorte

Renato Consorte faleceu em janeiro de 2009, aos 84 anos, em decorrência de câncer de próstata. Com uma carreira extensa na televisão, o ator esteve em quase todos os grandes sucessos dos anos 50 até 2005. Em Tieta, ele foi Chalita.

Roberto Frota

O Leôncio da trama morreu em setembro de 2024, aos 85 anos, devido a um câncer no pulmão. Ele, que foi casado com a atriz Ângela Vieira, com que teve uma filha, esteve em grandes produções como Sitio do Picapau Amarelo, Viva o Gordo, O Bem Amado, Ti Ti Ti.

Rogéria

A performática artista faleceu em julho de 2017, aos 74 anos, devido a complicações de infecções generalizadas. Grande nome dos anos 1980, a atriz esteve em várias produções até o ano de sua morte. Em “Tieta”, ela fez Ninete Burtini. A cena em que a personagem revelava ser um homem, fez enorme sucesso na época.

Sebastião Vasconcelos

Ele dava vida ao icônico Zé Esteves, pai da protagonista Tieta. O veterano sofreu muito com a demissão da Globo, em 2004. A partir daí, lamentavelmente, Sebastião Vasconcelos entrou em depressão.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

O artista chegou a migrar para a Record, onde fez sua última novela, “Mutantes: Caminhos do Coração”. Ele morreu em 2013 após um choque séptico.

Tarcísio Meira

O eterno galã morreu em plena pandemia, em agosto de 2021, aos 85 anos. Ele teve complicações da Covid-19. Em “Tieta”, Tarcísio fez uma participação rápida como ele mesmo.

Yoná Magalhães

A Tonha, de “Tieta”, era a segunda esposa de Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), com quem teve Elisa (Tássia Camargo). Na segunda fase da trama, ela sofre uma grande virada. Submetida a uma cirurgia para corrigir uma insuficiência cardíaca, em 2015, Yoná não resistiu e morreu aos 80 anos.

Tags: ,,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino