Todas as Flores: Saiba quem já morreu e quem pode ‘voltar à vida’
Por Raphael Araujo - 20/11/22 às 07:00 - Última Atualização: 19 novembro 2022
Uma das grandes novelas do momento está sendo “Todas as Flores”, exclusiva do Globoplay, que recebe cinco episódios lançados semanalmente toda quarta-feira no serviço de streaming., acompanhando uma trama recheada de suspense, mistério, romance e cenas quentes, como a gente gosta!
E como toda boa trama bem movimentada de João Emanuel Carneiro, algumas mortes aconteceram no decorrer da história, que está atualmente em seu capítulo número 25, e nós do OFuxico vamos relembrar todas para você e comentar quais personagens possuem a chance de estarem em uma reviravolta e “retornarem à vida”. Confira!
RIVALDO (PAI DE MAÍRA)
A novela até começa calma, e vemos Maíra (Sophie Charlotte) nadando no lago e depois passando a mão e sentindo o cheiro de algumas flores. Após isso, conhecemos mais de sua vida e de seu pai, Rivaldo (Chico Diaz), e em dado momento, começa a sentir uma dor no coração e volta sozinho para casa.
Eis que a tranquilidade termina, e Zoé (Regina Casé) está lá o esperando e procurando por Maíra. Os dois discutem, e notamos que um passado misterioso os assombra. Quando a filha do casal chega, a discussão se acalora, e Rivaldo passa a sentir um princípio de infarto, forçando a herdeira a buscar um remédio.
É neste momento que, em nem metade do capítulo, Zoé aproveita a fraqueza do ex e a saída de Maíra para sufocá-lo até a morte, colocando a culpa no coração quando a filha retorna. Aproveitando de sua fragilidade, a vilã coloca seu plano em ação e leva Maíra ao Rio de Janeiro.
RAULZITO
Após a morte bombástica do primeiro capítulo, passamos mais 13 sem ninguém perder a vida, até que o capítulo 14 se torna um dos mais emblemáticos de toda a trama e a marca para sempre, e Raulzito (Nilton Bicudo) acaba sendo um dos motivos.
Desde o início sabemos que o empresário está com uma doença terminal, e deve de fato morrer nos próximos capítulos, mas não é isso que ocorre quando o personagem perde a vida quando um incêndio acomete a festa de 100 anos da Rhodes, empresa de sua família.
O evento era muito esperado pro ele e a irmã, Guiomar (Ana Beatriz Nogueira), que queriam jogar as merdas descobertas de seus parceiros no ventilador, e ele consegue, ao anunciar Mauritânia (Thalita Carauta) como sua nova esposa para Patsy (Suzy Rêgo), futura ex-esposa. Porém, esta fica bêbada e com raiva, jogando uma garrafa de bebida na fiação elétrica do local.
Isso que ocasiona o incêndio, e no meio da fuga das chamas, para salvar Mauritânia, Raulzito a manda ir para longe dele, a salvando de ser atingida por escombros que o acertam em chamas. Posteriormente, seu corpo é encontrado e reconhecido. Mas será que foi isso mesmo? No item abaixo falaremos de uma teoria, mas devemos lembrar que a doença não deixou de existir, então o estilista estaria com os dias cotados de qualquer forma.
GUIOMAR
A morte mais sentida da trama até então. Casada com Humberto (Fabio Assunção) e dona da Rhodes, ela vive uma relação fria com o marido, até que escuta ele e Zoé conversando sobre os planos deles escondida, e começa a investigar. Não demora muito para descobrir que a mãe de Vanessa (Letícia Colin) está envolvida com tráfico humano por meio de sua obra social de fachada.
No dia da festa de 100 anos da Rhodes, ela descobre que o Galo (Jackson Antunes), importante peça do esquema criminoso de Zoé, está capturado, e durante a celebração, pega Humberto e Zoé no flagra se beijando, e em um ato de diversos sentimentos misturados, passa a ironizá-los e acaba revelando saber de tudo e que Galo está prestes a revelar tudo para a Polícia.
Nessa discussão, os três entram em uma sala de máquinas, e em um momento de distração, Zoé a joga para bater a cabeça na parede, e pede para o amante matar a esposa. Ele hesita e nega a ordem, então a socialite sai e os prende lá dentro. Nesse meio tempo, o incêndio teve início, e Zoé deixa os dois para morrer, mas volta e resgata apenas Humberto, enquanto Guiomar morre asfixiada pela fumaça, com seu corpo encontrado e reconhecido.
TEORIA: ELA ESTÁ VIVA
Porém, muitos apostam em uma coisa: Guiomar não morreu, mas armou sua própria morte e segue investigando Zoé em segredo, além de que retornaria ao fim da trama para expor todos os crimes da rival. O principal motivo para isso seria uma personagem tão marcante morrer logo de cara, revelando ainda todo o seu plano antes do mesmo estar concluído, o que levou às situações que a triam matado.
Além disso, muitos estranharam o fato de Rafael (Humberto Carrão) ter saído do luto pela mãe mais rápido que Humberto, e feito questão de seguir os passos da matriarca como presidente da Rhodes. Na teoria, ele estaria ciente do plano de Guiomar, e organizando tanto seu retorno quando tocando os negócios são mesmo tempo que a investigação ocorre secretamente.
Ainda, há quem também teorize que Raulzito sobreviveu, pois a irmandade entre os dois sempre foi muito forte, e é ressaltado nas falas dos personagens que “até juntos eles morreram”. Não seria muita coincidência? Aliás, eles falaram que a noite seria inesquecível: foi tudo pelo que os vimos fazer na festa ou tinha algo a mais?
Porém, devemos lembrar que os dois tiveram seus corpos encontrados e reconhecidos após o incêndio, o que quebra a regra do “sem corpo, sem morte” do audiovisual, assim como ocorreu um enterro. Mas nada impede eles pensaram nesse detalhe para deixar tudo mais real, não é mesmo? Além disso, reforçamos: Raulzito ainda teria que lidar com a doença terminal.
MENDONÇA
E as mortes do capítulo 14 não terminaram! Para investigar Zoé, Guiomar mandou o segurança de confiança da Rhodes, Mendonça (Bruno Ibañez), ir atrás de informações, e apesar dele responder mais a Humberto inicialmente, ela o joga contra a parede e ele consegue chegar até o Galo.
Em dado momento, ele rende o criminoso com uma arma, e força a se entregar para a Polícia e também a cabeça de Zoé, assim como todo o esquema de tráfico humano. O morador de rua aceita, e é levado a um hotel para que possam dar continuidade ao plano.
Todavia, Galo na noite da festa e do incêndio consegue pegar a arma de Mendonça enquanto o mesmo estava dormindo, e só acorda tarde demais, quando está com um revólver apontado para sua cabeça. O tiro é disparado, e dificilmente ele estaria vivo para continuar na história.
DEQUINHA
Por fim, vamos falar da morte de uma das personagens que mais sofreram na trama: Dequinha (Kelzy Ecard), mãe de Diego (Nicolas Prattes), Jéssica (Duda Batsow) e Biel (Rodrigo Vidal), que acabam indo morar na rua após o lugar em que viviam ser demolido. Nesse meio tempo, Diego foi preso injustamente ao assumir a culpa por um crime em troca de dinheiro, que acaba sendo roubado posteriormente.
Sem a pessoa que trazia fonte de renda a todos, os três seguem morando na rua, e Dequinha acaba sofrendo um AVC sistêmico, ficando internada. Enquanto está no hospital, Jéssica e Biel conhecem o Galo, que promete uma vida melhor caso a moça aceite ir para a Fundação. Sem saber que se trata de tráfico humano, ela aceita, sendo separada da família.
Dequinha sai do hospital e encontra Biel com Galo, e além de resgatá-lo, acaba sendo ameaçada pelo criminoso quando Mendonça a convence a contatar a polícia. Apesar de desistir da denúncia, ela vai até a própria Fundação 5 Horizontes e ameaça expor tudo sem Mendonça caso não devolvam Jéssica.
Para que ela se acalme, Galo promete devolver a menina, e marca o encontro no porto. Chegando Lá, Dequinha é acertada com um pedaço de madeira por ele, e quando ai ser jogada em um saco preto no mar, engana Galo, o acerta com uma pedra e sai correndo, Então ela avista um policial e começa a chamá-lo. Tudo estava encaminhando para se resolver, mas ela acaba sendo fortemente acertada por um caminhão que passava, e a vemos sendo jogada para longe.
AFINAL, MORREU MESMO?
Sabendo da fragilidade de Dequinha de modo geral e que ela havia sido atingida na cabeça momentos antes, é normal imaginar que o caminhão a matou no fatídico momento. É o que dizem moradores de rua e o próprio Biel a Diego quando este sai da prisão e vai em busca dos familiares, ambos citando Galo como o detentor da informação.
Mas nesse caso, a regra do “sem corpo, sem mortes” pode se aplicar, pois apenas vimos Dequinha caída no chão, mas ninguém oficialmente checando se estava sem vida. Nenhum ritual de morte foi mostrado. E se na verdade ela foi levada ao hospital, estando internada e/ou em coma? Não teria como Diego ou ninguém saber disso, pois ela foi atingida sem documentos e sem ninguém por perto.
Caso isso se concretize, a matriarca se recuperaria em momentos posteriores da trama, eventualmente se encontraria com Diego de novo e conseguiria finalmente denunciar a Fundação e recuperar toda a sua família.
E a você, qual morte de “Todas as Flores” chocou mais? Acredita que alguns dos citados podem retornar para a trama?
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.