Travessia: Cenários fascinantes em mais de dez mil metros quadrados

Por - 10/10/22 às 06:00 - Última Atualização: 7 outubro 2022

Drica Moraes caracterizada como Núbia no cenário de seu comércio, no MaranhãoA venda de Núbia (Drica) destaca um dos trabalhos mais detalhados da cenografia - Foto: Isabela Cardoso/ TV Globo

Para retratar os cenários da novela, as cidades cenográficas foram montadas em uma área de mais de 7 mil metros quadrados dos Estúdios Globo, em Curicica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os espaços reproduzem o bairro de Vila Isabel, berço boêmio da Zona Norte carioca, e parte do Maranhão, mais especificamente, a venda de dona Núbia (Drica Moraes).

Além disso, são mais de 3 mil metros quadrados de cenários de estúdio, sendo mil deles de cenários fixos. Toda a diversidade desses espaços atende aos diferentes núcleos da trama.

Leia +: Conhecemos o luxuoso quarto de Chiara (Jade Picon). Veja como é!

Ao todo, mais de 300 pessoas estiveram diretamente envolvidas na concepção e execução desses projetos, desde as áreas de cenografia, produção de arte, fotografia, análise de projetos e planejamento à fabricação e montagem de cenários.  

ENCANTO DA VILA E A VENDA DA NÚBIA, OS POINTS  

Reproduzir o bar “Encanto da Vila”, no núcleo de Vila Isabel, foi um dos ambientes mais desafiadores para a equipe. A cenógrafa Cleo Megale destacou ainda a riqueza de detalhes do comércio de Núbia, que fica na parte construída da cidade dedicada ao interior do Maranhão.

“Foram vários desafios na construção de nossas cidades cenográficas, mas o maior deles foi a reprodução de um autêntico bar de Vila Isabel, onde artistas populares, eventualmente, participarão no decorrer da novela. A fachada e o interior do bar, rico em detalhes, nos remetem ao universo boêmio do bairro”.

Leia +: Elenco se reúne para apresentar ‘Travessia’. Veja fotos!

Nininha Medicis, produtora de arte de “Travessia”, também destacou as particularidades do bar: “Fizemos uma imersão em Vila Isabel para entrar no universo boêmio do bairro. O ‘Encanto da Vila’ está lindo, montamos uma cozinha completíssima, onde nossa protagonista trabalhará”, revelou.   

Já para a criação da venda de Núbia, a equipe fez uma vasta pesquisa nos vilarejos dos Lençóis Maranhenses para retratar a arquitetura, hábitos e costumes locais.

“Sendo a única venda do vilarejo, o comércio oferece todo tipo de mercadoria, incluindo artesanato local, redes e rendas de bilro, tornando o espaço rico em detalhes. Na viagem ao Maranhão compramos muito elementos locais para compor tanto a venda e a casa da Núbia, como também a casa de Brisa”, contou Nininha.  

Fachada do bar Encanto da Vila, cenário de Travessia
Bar Encanto da Vila: ponto de encontro dos moradores do bairro – Foto: Flavia Cirino/ OFuxico

AMBINTES EM ESTÚDIO

Inicialmente, os ambientes construídos em estúdio representando os núcleos do Maranhão, contemplam as casas de Brisa e de Núbia. Entre os cenários do Rio de Janeiro estão o apartamento e a construtora de Guerra (Humberto Martins), a delegacia e apartamento de Helô (Giovanna Antonelli), o apartamento e escritório de Advocacia de Stenio (Alexandre Nero) e Laís (Indira Nascimento), além do apartamento dela com Monteiro (Ailton Graça), o apartamento de Gil (Rafael Losso), a quitinete de Dante (Marcos Caruso) e o apartamento de Tia Cotinha (Ana Lucia Torre). Também foram construídos a casa de Moretti, no Rio (Rodrigo Lombardi), e o apartamento do personagem em Portugal.

“Nas montagens dos cenários procuramos sempre dar a cara de cada personagem. Stenio é um cara vaidoso e que tem mania de arrumação, sua casa é milimetricamente arrumada e seu banheiro lotado de produtos de beleza. Já Helô é um pouco mais relax, gosta de coisas pessoais, mas sua casa tem um quê de elegância, já que foi montada quando ela ainda era casada com o advogado, mas com um pouco de relaxamento. Já Guerra e Moretti possuem casas elegantes, com elementos modernos, ostentando riqueza”, exemplifica Nininha.  

Para retratar em estúdio o regionalismo das casas de Brisa e Núbia, no interior do Maranhão, a cenógrafa Cleo Megale elaborou projetos a partir de pesquisas dos elementos característicos do local.

“Uma equipe foi ao Maranhão para conhecer e vivenciar os costumes, a vida no local e quais tipos de materiais e mobiliários são usados nas casas e estabelecimentos comerciais”. Nininha Medicis complementou: “O universo do Maranhão é muito rico. Trabalhamos muito com material e comidas locais, e usamos as cores vivas do Bumba Meu Boi e do Tambor de Crioula”.

Segundo a produtora de arte, sua equipe produziu mais de 2 mil metros de bandeirinhas, além de almofadas de bilro e as embalagens de comidas e bebidas locais.  

Já para mostrar a grandiosidade da Guerra Construtora, alguns elementos foram fundamentais: “A construtora é um cenário importante na trama da novela. Os espaços foram pensados de maneira que expressem imponência, através do pé direto duplo e estrutura metálica marcante, caracterizando o interior de uma grande empresa”, destacou Cleo Megale.

Ela ainda detalha que os cenários fixos nos estúdios do MG4 foram construídos com materiais e revestimentos verdadeiros, o que traz mais realidade aos espaços. “Um exemplo disso é a utilização de porcelanatos de grandes formatos, placas de 1,20×2,80m, no cenário do apartamento de Guerra”, citou a cenógrafa. 

Humberto Martins caracterizado como Guerra,em Travessia, debruçado sobre uma mesa de escritório, de jaqueta bege e camisa preta
Humberto Martins vive o empresário Guerra, em Travessia – Foto: Ellen Soares/ TV Globo

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino