Travessia: Da implicância ao amor, conheça a história apaixonante de Ari e Brisa

Por - 08/10/22 às 04:00 - Última Atualização: 7 outubro 2022

Chay Suede e Lucy Alves caraterizados como Ari e Brisa, ela com uma flor vermelha no cabelo, ambos sentados, se beijandoAri (Chay Suede) e Brisa (Lucy Alves) ficam prestes a casar e os planos mudam - Foto: TV Globo

Uma das grandes dádivas da vida é o clássico “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”. Em meio a dramas humanos, encontros, desencontros, amores, decepções, ambição, “Travessia”, de Gloria Perez, chega com tudo, mostrando que viver pode ser um desafio, com obstáculos, mas, também, com superação e alegrias. A partir do dia 10 de outubro, com direção artística de Mauro Mendonça Filho, a novela promete emocionar, divertir e fazer refletir, principalmente, sobre os limites do uso da internet nos dias atuais.

Isso porque os boatos, as intrigas e os bons e velhos fuxicos (nesse caso, não somos nós, hein!) sempre tiveram “dois lados da moeda” e, lamentavelmente, foram capazes de promover estragos e mudanças de rumo na vida das pessoas.

Leia+: Travessia: Elenco grava nos cartões postais do Maranhão

“A internet e as redes sociais ampliaram esse poder e a informação maliciosa já não fica mais restrita ao boca-a-boca. Agora, ela se propaga rapidamente e sem limites geográficos”, destaca a autora da novela.

Marca da autora Gloria Perez, “Travessia” é um folhetim clássico, e a trama, dessa vez, mostrará os limites éticos e morais – ou a falta deles – em um mundo que ainda aprende a lidar com o ônus e o bônus trazidos pela internet. 

MARANHÃO, ONDE TUDO COMEÇA

No interior do Maranhão, às margens dos Lençóis Maranhenses, cresceram Ari (João Bravo/Chay Suede) e Brisa (Mariah Yohana/Lucy Alves). Ele, filho adorado de dona Núbia (Drica Moraes), uma comerciante local que destinou todas as economias para dar ao menino condições de galgar um futuro melhor. Ari estudou, formou-se em Arquitetura e, incentivado por Dante (Marcos Caruso), seu professor e mentor desde a infância, dedica-se à defesa do patrimônio histórico maranhense.

Brisa, por sua vez, cresceu órfã e tirou desta ausência forças para se tornar uma mulher determinada e batalhadora. Ela pulsa a cultura de seu estado: dança em rodas de Tambor de Crioula e se apresenta em grupos de Bumba Meu Boi. Não tem medo do trabalho, ganha a vida como lavadeira, e encara o que for preciso para garantir seu sustento.  

Leia +: Tema central de ‘Travessia’ é baseado em uma história real  

Na adolescência, Ari e Brisa só implicavam um com o outro, o que logo virou amor, u romance puro e despretensioso que intensificou quando eles descobrem que estão esperando um bebê. No início da novela, os dois e o filho do casal, Tonho (Vicente Alvite), já moram juntos há alguns anos e estão prestes a oficializar o casamento, para revolta de Núbia. Ela deseja que o filho “estudado” e promissor tenha “coisa melhor”. Enquanto Brisa topa qualquer trabalho para manter a família, enquanto Ari se aprimora em sua tese de doutorado.  

Brisa (Lucy Alves) e Ari (Chay Suede) sob o por do sol em uma praia, na penumbra
Brisa (Lucy Alves) e Ari (Chay Suede) estavam verdadeiramente apaixonados – Foto: TV Globo

Quem atura os lamentos de Núbia é Adalgisa (Priscilla Vilela), sua amiga e fiel escudeira, que mantém a comerciante informada sobre todas as fofocas da região. Já Brisa encontra apoio em Tininha (Gabrielly Mota/Camila Rocha), sua amiga de infância e conhece as reais aflições da amiga, que só deseja viver uma vida feliz ao lado de seu amado e de seu filho.   

A chance de Ari viajar para o Rio de Janeiro acaba com o sonho do casamento dele com Brisa. Lá, ele poderá investigar mais de perto os passos da construtora Guerra, que está planejando derrubar um dos casarões históricos do Maranhão e construir no lugar um moderno shopping center – projeto que ele está decidido a combater. E ainda poderá reencontrar o professor Dante, que está na cidade para um tratamento de saúde.

Leia +: Chay Suede sua a camisa em dia intenso de gravações

Confiante nos planos de Ari, Brisa aceita adiar a data do casamento. Mas ele fica mais tempo do que o esperado em terras fluminenses e passa, dando cada vez menos notícias. Preocupada, ela decide ir atrás do “namorido”. Na rodoviária de São Luís, prestes a embarcar, Brisa se vê envolvida numa deepfake. Um vídeo foi editado de maneira irresponsável, do outro lado do mundo, e o rosto de uma criminosa foi trocado pelo seu. O material viraliza nas redes sociais e, a partir deste momento, atravessa de maneira transformadora a vida da jovem. 

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino