Travessia: Tudo o que sabemos sobre o último capítulo

Por - 03/05/23

Travessia - Casamento de Brisa (Lucy Alves) e Oto (Romulo Estrela)

Nesta sexta-feira, 5 de maio, o público se despede de “Travessia”, da TV Globo, após quase sete meses. A novela de Gloria Perez chega ao fim colocando a saga de Brisa (Lucy Alves), Ari (Chay Suede) e Oto (Romulo Estrela) no rol das tramas que deram o que falar. Em todos os sentidos, seja bom ou nem tanto.

Leia +: Walcyr Carrasco aposta em temas inéditos para substituir ‘Travessia’

A história central, no que se refere ao triângulo amoroso, parece que não atendeu tanto às expectativas do público. Redenção de Ari, resgatando o amor de uma vida? Não tivemos e não teremos. Brisa subirá ao altar com Oto, marcando o “felizes para sempre”. Será exatamente no último capítulo que a maranhense enfim vai realizar seu grande sonho, dizendo “sim” em um altar montado em Vila Isabel.

Ari? Ah,o Ari… Bom, podemos dizer que com ele, o ditado que diz que “quem tudo quer, nada tem”, se aplica. Ao menos sem uma mulher pra chamar de sua, depois de trocar Brisa por Chiara (Jade Picon).

Confira o desfecho do arquiteto e de outros personagens:

BRISA

Lembram quando uma cigana disse que Brisa encontraria um parente de sangue e uma mulher promoveria o encontro?  O que parecia ser a paternidade de Guerra (Humberto Martins), caiu por terra. Após a descoberta do quimerismo, condição genética rara da maranhense, Bia (Clara Buarque) desvenda que se trata, na verdade, de um irmão gêmeo que não nasceu junto com ela e, por conta disso, ela possui mais de um DNA.

“E se ela tivesse um gêmeo? Um gêmeo que não nasceu? Se eram dois fetos e um não vingou, mas se fundiu com ela?”, indagará a moça durante uma conversa com Sara (Isabelle Nassar) e Dante (Marcos Caruso).

“Se isso for possível… Ela teria mais de um DNA? É…”, concluirá o professor.

Brisa levará essa situação à Justiça tentar provar que não é uma sequestradora de crianças, justamente quando estará gravidade Oto.  

Leia +: Saiba como será o personagem de Rainer Cadete em ”Terra e Paixão’

“Me apresentem uma comprovação científica de que isso seja possível. Não na teoria, na prática! Vamos fazer uma coisa. Você vai me avisar do seu parto e eu vou mandar um especialista acompanhar o nascimento dessa sua criança…”, dirá o juiz.

A maranhense dará à luz e fará um teste de DNA, que dará negativo. Dante contará a novidade para Sara: “Bia decifrou a metáfora da cigana. Brisa tinha uma gêmea, o embrião da gêmea não se desenvolveu e se fundiu com ela. Localizou-se no útero. Assim, todos os filhos que Brisa vier a ter terão esse DNA”.

CHIARA

Após desvendar o mistério sobre quem é sua verdadeira mãe, conforme OFuxico já contou, no último capítulo ela ficará de frente com Débora (Grazi Massafera), que também irá revelar que ela é filha de Moretti (Rodrigo Lombardi).

Chiara (Jade Picon) - Travessia
Chiara (Jade Picon) terá um grande momento com a mãe – Foto: TV Globo

ARI

O ambicioso maranhense vai descobrir que Guerra levou Chiara do hospital logo após o nascimento dela. O vilão falará com um segurança que trabalhava no dia em que tudo ocorreu. O profissional irá confirmar as suspeitas do jovem e Ari vai chantagear o ex-sogro com a informação.

No último capítulo, ele será preso, mas acabará se regenerando. Guerra conseguirá uma vitória importante contra ele na Justiça e terá as ações da construtora devolvidas.

Stenio (Alexandre Nero) é quem dará a notícia ao empresário: “O juiz reconheceu que houve manipulação! Que o Guerra não tinha condições de tomar nenhuma decisão naquele estado em que estava”, dirá o advogado.

“Vencemos! O usurpador está fora! Dona Lídia (Bel Kutner), avise lá embaixo: aqui ele não entra mais!”, comemorará Guerra.

Stenio pedirá cautela: “Calma. Deixa publicar a sentença. Tem que esperar a publicação da sentença”, orientará o advogado.

Ciente do segredo sobre Chiara, ele ameaça Guerra, que decidirá retirar a acusação contra o rival: ” Já pedi ao advogado que sustenha o processo, que segure a publicação da sentença, até que se possa ver o que se faz e como se faz. O preço disso é o seu silêncio!”, dirá.

Ari aceitará a proposta, mas, pouco tempo depois, irá para a cadeia. O público saberá que a sentença já tinha sido publicada e que não deu tempo de suspender a prisão.

Então, meses se passarão, e o advogado do rapaz conseguirá que ele responda em liberdade. Ari irá imediatamente à empresa para falar com Chiara e conhecerá o filho. Ele tentará amolecer a jovem, mas não conseguirá.

Depois, aparecerá na venda de Núbia (Drica Moraes) no Maranhão, trabalhando ao lado dela. Ele avisará que vai viajar para o Rio para ver os dois filhos e contará uma novidade:

“Aquela entrevista de emprego que eu fui fazer… Me aceitaram! Vou começar de novo, dona Núbia! E desta vez eu decolo!”, dirá Ari regenerado.

Travessia - Ari (Chay Suede)
Ari (Chay Suede) terá redenção? – Foto: TV Globo

CIDÁLIA

Depois de dedicar a maior parte de sua vida para cuidar da empresa e de Guerra, a executiva vai encontrar um amor pra chamar de seu. E será de forma inesperada.

Sempre muito durona, Cidália vai deixar o sentimento falar mais alto e se permitirá viver um romance depois de abrir o coração em uma conversa sincera, na qual desabafou e percebeu que abriu mão de seus melhores por conta do trabalho.

A vida da executiva mudará totalmente graças ao professor Dante. Ele encantará a executiva não apenas por ouvi-la, mas por revelar que também lutou apenas por em prol de uma causa, protegendo os casarões históricos do Maranhão, motivo de ter se chateado com Ari.

Comovidos com a história um do outro, eles darão as mãos e um clima se instaura entre eles. Final feliz!

Travessia - Cidália (Cassia Kis) e Dante (Marcos Caruso)
Cidália (Cassia Kis) e Dante (Marcos Caruso) ficam juntos – Foto: TV Globo

NÚBIA

A mãe de Ari fará as pazes com Brisa e se conformará em “dividir” Tonho (Vicente Alvite) com a ex-nora. E vai além! Solitária desde o nascimento do arquiteto, a que se dedicou integralmente, Núbia terá um amor.

Após sofrer várias decepções com o filho, a comerciante decidirá viver e vai engatar um romance com o motorista Acácio (Marcelo Brou). Enquanto isso, Ari estará pobre, solitário e trabalhando com a mãe em Mandacaru.

Travessia - Núbia (Drica Moraes)
Núbia (Drica Moraes) resolve viver e arruma um amor – Foto: TV Globo

MORETTI E GUIDA

Preso, Moretti (Rodrigo Lombardi) não ficará muito tempo atrás das grades. Nos últimos capítulos da trama de Gloria Perez, o empresário será libertado com a ajuda d seu fiel advogado e amigo, Stenio (Alexandre Nero). Mas de uma coisa ele não conseguirá se ver livre: da perseguição de Guida (Alessandra Negrini).

Numa das cenas finais, ele estará sentado com uma mulher num bar e será abordado pela ex-mulher. A dondoca, ao se aproximar, fará um alerta:

“Cilada, hein? Já me casei com ele. Cilada”, dirá ela para a companhia de Moretti. Ele responderá ironicamente: “É louca… Sabe mulher tarja preta? É ela”, dirá.

Guida, então, decidirá fazer uma proposta: “Soube que você está procurando casa para alugar! Eu tenho uma que você já conhece e adora”, dirá, do nada.

“Desalugou?”, questionará ele. “Se decidir me liga! Pra você tem desconto!”, vai ironizar a sobribha de Tia Cotinha (Ana Lúcia Torre)

Em seguida, Guida vai embora e se encontrará com o filho, Rudá (Guilherme Cabral). O jovem vai recriminar a mãe pelo fato de ela não esquecer o ex-marido de uma vez. Vale destacar que o rapaz nunca teve uma boa relação com o padrasto.

“O gostinho de cobrar aluguel para ele! Sou tão vingativa!”, encerrará Guida.

Travessia - Guida (Alessandra Negrini) e Moretti (Rodrigo Lombardi)
Guida (Alessandra Negrini) continuará infernizando a vida de Moretti (Rodrigo Lombardi) – Foto: Reprodução/ TV Globo

“Travessia” estreou na Rede Globo no dia 10 de outubro, substituindo “Pantanal” na faixa das 21h. A trama é escrita por Glória Perez e conta com direção de Mauro Mendonça Filho. A novela conta com nomes de peso no elenco, como Lucy Alves, Chay Suede, Giovanna Antonelli, Alexandre Nero, Jade Picon, entre outros. A novela terminará em 5 de maio e dará lugar à novela Terra e Paixão, trama escrita por Walcyr Carrasco.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino