Vai na Fé: Caracterização focada na beleza dos personagens
Por Flavia Cirino - 16/01/23 às 02:00 - Última Atualização: 13 janeiro 2023
Por se tratar de uma novela urbana e contemporânea, “Vai na Fé” traduz na caracterização e no figurino a realidade do dia a dia do Rio de Janeiro, sem deixar de mostrar a beleza dos personagens. Segundo a caracterizadora Lu Moraes, o objetivo é trazer ao elenco uma beleza natural, dentro da atmosfera solar da trama.
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“Eu busquei me inspirar nos próprios atores e personagens que eles já tinham feito, tentando não repetir o que já foi realizado. Busquei conhecer a vida real deles, como são na essência e trouxe uma versão do meu olhar, do que eu acho mais bonito para eles e mais real. E que, claro, conte a história da personalidade do personagem de cada um”, destacou Lu.
Para Sol (Sheron Menezzes) e Lumiar (Carolina Dieckmann), que têm personalidades bem distintas, foi pensada uma forma de equilibrar o visual de cada uma de forma que haja uma harmonia.
“Ludicamente falando, uma é o sol e a outra é a lua. Uma aquece e a outra ilumina. Para a Sol busquei um cabelo longo que nunca tinha visto na Sheron, respeitando o cabelo afro, o tipo de curvatura, a circunferência, o tipo de cacho que ela tem. Busquei especialistas no mercado. Eu queria deixá-la iluminada, então, o cabelo longo é para que pareçam raios de sol, ele tem a base mais escura e vai ficando iluminado no comprimento e nas pontas. Ficou bem natural. Em alguns momentos a gente prende, dependendo se ela está na igreja, se está no palco, se está vendendo quentinha, fazemos penteados diversos em cima desse cabelo”, conta a caracterizadora.
“Para Lumiar, eu quis mostrar a Carolina bem diferente dos últimos trabalhos, e como ela se entrega muito ao visual de suas personagens, eu pude ousar. Na maioria dos papeis anteriores ela tinha um cabelo mais praiano, quase sempre loiro, e agora ela é uma advogada e professora universitária, então combina um cabelo reto, curto, prático e mais escuro. Ela é uma mulher pragmática, que pensa muito no trabalho. É um cabelo na altura do ombro, que em alguns momentos está liso, em outros com um certo volume, mas naquele mesmo comprimento. Na maquiagem ela passa, no máximo, um blush, um rímel. A vaidade dela está em outro lugar e ela é naturalmente linda”, explica.
OS HOMENS DE BARBA E UM CHARME A MAIS
No visual dos homens, Lu Moraes optou por colocar barba na maioria, entre eles Ben (Samuel de Assis), Carlão (Che Moais) e Theo (Emilio Dantas). “A barba é uma tendência forte, uma marca dos anos 2020, 21 e 22. “Quando eu vi que todos os homens da novela estavam barbados, fiz uma paleta de desenho de barba para não repetir a de nenhum personagem, nem cor, nem forma. Criei um tipo de barba em cada um”, explica.
O cantor pop Lui Lorenzo (José Loreto), que também usa barba, é um personagem que amplia as possibilidades de criação, e a opção foi por um cabelo bem curto: “”Eu tinha o desafio que era tirar o visual de ‘Pantanal’ do Zé Loreto, que acabou de sair da novela, e o Lui tem a dança, a água da piscina, então não ia funcionar um cabelo com topete esticado na escova estilo Elvis Presley, como pensei inicialmente. Decidi me inspirar no visual do cantor Maluma”, revela a caracterizadora.
No núcleo de Lui, a ousadia também está no visual de Ivy (Azzy), Vitinho (Luis Lobianco) e Wilma (Renata Sorrah): “Esse é o núcleo mais lúdico da novela, eles são uma trupe. É o núcleo que realmente dá para criar mais, para envolver mistérios, trazer mais elementos de maquiagem, cor e caracterização no geral. Para a Ivy, como a Azzy em si já é um personagem, chegamos no tom rosa do cabelo. Na paleta de cores deste núcleo, a Wilma tem os cabelos ruivos e o Vitinho, loiro branco. Ficou uma paleta superequilibrada”, acredita.
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É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino