Vai na Fé: Henrique Barreira, o Fred, tem futuro planejado após a novela

Por - 22/04/23 às 09:00 - Última Atualização: 20 abril 2023

henrique barreiraDivulgação

Henrique Barreira vem conquistando o coração do Brasil todos os dias no ar como Fred, na novela “Vai na Fé“, TV Globo, e se consagra como mais uma das descobertas do elenco jovem da produção que não sai da boca do povo.

Mas antes de estrear na telinha da maior emissora do país, o talentoso ator de 21 anos passou por um longo caminho artístico, em que descobriu todas suas singularidades e se tornou um artista cada vez mais completo. Em uma conversa exclusiva com OFuxico, Henrique falou sobre seu passado, projetos inéditos e o atual momento da novela.

Leia+: Vai na Fé: Sol e Ben relembram passado

Confira:

CRIA DE TEATRO

“Flamenguista doente “, como se define, Henrique sonhava em ser jogador de futebol quando criança, mas o caminho para o mundo artístico pareceu sempre estar traçado em sua vida. “Sempre fui uma criança muito comunicativa, gostava muito de brincar de faz de conta. Eu tive uma relação com a mentira muito louca também, porque eu gostava de fingir as coisas“, relembra.

O que na época apenas era apenas potencial, desabrochou completamente quando Henrique decidiu entrar no teatro O Tablado, em que estudou de 2013 até 2019. “Foi um espaço que permitia exercitar minha subjetividade, minha visão de mundo, que era tão pouca, eu era um muleque de 12 anos. E poder ter um espaço para exercitar isso, esse poder ser outro. Pesquisar coisas do meu corpo, da minha voz, da minha relação com os outros“, reflete.

Para Henrique, ele tinha encontrado sua tribo: “Foi uma paixão a primeira vista pois encontrei pessoas muito especial fazendo teatro, e conhecendo pessoas que eram apaixonadas por contar história tanto quanto eu. Foi um casamento“.

Em sua carreira, Henrique já estreou peças como “Auto da Compadecida“ (2016), “Cálice Sagrado“ (2019), “Clowdestino“ (2017) e “O Boi e o Burro a Caminho de Belém“ (2019)

COMO NOSSOS PAIS

Anos longe dos palcos, Henrique já está desenvolvendo um projeto junto com um de seus melhores amigos, o também ator Rafael Saraiva. “A gente tinha ideia de uma peça, que nem tava escrita, era mais um tema, que era sobre paternidade, que é um tema muito caro para mim e para ele [Rafael]“, começa explicando.

A dupla então apresentou a peça para o diretor Pedro Brício, que adorou a ideia: “Ele super abraçou a nossa peça, e de um tempo para cá a gente vem fazendo alguns workshops, oficinas e ensaios para começar a perseguir esse espetáculo, achar que peça é essa“.

“É uma peça com atores jovens, a gente ainda não sabe ainda o elenco final, mas já existem atores trabalhando com a gente, com direção do Pedro, sobre paternidade, família…“, complementa.

A ideia surgiu também de uma inspiração pessoal, já que, durante a pandemia, Henrique acabou perdendo o pai por conta de um ataque cardíaco, em março de 2020, e Rafael se reaproximou de seu pai.

“A gente queria começar uma dramaturgia a partir desse contraste entre as relações que nós tínhamos com nossos pais e queríamos saber dos outros também, quais eram as relações e perspectivas sobre família e paternidade“, conta.

VAI NA FÉ

A aventura da vez na vida de Henrique é viver o playboy Fred na novela das 19h “Vai na Fé“, e ele não poderia estar fazendo um trabalho melhor. O que começou como um dos personagens mais ‘machões’ e odiados dentro da produção, rapidamente se tornou uma das figuras que os telespectadores mais amam acompanhar do sofá de casa.

YURI E FRED?

Um dos primeiros motivos de Fred conquistar o amor do público foi o shipp criado pelos telespectadores entre ele e Yuri, personagem de Jean Paulo, que vive um jovem descobrindo sua sexualidade na novela.

De início, Fred pegava muito no pé de Yuri, e os dois mantinham uma relação bem conturbada e cheia de provocações. Porém, os internautas, principalmente os adolescentes, logo imaginaram um futuro amoroso para a dupla, por conta da grande química entre os atores.

A teoria seria de que eles viveriam um arco de ‘Enemies to Lovers’ , é quando duas pessoas passam do ódio ao amor.

A onda de apoio foi tão forte, que até fã-clubes o casal tem e se qualquer pessoa entrar na #VainaFé nas redes sociais, não deve ser difícil achar um edit homenageando o shipp.

Veja um exemplo:

Mas quem acompanha a novela sabe que, até o momento, nada aconteceu entre os dois e Yuri está muito bem vivendo seu quase romance com Vini.

Henrique contou de onde vem a química entre ele e Jean: “Tinha tanta tensão na cena, que quando a gente viu que a galera começou a criar essa coisa do edit e a shipar Fred e Yuri a gente ficou ‘Cara que louco’, e assim que bom que a galera não levou para um lado tipo ‘Olha como o Fred é escroto’ ou ‘Olha como o Yuri é coitadinho’, eles levaram para um lugar de mistério, eles deram para os dois personagens um dimensão complexa“.

“Por um tempo eu tava muito aberto, e eu acho que a torcida é valida sempre, acho que isso só alimenta a história que a gente tá contando e os personagens que a gente ta contando. Mas agora… Não veio, pelo menos até ai!“

NOVO ARCO DE FRED

Os novos capítulos da novela estão mostrando uma nova face de Fred e Henrique Barreira está ansioso para trabalhar com o coração de seu personagem.

“Acho que esse lado, que está aflorando um pouco agora, que já vem desde o começo da novela, mas tava meio escondido que é o lado amigo dele, o lado sensível, fiel, cuidadoso, generoso dele, eu gostaria que esse lado aflorasse mais“, opina.

“O Fred é um protótipo de Theo [Personagem de Emílio Dantas], ele é quase, didaticamente, mostrando que caminhos podemos ter de vida para que a gente não se torne como as pessoas que a gente abomina“, complementa.

UM FUTURO CHEIO DE ARTE

Depois do fim das gravações, o desejo de Henrique é simples: “Eu quero muito trabalhar e acreditar no meu oficio, enquanto artista, enquanto brasileiro, enquanto carioca. Acho que a gente ta entrando em uma nova fase da cultura. O que desejo para todos nós artistas é trabalho, pois acho que só através do trabalho a gente consegue comunicar o que a gente quer pro mundo, e emocionar e contar histórias“.

ISACQUE LOPES

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.