Volta Por Cima: Saiba por que ‘Pétalas de Amor’ é k-drama e não dorama
Por Flavia Cirino - 22/11/24 às 13:33
A novela “Volta Por Cima” trouxe uma novidade para o horário das 19h ao incorporar os populares K-dramas, séries coreanas que ganharam destaque no Brasil nos últimos anos. Contudo, muita gente confunde com dorama.
A jovem Tati (Bia Santana), irmã da protagonista Madá (Jéssica Ellen), é fã declarada do gênero e do ator Jin (Allan Jeon). Sua vida muda ao encontrar Jin no ônibus. A partir daí, ela acredita que ele é o mesmo ator que admira nas telas.
Globoplay lança primeiro k-drama dublado
Jin, um jovem de origem humilde, viajou da Coreia do Sul para Vila Cambucá, bairro fictício do subúrbio carioca. A trama apresenta o mistério: Jin é apenas um morador local ou o astro que Tati reconhece?
A autora Claudia Souto revelou que trazer a cultura asiática para uma novela era um objetivo antigo. “Aproveitei essa febre dos k-dramas no Brasil, esse fenômeno mundial. (…) Tivemos o cuidado de trazer atores com ascendência coreana, tratando o tema de uma forma respeitosa e verdadeira.”
K-Drama x Dorama
Na novela, Tati acompanha a série fictícia novela “Pétalas de Amor”, pelo celular. O enredo gira em torno de Jin, funcionário de uma floricultura que herda metade do negócio após o falecimento do dono, senhor Lee.
Dorama se tornam fenômeno no Brasil
A outra metade vai para Mirae (Sharon Cho), sua filha, gerando conflitos entre os dois. Enquanto isso, Yoo-Na (Gabriela Yoon), dona de uma cafeteria próxima, incentiva Jin a lutar pelo legado.
A autora destacou que, como fã do gênero, queria dialogar com esse fenômeno mundial. “Meu desejo foi o de falar com esse fenômeno que é a expansão das séries asiáticas pelo mundo.”
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
K-dramas vêm da Coreia do Sul, com uma temporada de cerca de 30 episódios de uma hora. Já os doramas, do Japão, têm episódios mais curtos e foco em narrativas concisas. Além desses, há também os C-dramas (da China) e TW-dramas (de Taiwan).
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino