Doramas se tornam fenômeno e cativam até os brasileiros famosos

Por - 02/10/23 às 14:00

Dorama capa Rakuten VikiDivulgação/Rakuten Viki

Pensa em um fenômeno? Pois as produções asiáticas têm conquistado cada vez mais os brasileiros. Sejam os doramas (Japão), k-dramas (Coreia do Sul), c-dramas (China) ou lakorns (Tailândia) todos eles têm virado assunto em diversas rodas de conversa e por que? Suas histórias, que vão de ação até as mais românticas, cativam pelo enredo e nos remetem a uma cultura bem diferenciada da nossa.

Uma das plataformas mais consumidas pelos brasileiros na hora de escolher o melhor cardápio para essas produções é, sem dúvida, o Rakuten Viki. O serviço de streaming é responsável pela distribuição de conteúdos midiáticos, principalmente da Ásia, como série de televisão, filmes e programas de variedades da Coreia do Sul, Tailândia, Filipinas, Japão, Taiwan e China.

Rakuten Viki
Chegou a Hora da Verdade – Foto (Divulgação/Rakuten Viki)

Rakuten Viki

Interessante saber que o Viki foi criado em 2007 como um projeto de pós-graduação para ajudar as pessoas a aprenderem novos idiomas assistindo e legendando vídeos online. A plataforma foi lançada como uma empresa em 2010, para aproveitar a localização de origem comunitária para exibir conteúdo de idiomas estrangeiros a fãs de todo o mundo. E foi aí que nós, brasileiros, começamos a acessar a plataforma.

“O Brasil é um mercado consumidor extremamente importante para o Viki e os fãs de entretenimento asiático de todas as idades são especialmente apaixonados no país. Pelo que observamos sobre o público brasileiro de Viki, eles são atraídos por histórias novas e únicas que se relacionam com suas vidas cotidianas. Seu interesse por séries, filmes e músicas asiáticos tem crescido exponencialmente a cada ano e seus interesses de consumo são diversos à medida que assistem a conteúdos de vários gêneros, verticais de países, no ar e perenes. Sendo assim, o Brasil continua a ser uma prioridade fundamental para o Viki e dedicamos nossos esforços para garantir que atendemos nossos consumidores do país de forma significativa”, afirmou Karen Paek, vice-presidente de marketing do Rakuten Viki, ao OFuxico.

“O Rakuten Viki tem mais de 70 milhões de usuários registrados em mais de 250 países, e o Brasil é nosso terceiro maior público, com acesso a mais de 1.500 séries e filmes. Este ano tivemos um aumento de 47% ano a ano em usuários brasileiros e queremos continuar ampliando nosso alcance na região”, comemorou Karen Paek.

E quais são os títulos mais acessados do momento? Paek deu a dica: “Nosso público brasileiro está mais engajado com os gêneros de romance e comédia romântica da Coreia, China e Tailândia. No momento, eles estão assistindo alguns dos nossos títulos mais queridos, incluindo ‘O Real Chegou!’, ‘Meu Adorável Mentiroso’, ‘Fogos de Artifício do Meu Coração’, ‘O que houve com a secretária Kim?’, ‘Beleza Verdadeira’, ‘Meu Querido Donovan’, ‘Descendentes do Sol’, ‘Carruagem Errada, Noivo Certo’, ‘Perdi Você para Sempre’, ‘O Amor Que Você Me Oferece’, ‘Quando Voo Em Sua Direção’, ‘Seja Minha Família’, ‘Jun e Jun’, ‘Finja Até Conseguir’ e ‘You Are Desire’.

Rakuten Viki capa
Meu Adorável Mentiroso – Foto (Divulgação/Rakuten Viki)

Cultura Coreana em foco

Os títulos da Coreia do Sul são os mais acessados no Viki. Fato que foi confirmado por Karen Paek: “O “apetite” pela cultura coreana tem crescido em todos os lugares, especialmente com o sucesso da música K-Pop, que é um fenômeno global que tem atraído pessoas para outros tipos de entretenimento, como filmes e séries de TV. Portanto, é natural que os títulos da Coreia recebam muita atenção e o conteúdo desse país seja o mais popular. Vemos que o público brasileiro do Viki consome muito conteúdo coreano; no entanto, eles também têm forte preferência por dramas chineses, seguidos de conteúdo de Taiwan, Tailândia e Japão. Os dramas asiáticos dão vida a histórias envolventes em gêneros que já são populares no Brasil, como romance, drama e fantasia, também com muitos temas centrados na família.”

Para 2024, a plataforma promete mais novidades. “Acreditamos que o entretenimento asiático é para todos e o Viki tem como objetivo oferecer diversos gêneros de países asiáticos para ajudar a alcançar novos públicos em todo o mundo. No próximo ano, continuaremos a apresentar novos conteúdos, mantendo nosso enorme catálogo repleto de filmes e programas de TV populares que os fãs mal podem esperar para assistir. Investiremos em diversos conteúdos asiáticos para atender às necessidades do nosso público existente e atrair novos amantes do entretenimento asiático para o Viki”, finalizou.

Rakuten Viki
Fogos de Artifício do meu Coração – Foto (Divulgação/Rakuten Viki)

Centro Cultural Coreano de São Paulo

O interesse pelos costumes e educação da Coreia do Sul tem despertado a procura de pessoas de todo país por centros de ensino. Em São Paulo, o Centro Cultural Coreano tem sentido de perto este fenômeno. Priscila Park, responsável pela gastronomia coreana, do Centro Cultural Coreano de SP, conversou com a reportagem de OFuxico e confirmou o fato.

“A procura tem crescido conforme o conhecimento e interesse das pessoas pela cultura coreana tem aumentado. É inegável que o boom da cultura pop coreana no cenário mundial nos últimos anos fez com que mais pessoas se interessassem por aprender a língua e visitar o país, além de, claro, provar as comidas que parecem tão diferentes, saudáveis e com arranjos únicos”, afirmou.

Culinária Coreana

Outro ponto que chama atenção dos brasileiros é a culinária asiática. O Centro Cultural Coreano possui aulas de gastronomia.

“Conforme assiste os k-dramas, o público acaba ficando curioso sobre qual o sabor, a textura, o aroma da comida coreana, e quer logo provar. Com certeza, o aspecto visual e a construção narrativa em torno dos pratos (cenas de reunião familiar em torno da mesa para um rico café da manhã, ou quando a protagonista come um Tteokbokki, ou aquela cena de comemoração alegre entre amigos com a mesa repleta de comida e bebida) ajudam a aguçar essa curiosidade”, pontuou Priscila Park.

Atualmente, o curso de culinária coreana conta com 80 alunos.

“Este curso, em especial, faz parte do Festival da Gastronomia Coreana, Hansik que está rolando desde o dia 1º de setembro, com esta e outras atividades programadas. Entretanto, o Centro Cultural Coreano oferece um curso de culinária semestral como parte da nossa grade de cursos regulares”, avisou Park.

O curso de culinária regular possui a duração de 1 semestre (1x por mês), sendo realizado gratuitamente, normalmente com um custo mínimo de ingredientes. “Esse semestre, após o festival, estaremos realizando um curso especial com caixa de ingredientes que vem direto da Coreia para tanto presencial quanto online (Curso gratuito e a inscrição será aberta em outubro)”, disse Priscila.

A jornalista Alessandra Terra tem verdadeira paixão pela cultura coreana e é uma frequentadora assídua do Centro Cultural Coreano da capital paulista: “Minha história com a Coreia começou em 2010 quando participei de um Congresso Window 4/14, em NY na Igreja coreana, Promisse Church. Na ocasião, já fiquei impressionada com a reverência e educação deles. Mas, foi assistindo aos k-dramas que despertou a vontade conhecer ainda mais. Por causa dessas séries, sempre estou me conectando a mais pessoas, tenho grupo de whastapp para trocar dicas e sou frequentadora do Bom Retiro e do Centro Cultural Coreano e por lá faço o curso de culinária com uma chefe que veio da Coreia e a dança de leque (aqui me sinto nos doramas da era Joseon..rsrs). Tenho muita vontade de conhecer a Coreia do Sul, os lugares que assisto nas séries, ir nas feirinhas e experimentar as comidinhas de rua. Também quero, se Deus quiser, conhecer as Igrejas de lá, acompanho nas redes sociais algumas delas.”

Oppa do Brasil

Felipe Folgosi é um dorameiro de mão cheia. O ator, roteirista e autor de histórias em quadrinhos tem até apelido carinhoso dado pelos brasileiros que amam os doramas.

“Sim, elas me chamam de Oppa do Brasil. Oppa na Coreia é como a namorada chama o namorado, ou uma mulher mais nova chama um homem mais velho”, explicou Folgosi ao OFuxico.

Felipe Folgosi
Felipe Folgosi – Foto (Reprodução/Instagram)

Folgosi se rendeu aos doramas em 2020: “Comecei em ‘Pousando no Amor’, O que me chama atenção são as histórias, juntando romance, comédia, ação e até um pouco de suspense. A qualidade de produção também é muito boa e a interpretação dos atores é excelente. Acho que também conquistou o público brasileiro por eles se preocuparem em contar uma boa história, sem ter lacração, como as novelas daqui de antigamente.”

Felipe, aliás, tem vários na lista: “Assisti vários, Hometown Cha-cha-cha, DP Dog Day, Vincenzo, Something in the Rain, Cães de Caça, Rei Eterno, Nosso Eterno Verão, são os que lembro agora (risos).”

Cheio de criatividade, Folgosi também se inspira neste universo: Por enquanto escrevo minhas histórias que tem um toque de romance e comédia como os Doramas. Encerramos a campanha do meu sétimo quadrinho chamado LAMBO, é tem uma história que daria um Dorama perfeito e dia 5 de outubro estreia nos cinemas meu primeiro roteiro filmado chamado ‘Rodeio Rock’ com a Carla Diaz e o Lucas Lucco que também quem gosta de Dorama vai se apaixonar.”

Miguel Falabella e a educação como foco

Miguel Falabella
Miguel Falabella – Foto (Divulgação/TV Globo)

Em conversa com OFuxico, Miguel Falabella se encantou pelos doramas quando assistiu ao clássico de sucesso “Meninos Antes das Flores” e fez considerações sobre a educação do povo coreano: “O que eu acho mais impressionante nestas produções é a ênfase na educação. Além disso, tem um respeito pela família muito forte. Não podemos nos esquecer que a Coreia do Sul em 40 anos se transformou num dos maiores Tigres Asiáticos economicamente e muito disso se deve ao investimento na educação. Os doramas, se você for analisar mais profundamente, refletem isso, uma ênfase na educação!”

Falabella gostou muito da produção de sucesso “Meninos Antes das Flores”: “Na época, eu acompanhei bastante. Lembro que brincava de chamar a Cininha de Paula de Madame Kang, uma das personagens da trama.”

Catia Fonseca é uma dorameira de mão cheia

Catia Fonseca
Catia Fonseca – Foto (Reprodução/Instagram)

A apresentadora do “Melhor da Tarde”, da Band, Catia Fonseca também ama doramas. Ela e o marido, o diretor Rodrigo Riccó, maratonam as produções asiáticas.

“O primeiro dorama que assistimos foi Uma Advogada Extraordinária e amamos. Uma produção deliciosa de assistir, leve, sensível e divertida, que aborda um tema tão importante que é o autismo… E que faz a gente buscar entender mais sobre o assunto, abrindo uma discussão sobre a importância da inclusão social na sociedade em que vivemos”, contou ao OFuxico.

Ela continuou: “O que amo nesse formato é que as histórias mostram o cotidiano de uma cultura muito diferente da nossa. E que, de forma inocente e leve, costuma fazer a gente refletir sobre assuntos sérios e relevantes. Tudo isso enquanto consegue nos divertir, emocionar, relaxar… Tudo ao mesmo tempo. Acho incrível!”

Questionada se está assistindo a alguma produção, na atualidade, ela pontuou: “Sempre! (risos) Assistimos sempre duas séries ao mesmo tempo: uma de suspense e um dos doramas. No momento estamos terminando O Tempo Traz Você Pra Mim, que estamos amando, e antes desse assistimos Pousando no Amor. Realmente me considero uma dorameira (risos).”

---

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.